A carta foi revelada pela agência Reuters, a qual dá conta da intenção da Associação de Equipas de colocar um ponto final na disputa com a FIA para bem da Fórmula 1.
“Chegou a hora em que, em nome do desporto, todos devemos procurar um compromisso e uma conclusão urgente para esta extensa disputa acerca dos regulamentos de 2010. Esperamos que considerem esta carta como um passo significativo por parte das equipas, as quais demonstraram a vontade de permanecerem no desporto até ao final de 2012”, cita a Reuters.
A FOTA propõe, ainda, que o tecto orçamental – entretanto renomeado para restrições de meios – seja controlado por entidades gestoras independentes, as quais submeteriam os resultados apurados anualmente à FIA, para informação desta última. Em troca disso, as equipas da FOTA comprometeriam-se a ajudar as novas equipas nos seus primeiros passos na F1, oferecendo motores a custos reduzidos e assistência técnica.
“Não encontramos qualquer razão para que um sistema baseado na verificação objectiva de cumprimento [dos limites orçamentais] não seja aceite por todas as partes”, concluíram as equipas.








