Toto Wolff: “Com a restrição das comunicações via rádio haverá mais espaço para erros”  

Por a 7 Março 2016 14:32

Os regulamentos da Fórmula 1 para 2016 mantêm-se praticamente inalterados, mas as comunicações via rádio foram algo restringidas. O objetivo é que as informações entre as equipas e os pilotos sejam reduzidas ao mínimo, de forma tornar as corridas mais imprevisíveis. Uma alteração que merece o aval do diretor desportivo da Mercedes, Toto Wolff: “Tais restrições vão estar centradas em termos de estratégia, mapa do motor, escolha de pneus e, inclusive, o momento de fazer a paragem nas boxes. Muita coisa vai assim ficar a cargo do piloto. Por isso haverá mais espaço para erros. É o mesmo que dizer que o piloto vai ser quem irá tomar as decisões e não tão controlado a partir das boxes”, explicou.

Para Wolff este é uma boa medida para a modalidade. “O objetivo é tornar as corridas menos previsíveis e é isso o que vai acontecer. Agora há potencial para que as corridas se desenrolem de forma diferente. Se um piloto passa a ter de avaliar por si mesmo qual a configuração de motor a usar para desempenhar estratégias distintas, vai haver menos otimização nos monolugares, já que os pilotos vão usar modos distintos de potência na corrida em momentos distintos”, acrescentou.

Para o responsável pelo programa desportivo da Mercedes, “a partir de agora o planeamento antes da corrida vai ser crucial e vai depender da inteligência do piloto, de acordo com o plano, além de depender da inteligência e instinto para fazer a coisa certa no momento certo, improvisando na corrida.”

A nível interno, Wolff entende “que a competição direta entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg será garantidamente mais intensa. Claro que ainda há uma equipa e nenhum de nós nem os pilotos irão optar por uma decisão que possa pôr em perigo a reputação da equipa ou a performance desta.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Junior
Sergio Junior
8 anos atrás

Era cortarem TODAS as comunicações rádio de uma vez por todas

famel
famel
8 anos atrás

Tb sou a favor de terminarem as comunicações.
Só o piloto poderia falar para a box para solicitar pit ou outra coisa mas nunca receberia feedback, comunicação só num sentido.
Depois as equipes vs piloto que combinem entre si e podem responder através da placa no muro das boxes.

Pity
Pity
8 anos atrás

Em que era vivem o Sérgio Junior e o Famel? Então na era da comunicação, vocês queriam acabar com todas as comunicações via rádio?
Acabar com instruções, sim, tais como aquelas que o Rosberg passava o tempo a pedir, ou instruções de como fazer reset ao motor ou à caixa, de acordo, agora o piloto suspeitar que tem um furo lento e pedir à equipa que verifique, ou quando há um toque e pedir que verifiquem a suspensão, por exemplo, acho perfeitamente legítimo que o possa fazer e obtenha resposta pela mesma via.

anotheruser
8 anos atrás

Acabar com as comunicações via rádio, acabar com o display no volante e voltar a manete de mudanças…mantendo caixas com oito velocidades.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado