‘Triple Crown’: O sonho de Fernando Alonso

Por a 19 Outubro 2017 09:02

Fernando Alonso é um dos melhores pilotos que já passou pelas pistas de F1. Temos ainda o privilégio de o poder ver em ação e a sua decisão de se manter na F1, nomeadamente na McLaren, deverá ser tomada em breve, provavelmente hoje, se forem confirmados os rumores que dizem que a equipa lhe oferece novamente um ordenado chorudo e a porta aberta para competir na Indy500 e em Le Mans.

[soliloquy id=”311616″]

O talento de Alonso é inquestionável, assim como a sua fraca pontaria para escolher as equipas. O espanhol diz que não se arrepende de nada, mas desde a saída para a McLaren que o piloto não tem tido as máquinas que o seu talento merece. Os dois campeonatos são claramente pouco para a capacidade do espanhol, que está a tentar por tudo sair com o merecido tri, sem sucesso até agora, e não tanto por culpa própria. Logicamente que as escolhas de equipas são suas, mas visto a esta distância, é azar a mais…

Mas Alonso tem um truque na manga para escrever o seu nome de forma indelével na história… A Triple Crown. Um feito tão raro, que apenas um piloto o conseguiu fazer.

Graham Hill é até agora o único a ter vencido o GP do Mónaco, a Indy500 e as 24h de LeMans, um feito conquistado em 1972, ao vencer a mítica prova de La Sarthe, tendo já no seu currículo uma Indy500 (1966) e cinco Grandes Prémios do Mónaco de F1 (63,64,65,68,69).

Nos dias que correm é muito difícil conquistar tal proeza até porque os calendários não o facilitam. Se durante os anos 50, Indianapolis fazia parte do Campeonato do Mundo de pilotos (que se tornaria no campeonato de F1), desde 1961 que deixou de o ser. Para piorar a situação as datas foram alteradas impedindo quem está na F1 de participar na Indy500 e vice versa, impedindo o que fez Alonso este ano, que apenas foi autorizado a participar como uma forma de o motivar e de o convencer a ficar na equipa.

Há no entanto uma indefinição na ‘Triple Crown’, ou Tripla Coroa se preferir. Há quem diga que são as três vitórias nas três provas acima referidas, mas há quem diga também que em vez do GP do Mónaco é o campeonato de F1 que conta. Foi o próprio Hill, numa entrevista em 75 que referiu o campeonato de F1 em vez do Mónaco.

Para Alonso é apenas uma formalidade pois foi campeão e vencedor no Mónaco mas para outro pretendente não é assim. Juan Pablo Montoya é o piloto da atualidade que mais perto está de conseguir esse feito, faltando-lhe apenas LeMans. Se no entanto a Triple Crown for o campeonato, o caso muda drasticamente de figura.

Alonso tem assim a hipótese de repetir o feito de Hill que preencheu os requisitos todos, independentemente do critério usado. A primeira experiência em Indianapolis foi muito positiva e o espanhol mostrou capacidade para vencer a prova, já o mesmo não se pode dizer do motor Honda que estourou espetacularmente, para desespero dos responsáveis da McLaren e da Honda.

Alonso irá tentar novamente e será provavelmente com o apoio da McLaren que segundo Zack Brown quer voltar a ser uma equipa presente em várias frentes. Não seria assim de estranhar que a médio prazo apostassem na Indy500 e no endurance para atacar Le Mans. E Alonso é o piloto ideal para tentar isso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Razões pelas quais tenho perguntado se o Nando vai correr em Daytona( em janeiro, relembre-se ).
United Autosports. Já viram quem é o dono e com que carro vai correr nessa 24 horas?
Mandei um email a um deles, respondeu-me (traduçao livre)” infelizmente não posso dar uma resposta.”, ponto final no fim. lol

chicanalysis
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Esperemos que não seja para roubar o lugar ao Filipe Albuquerque.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Já confirmados o Di Resta com o Will Owen, que estará este fds em Portimão; O Lando Norris e o Phil Hanson ( o mais jovem a terminar nos 10 primeiros, este ano, em Le Mans ), há, pois, ainda vagas.

lc
lc
6 anos atrás

como dizia o george costanza “oh my god”

can-am
can-am
6 anos atrás

O Alonso foi um piloto que viu a sua carreira completamente virada ao contrário na F1. A Triple Crown é algo muito difícil de conseguir.: ganhar Le Mans é o mais fácil, desde que esteja numa equipa oficial,e para o ano se ele conseguir estar na Toyota, que vai ser a única equipa oficial presente…já terá 50 % de hipóteses de ganhar! Ele que aproveite o 2018 porque vai ser apenas a Toyota a correr sozinha ao que tudo indica.( vai ser um ano muito pobre no que a equipas de fábrica diz respeito). Ganhar as 500 milhas de Indianapolis… Ler mais »

FormulaTwo+1
6 anos atrás

Vai sonhando!… E vai sonhando também com o 3.º título de F1!… Só custa a perceber como é que este senhor ainda é notícia neste simpático cantinho da península…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Ele já tem a “triple crown de melhores segundos lugares no campeonato do mundo de Fórmula 1”.

Também tem a “Triple crown de melhores elogios na Fórmula 1”.

E por fim “triple crown de melhores corrida da minha carreira e se não fosse aquele gajo a dar-me um toque tinha ido ao pódio de certeza”.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado