Fernando Alonso foi o mais rápido na chuva e Vettel destruiu Red Bull

Por a 6 Maio 2011 09:51

Com as equipas a trazerem para Istambul inúmeras novidades, o asfalto molhado acabou por prejudicar os programas que as equipas haviam delineado para este primeiro ensaio livre. Com a chuva a cair com alguma intensidade, os carros demoraram a sair para a pista, sendo preciso esperar quase 25 minutos para que os primeiros tempos aparecessem na tabela de tempos.

A meio da sessão, a chuva abrandou e isso permitiu que alguns pilotos levassem pneus intermédios montados nos seus carros, sendo que um deles foi Fernando Alonso, aproveitando para marcar o seu melhor tempo com uma volta em 1.38,670s, deixando os dois Mercedes nas duas posições seguintes, com Nico Rosberg a superiorizar-se a Michael Schumacher.

Os dois Renault também estiveram bem nesta sessão, com Nick Heidfeld a ser o quarto melhor, logo na frente de Vitaly Petrov, enquanto Kamui Kobayashi levou o seu Sauber até ao sexto lugar da geral. Felipe Massa foi o sétimo, no segundo Ferrari, com Daniel Ricciardo a lever o seu Toro Rosso ao oitavo posto, na frente do seu companheiro de equipa, Sebastien Buemi, e de Nico Hulkenberg, com o Force India.

Mark Webber foi apenas o 11º com o seu Red Bull, enquanto os dois McLaren não foram além das duas últimas posições.

Para Sebastian Vettel, a sessão terminou mais cedo, com o piloto alemão a despistar-se de forma violenta à saída da exigente curva 8. O piloto da Red Bull colocou as duas rodas direitas do seu monolugar em cima do corretor exterior na saída da curva 8 e, de imediato, foi ‘atirado’ para o rail de proteção do lado contrário da pista, embatendo com violência e danificando bastante o seu RB7. Com isso, Vettel perdeu imenso tempo de pista que pode ser importante para o resto do fim de semana e resta saber se o chassis foi afetado pela intensidade do embate.

O despiste de Vettel obrigou, também, à interrupção da sessão a 25 minutos do final e por um período de 10 minutos, na medida em que foi necessário retirar o RB7 da sua posição na pista, limpar os destroços e reparar os rails. Mas o alemão não foi o único a ser surpreendido pelas condições da pista: Michael Schumacher (por diversas vezes), Paul di Resta, Pastor Maldonado ou Karun Chandhok foram alguns pilotos que passaram por momentos mais complicados.

1.  Fernando Alonso       Ferrari                1.38,670s  13 Voltas

2.  Nico Rosberg          Mercedes               + 1,402   14

3.  Michael Schumacher    Mercedes               + 1,462   18

4.  Nick Heidfeld         Renault                + 1,668    9

5.  Vitaly Petrov         Renault                + 1,731   10

6.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari         + 1,751   16

7.  Felipe Massa          Ferrari                + 2,027   14

8.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari     + 2,424   18

9.  Sebastien Buemi       Toro Rosso-Ferrari     + 2,508   22

10.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes  + 2,677   16

11.  Mark Webber           Red Bull-Renault      + 3,894    5

12.  Pastor Maldonado      Williams-Cosworth     + 3,927    7

13.  Paul di Resta         Force India-Mercedes  + 4,855   11

14.  Rubens Barrichello    Williams-Cosworth     + 5,243    5

15.  Karun Chandhok        Lotus-Renault         + 5,316    6

16.  Tonio Liuzzi          HRT-Cosworth          + 6,117   20

17.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      + 6,284    4

18.  Timo Glock            Virgin-Cosworth       + 6,513   15

19.  Jerome D’Ambrosio     Virgin-Cosworth       + 6,567   11

20.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth          + 9,791    8

21.  Jarno Trulli          Lotus-Renault         + 13,006   6

22.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari        + 17,121  13

23.  Jenson Button         McLaren-Mercedes      + 21,996   4

24.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes      Sem tempo  1 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado