Sondagem: A parceria com a Ford é a melhor opção para a Red Bull?

Por a 6 Fevereiro 2023 16:43

O regresso da Ford à Fórmula 1 através de uma parceria com a Red Bull passou de rumor a certeza durante o evento de apresentação do projeto para a época de 2023 da equipa de Milton Keynes.

Ainda antes dos rumores da Ford, a Red Bull esteve quase com acordo fechado com a Porsche, a segunda marca do grupo Volkswagen interessada na Fórmula 1 de 2026, quando as novas unidades motrizes híbridas, com mais foco no componente elétrico, farão a estreia. A mudança dos motores vai obrigar a mais alterações ao regulamento técnico sobre os chassis, por isso será um ano muito importante. No entanto, a Red Bull voltou atrás com as intenções com a marca germânica. Em causa estaria a perda de independência da equipa liderada por Christian Horner, porque o acordo levaria a Porsche a tornar-se acionista da Red Bull numa altura em que estes apostam muito forte na nova divisão de unidades motrizes, a Red Bull Powertrains. Um pouco como a Audi está a fazer com a Sauber, mas neste caso são os germânicos que têm os meios para produzir os novos motores.

Já o acordo agora revelado com a Ford, “é uma relação muito diferente do que foi discutido com a Porsche”, garantiu Christian Horner. “Trata-se de um acordo puramente comercial e técnico, pelo que não há troca de quaisquer ações ou participação dentro do negócio”. Ou seja, a Ford coloca o nome nos motores de 2026 e em troca de uma qualquer soma, tem acesso à tecnologia das unidades híbridas que podem ser usadas na produção das suas unidades para vender aos consumidores através dos automóveis de estrada. Será mais uma parceria de partilha de tecnologia em que a Ford também trará algum do seu know how.

O que queremos saber juntos dos nossos leitores, é se com o pouco que se sabe dos dois negócios, a escolha da Red Bull terá sido a correta? Não teria sido melhor a parceria com a Porsche? Ou a equipa seguir caminho dependente exclusivamente de si, sem qualquer construtor automóvel como parceiro?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Honda Power
Honda Power
1 ano atrás

A RB fez bem ao fazer parceria com a Ford. O regresso da Honda, como equipa oficial, está praticamente decidido e iria deixar a RB descalça. Assim têm tempo para se prepararem.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

A Ford é apenas um parceiro estratégico, vão ser apenas motor RB com nome Ford. A RB precisa de alguém para culpar caso corra mal, se fossem só RB seria chato porque teriam de engolir o orgulho e apontar o dedo a si próprios. Assim já têm um futuro bode espiatório se correr mal. lol

917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
1 ano atrás

comment image

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Cágado1
1 ano atrás

A parceria com a Ford é estritamente comercial, ao jeito do que fez a Cosworth, décadas antes, com enorme êxito. Se terá sucesso ou não depende só da capacidade da própria Red Bull Poowertrains. Pessoalmente acho que seria mais seguro manterem-se com um parceiro com conhecimento comprovado da tecnologia, com mais recursos, mas só o futuro o dirá. Se tiver sucesso, acho que o vão querer rentabilizar e poderemos vir a ter uma nova época de equipas independentes.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Duvido mesmo que a Red Bull tenha sucesso, 2026 vai ser um ano mesmo muito emocionante com a quantidade de equipas fabricantes de motores, vamos ver se a Porsche se vai juntar a festa, isto seria magnifico, e a Andretti/Cadillac com motor Honda inicialmente.
A partir de 2026 vamos ter uma luta feroz para ver quem tem o melhor motor, então muito sinceramente não acredito que a Red Bull consiga ter sucesso, mas se isso acontecer e a Red Bull conseguir o melhor motor então merecem 👏👏👏👏.

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Não me parece que a RB tivesse muitas opções. O acordo com a Porsche não fazia sentido para a RB porque esta iria ficar completamente dependente da Porsche e com pouquissima autonomia. Se esta decidisse sair da F1 devido a outros factores (decisão do Grupo VW como já aconteceu) a RB ficaria com uma mão cheia de nada. A Honda já decidiu avançar sózinha penso, e portanto por esse lado não havia nada a fazer. Resta á RB investir a sério na sua divisão de motores (a Cosworth já provou que é possivel não ser um construtor e fazê-lo) e… Ler mais »

ruimourasousaiol-pt
ruimourasousaiol-pt
1 ano atrás

E se for ao contrário?
Será que o acordo da Ford com a RB, irã ser benéfico comercialmente? E em termos de imagem, não irá afetar do grupo Ford?
Será mais a Ford a perder que o contrário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado