Sondagem da semana – Qual o maior talento desperdiçado pela Red Bull? – Resultados

Por a 8 Junho 2021 11:02

O programa de jovens pilotos da Red Bull tem proporcionado a muitos pilotos a oportunidade de poder competir ao mais alto nível. O programa tem sido uma autêntica máquina de lançar talentos, nem sempre da melhor forma.

Foram vários os casos de pilotos que passaram pelo programa e que não tiveram a oportunidade para brilhar ao mais alto nível, ou não tiveram tempo para mostrar as suas capacidades. Dois dos maiores talentos nacionais da velocidade, Filipe Albuquerque e António Félix da Costa, são considerados de forma unânime como dos melhores do mundo e passaram pelo programa, sem ter a oportunidade de brilhar onde os queríamos ter visto… na F1. Especialmente no caso de Félix da Costa, já com um banco feito em seu nome, ver a oportunidade escapar por entre os dedos foi uma tremenda desilusão para ele e para toda a comunidade que segue o automobilismo.

Mas esta sondagem não vai abordar os pilotos que não chegaram à F1. Para sermos justos, teríamos de colocar a maioria dos pilotos que passaram pelo programa, uma lista demasiado extensa. Assim, o que pretendemos saber é, qual o piloto do programa de jovens da Red Bull, que competiu pela Red Bull ou Toro Rosso (excluindo os que conseguiram vencer corridas pela Red Bull), que não foi aproveitado da melhor forma? Qual o piloto que deveria ter tido um tratamento diferente ou ter sido promovido à equipa principal? Pierre Gasly e Alex Albon são incluídos nesta lista apesar de ainda vinculados à equipa por terem competido pela Red Bull (nas circunstâncias que se conhecem) sem o sucesso desejado, não obstante ainda serem opções para o futuro.

Carlos Sainz foi claramente o piloto mais votado com 51.4% dos voltos. Seguiram-se Pierre Gasly (25.6%) e Jean-Éric Vergne a fechar o top 3 (11.9%).

Os restantes resultados incluíram Sébastien Buemi (4%), Alexander Albon (3%), Brendon Hartley (1.5%), Daniil Kvyat (1%), Vitantonio Liuzzi (0.7%), Scott Speed (0.5%) e Jaime Alguersuari (0.5%).

Carlos Sainz é o piloto claramente mais votado e com alguma lógica. As suas prestações na McLaren e agora na Ferrari mostram que o espanhol se tornou num piloto maduro e capaz de lutar com os melhores. Além disso tem uma mentalidade que permite um bom ambiente na equipa, algo que conseguiu na McLaren e agora na Ferrari. Sainz foi a surpresa da Ferrari mas as primeiras corridas mostram que a escolha foi acertada. Pierre Gasly em segundo mostra que há ainda alguns leitores que consideram que a sua saída da Red Bull foi mal gerida. Foi despachado para a Toro Rosso depois de meia época de rendimentos titubeantes e parece ser olhado de lado pela estrutura da Red Bull, olhando para os comentários que Helmut Marko faz das prestações do francês. É claramente um dos pilotos em melhor forma e começa já a pedir outros voos. Vergne não teve a sorte do seu lado. Colega de equipa de Daniel Ricciardo, lutou para conseguir a vaga na Red Bull e a certo ponto parecia ser o favorito, com as prestações à chuva a evidenciarem o talento do francês. Mas Ricciardo foi o homem promovido o que atirou Vergne para uma espiral negativa que só parou quando ingressou na Fórmula E onde é agora bi-campeão e uma das estrelas. O que teria sido Vergne na Red Bull… nunca saberemos, mas o talento que mostrou na Toro Rosso dava boas prespetivas.

Nomes como Alex Albon e Daniil Kvyat tiveram votações residuais, sendo que até Buemi foi mais votado.

Vox Pop

MiguelCosta

Vergne, como já foi dito por outro forista não tinha a mala de euros do Ricciardo, e não foi desnivelada a passagem dos dois pela Toro Rosso, portanto tanto um como o outro poderiam ter ascendido à Red Bull, foi o Australiano com os resultados que se conhecem, mas a carreira do Vergne fora da F1 mostra que poderia ter sido tão bem sucedido como foi o Ricciardo na casa mãe.

Cágado1

Dentro dos critérios apertados da sondagem o JEV.

Já que corrigiram a lista da sondagem, deviam ter incluído tb o Sebastien Bourdais, que tb foi claramente mal aproveitado, possivelmente por ter como termo de comparação o Vettel e por precisar de mais coaching pelo tempo que esteve nas fórmulas americanas. É um piloto com um CV impressionante, nas fórmulas de promoção, EUA e endurance.

Charutus GT

Para mim nitidamente o Carlos Sainz, pelo seu percurso, pela sua versatilidade e qualidade, mas principalmente, porque acredito que vai ser Campeão do Mundo; onde? talvez não o seja na Ferrari, o que será uma pena.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
2 anos atrás

Esta votação apenas reflecte os gostos dos que se deram ao trabalho de votar. O Sainz não foi «talento desperdiçado» nenhum: cumpriu, e muito bem, quando esteve na Toro Rosso, e foi cedido à Renault para substituir a nódoa chamada Jolyon Palmer a meio de 2016. Foi uma transferência absolutamente normal entre equipas. De resto, isso do «talento desperdiçado» é exactamente o quê? Pilotos que não puderam mostrar todo o seu valor nas equipas da Red Bull? Seria preciso que Herr Mateschitz comprasse todas as equipas da F1 e acrescentasse mais algumas para que todos os pilotos formados ou recrutados… Ler mais »

nuno-mike
nuno-mike
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Penso que a pergunta é clara: qual o maior talento desperdiçado pela Red Bull? Entende-se assim qual foi o piloto que foi formado pela Red Bull, em quem foram investidos tempo e meios para a sua formação, e que foi descartado sem realmente extrair proveitos desse investimento por parte da equipa Red Bull na F1. E nesse ponto, parece-me claro que o Saiz se enquadra neste caso, apesar se ter tratado de uma transferência normal, pois a Red Bull nunca olhou para Carlos Sainz como uma verdadeira opção ganhadora. Sainz não foi a minha opção, votei em Vergne, mas acho… Ler mais »

917/30
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Está explicado o teu ódio ao Autosport…a ver pelo teu comentário devias querer ser jornalista do AS mas deves ter levado com a tampa e ficaste ressabiado…loooool

831ABO
831ABO
Reply to  917/30
2 anos atrás

Parvalhão.

917/30
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Parvalhão ressabiado…lol

831ABO
831ABO
Reply to  917/30
2 anos atrás

Parvalhão.

917/30
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Um vintém é um vintém…

filano
filano
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Quando não apostas num talento e não o aproveitas óbvio que é um desperdício… Como o Ricci também não apostaram na frente que andava na frente e ganhou alguns GPS isto não é um desperdício???… Os contratos podem ser renovados… A tua resposta é incongruente não faz sentido… A pergunta é simples tens sempre a hipótese de não responderes , não gostas ???? Temos pena porque é uma realidade o tanto jovem e andam atrás de um segundo piloto porque só agora perceberam que o Max tem que ter um colega que o ajude á frente… Os + inteligentes são… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Paulo Brasil
831ABO
831ABO
Reply to  filano
2 anos atrás

Infelizmente, a F1 tornou-se num desporto igual ao futebol, visto por gente embrutecida e estúpida. Tenho pena. Quando comecei a ver F1, era um desporto para pessoas com um certo nível de conhecimento, que gostavam de automóveis e de técnica. Agora a F1 é vista por idiotas que não conseguem pensar sem ter alguém que lhes formate a cabeça. Tenho pena.

Petter27
Petter27
2 anos atrás

Quando eu votei, o Vergne nem sequer aparecia. Os votos anteriores à alteração da lsta deveria ter sido anulados. Certamente que nunca o Gasly seria votado à frente dele.

jo16061702
jo16061702
2 anos atrás

O pessoal é mesmo chunga com o Scott Speed coitado do moço

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado