Zanardi quer que se “libertem os artistas”

Por a 3 Fevereiro 2017 12:26

Alex Zanardi fez-se piloto num tempo em que havia bem mais liberdade para os pilotos – em geral, e Fórmula 1 em particular – mas com a chegada do séc. XXI, pouco e pouco tudo passou a ser mais politicamente correto, mais espartilhado, e com isso, logicamente, foi-se o espetáculo. Por isso, Alex Zanardi entende que se a FIA quer mais espetáculo nas pistas, tem que dar mais liberdade aos pilotos para explanarem os seus dotes e não estar constantemente a castigá-los por esta ou aquela manobra. Muitas vezes já foi dito sobre o fantástico vídeo que existe na ‘net’ da luta entre Gilles Vileneuve e Rene Arnoux em Dijon 1979, e esse é o perfeito exemplo do que um Diretor de Corrida não permitiria hoje em dia. É no mínimo irónico, no tempo em que seria possível que esses minutos de corrida fossem vistos por muitos milhões de pessoas em apenas algumas horas, isso nunca irá acontecer, porque nenhum piloto hoje em dia o fará em pista… com medo de ser penalizado.

O mundo mudou, e os desportos motorizados têm tido dificuldade em manter os níveis de espetáculo nas principais competições, não, porque não seja possível haver espetáculo, há corridas, ou momentos das corridas absolutamente fantásticos, mas com isso convém lembrar também que no passado as corridas de F1 eram muitas vezes “longos bocejos”. Não vale a pena dizer-se que antigamente é que era, porque há muitos exemplos para provar que antes nem tudo era perfeito, como agora nem tudo é mau.

De qualquer forma, a visão de Alex Zanardi é clara: “A F1 hoje é dia é demasiado aborrecida, hoje em dia são os comissários Desportivos que têm ilusões de querer ser estrelas. Todos se lembram da ultrapassagem que fiz no saca-rolhas de Laguna Seca na IndyCar em 1996, mas hoje em dia essa manobra seria impossível na F1. Seria imediatamente punida pelo Diretor de Corrida. As regras mudaram e também os carros. Nos anos 90 os pneus e a potência faziam sobressair as capacidades dos pilotos e apesar de hoje em dia haver muitos pilotos talentosos na F1, os da minha geração eram autênticos artistas do volante. Hoje em dia, quem meter o “pé de fora” é logo penalizado e isso faz com que arrisquem muito menos esse tipo de manobras com receio das penalizações. E o espetáculo sofre com isso” disse Zanardi à La Gazzetta dello Sport.

É uma evidência o que diz o italiano, hoje em dia a pressão mediática é muito forte quanto a acidentes graves ou pior, e sendo certo que tudo se deve fazer para minimizar os riscos dos acidentes, porque ninguém quer que eles tenham consequências, é certo que sobre-regulamentar as manobras dos pilotos em pista vai afastar adeptos. Isso é tão certo quanto dois e dois serem quatro. A FIA deu recentemente um pequeno passo em sentido contrário ao revelar que vai dar mais ‘liberdades’ em pista, mas isso ainda é pouco…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
7 anos atrás

Aí está um homem que sabe o que diz e pode falar à vontade, porque vontade teve acidentes graves na F1 por exemplo em Spa no Radillon, e o da Indycar que lhe garantiu um lugar nos paralímpicos. Os pilotos hoje em dia estão tão desabituados de dar toques, como de se defenderem deles ou minorarem as consequências desses mesmos toques. Não queremos as “habilidades” de Herr Schumacher (tenho que ter cuidado com o que digo ou ainda sou “desclassificado” do site pelo “director de comentário”), mas mais acção dava jeito, com umas ultrapassagens à Kamui Kobayashi para ajudar o… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  ernie
7 anos atrás

O Zanardi é um sobrevivente. Apesar de ter sofrido um acidente grave ao ponto de ter de cortar ambas as pernas não vêm aqui pedir mais segurança, ao contrário da companhia pró-Halo que borram-se todos quando sofrem um acidente de caca.

ernie
ernie
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Estou convencido que se tivessem feito um monolugar que ele pudesse pilotar, e se ele conseguisse sair do carro pelos próprios meios dentro do tempo máximo permitido, ele teria voltado ao topo. Mesmo assim, foi um regalo ver a sua competitividade e combatividade ao volante do 320i da ROAL nos turismos, onde se não estou em erro ainda conseguiu uma ou duas vitórias.
Um homem que literalmente perdeu as pernas na pista, mas não perdeu outra coisa que vem também aos pares, e rima com calções.

dumberdog
dumberdog
7 anos atrás

Indycar96, Zanardi e Laguna Seca….pesquisem no youtube sff.
Grande Zanardi!!
Cumps

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado