McLaren e Ferrari estrearam-se no Algarve

Por a 15 Dezembro 2008 17:36

A Fórmula 1 regressou hoje a Portugal com os testes da McLaren e da Ferrari no novo Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Um dia inesquecível, já que este será a primeira de – espera-se – muitas passagens da disciplina máxima do desporto automóvel pelo nosso país.

Num dia marcado por muito vento, Felipe Massa e Gary Pafett tiveram a honra de serem os primeiros pilotos a testarem oficialmente no novo circuito. Num programa em que a Ferrari “trabalhou” os pneus slick, bem como a longevidade dos seus motores através de séries longas de voltas, Felipe Massa completou 36 voltas, registando como melhor tempo 1m32.926s.

Para além disso, a Scuderia tentou ainda avaliar algumas novas soluções técnicas a implementar no monolugar de 2009. Os testes terminaram, no entanto, mais cedo, já que o piloto brasileiro sentiu-se mal, obrigando ao final do programa antes do previsto.

O outro piloto em pista foi Gary Paffett, piloto de testes da McLaren, que realizou 63 voltas, a melhor das quais em 1m31.788s. O piloto britânico guiou um MP4-23 híbrido, equipado com a asa dianteira de acordo com os regulamentos de 2009, que se viu no monolugar inglês, pela primeira vez, na passada semana em Jerez.

Paffett deu “pontapé de saída”

Eram 9h48 da manhã quando Gary Paffett saiu para a pista com o McLaren MP4/23A, dando início aos testes que a equipa inglesa e a Ferrari estão a efectuar a partir de hoje e até quarta-feira no Autódromo Internacional do Algarve. Até cerca das 11h15, tanto o inglês como Felipe Massa, com o Ferrari F2008, limitaram-se a curtas passagens pela pista, limitando-se às habituais voltas de instalação, em que servem para ver se tudo está a funcionar em condições. O primeiro a realizar uma série maior de voltas rápidas foi o brasileiro, efectuou oito voltas rápidas a partir das 11h15, realizando na melhor 1m37,019s.

Com a temperatura a subir ligeiramente depois do almoço, apesar de nunca ter atingido os 12 graus no ar e os 20 na pista, Paffett rapidamente chegou ao segundo 31, realizando a melhor marca do dia com 1m31,237s, já na parte final da sessão. Com este tempo, obtido na melhor das 63 voltas que efectuou, o inglês é o primeiro detentor do recorde de um Fórmula 1 no Autódromo Internacional do Algarve. Por seu lado, Felipe Massa rodou pouco no AIA, com o brasileiro a sentir-se adoentado, optando por recolher mais cedo ao hotel, para tentar estar a 100 por cento na quarta-feira, dando lugar amanhã a Luca Badoer e Marc Gené. Ainda assim, Massa conseguiu rodar em 1m32,926 na melhor das 36 voltas que deu ao traçado algarvio.

No final Gary Paffett, que amanhã e quarta-feira vai ceder o lugar a Pedro de la Rosa, disse que o circuito é “excelente. É um desafio tremendo, pois existem muitas subidas e descidas e não é fácil definir os pontos de travagem ideal, bem como desenhar as melhores trajectórias. Não nos preocupámos em encontrar a afinação ideal, até porque a pista está muito escorregadia por falta de borracha. Optámos por uma configuração semelhante a Barcelona e Jerez de la Frontera, porque sabíamos que seria perto do ideal aqui. Hoje rodámos com pouca carga aerodinâmica, já a pensar na próxima época, bem como utilizámos os novos pneus slicks da Bridgestone e a nova asa dianteira para 2009”, disse o piloto de testes da McLaren.

Quem também elogiou muito o Autódromo Internacional do Algarve, foi o responsável máximo da equipa de testes da formação de Woking, Indy Hall “Desde que aqui chegámos que temos sido muito bem tratados. As primeiras impressões que tivemos foram excelentes, está tudo muito bem feito. O traçado é um desafio muito grande para os pilotos e para os engenheiros, uma vez que não é fácil encontrar o acerto para o carro. Acredito que nos próximos dias os tempos vão baixar, porque vai haver mais borracha no asfalto e vai haver mais aderência ” explicou a finalizar.

Amanhã os testes começam de novo às 9 horas da manhã e prolongam-se até às cinco da tarde. Do lado da McLaren vai rodar Pedro de la Rosa, enquanto na Ferrari estarão de serviço Luca Badoer e Marc Gene.

McLaren e Ferrari estrearam-se no Algarve

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado