Sébastien Loeb chega à liderança na Sardenha, portugueses a melhorar

Por a 6 Maio 2011 12:28

O ritmo adotado por Loeb acabou mesmo por surpreender o finlandês da Ford, com este a admitir ironicamente aos microfones da World Rally Radio “que parece que o Loeb encontrou outra mudança no seu carro para estar agora à frente”. 

Mas esta primeira ronda de passagens foi pródiga em alterações na tabela geral. Petter Solberg, que foi o primeiro líder, voltou a não ter sorte e encontrou problemas na tubagem do turbo do seu Citroën, o que lhe custou mais de 22 segundos na segunda especial. O norueguês reparou o seu problema na ligação seguinte e encetou a sua recuperação, sendo agora o sexto da geral, a 26,3s da frente. PG Andersson também começou bem, com uma posição entre os primeiros, mas uma paragem de 16 minutos para resolver um problema na direção atirou-o para posições secundárias. Ainda assim, continua em prova, o que já não é o caso de Jari-Matti Latvala (Ford), que abandonou na segunda especial na sequência de danos sofridos num despistar no primeiro troço. 

Evgeny Novikov é um impressionante terceiro classificado com o Ford Fiesta RS WRC, mostrando que a sua rapidez continua intacta mas agora mais experiente, distando 11,9 segundos de Loeb. Também Mads Ostberg parece ter regressado às boas performances depois de alguns ralis desapontantes após o prova sueca de abertura da época, com o piloto da Stobart a ocupar o quarto posto, logo na frente de Sébastien Ogier, hoje mais longe das posições que habitualmente ocupa com o Citroën oficial.

Mas outra das estrelas da manhã foi a equipa oficial da MINI. Pelas mãos de Kris Meeke, o novo protagonista do WRC chegou a ocupar o quarto posto da geral, mostrando a sua competitividade. Contudo, um problema mecânico e um toque numa pedra como consequência levaram-no a deixar a prova. O outro carro da equipa, pilotado por Dani Sordo, está no oitavo posto.

Quanto aos pilotos lusos, Armindo Araújo é já o 15º da geral, após um início muito cauteloso para se habituar a esta versão WRC do MINI, que é diferente da versão S2000 que tripulou em Portugal. Bernardo Sousa, no seu Ford Fiesta S2000, encontra-se três posições atrás, no 18º posto, melhorando a sua posição entre os concorrentes da categoria SWRC, na qual é agora o quinto melhor.

1. S. LOEB 44:35.2

2. M. HIRVONEN +2.7

3. E. NOVIKOV +11.9

4. M. ØSTBERG +19.8

5. S. OGIER +20.8

6. P. SOLBERG +26.3

7. H. SOLBERG +42.4

8. D. SORDO +45.5

9. O. TANAK +1:02.2

10. M. PROKOP +1:11.2

11. M. WILSON +1:19.0

12. N. AL ATTIYAH +1:33.8

13. J. HANNINEN +1:36.4

14. F. VILLAGRA +1:44.9

15. D. KUIPERS +1:53.3

16. A. ARAÚJO +2:03.7

17. K. AL QASSIMI +2:15.4

18. H. GASSNER JR. +2:59.4

19. B. SOUSA +3:10.6 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado