Renault F1, Jérôme Stoll: “Ricciardo? Toda a equipa vai ter que elevar o nível…”

Por a 3 Novembro 2018 12:07

O AutoSport foi a Enstone, ‘casa’ da Renault Sport F1 Team e entrevistou o presidente da Renault Sport Racing, Jérôme Stoll. Depois de no final de 2015 ter sido tomada a decisão de avançar para equipa de fábrica, quase três anos depois, a Renault já se está a instalar como quarta força da F1, mas agora falta a parte mais difícil. Juntar-se às três da frente, primeiro, para depois se misturar na luta pelas vitórias e títulos. Para isso ainda é cedo, mas é também hora de saber o que vai na cabeça dos responsáveis da Renault: “A Renault já anda na F1 há 40 anos, faz parte do seu ADN, em 2015 quando falámos com o Carlos Goshn, éramos apenas um fornecedor de motores e nessa altura considerámos a possibilidade de sair. Ou voltar como equipa de fábrica. Não havia terceira opção. Porquê a possibilidade de sair, porque ser apenas fornecedor de motores era a pior solução. Quando os nossos clientes estavam a ganhar ninguém mencionava o motor, portanto era a pior situação possível”, começou por dizer Stoll, que explicou melhor a decisão: “O budget da Fórmula 1 reporta ao Departamento de Marketing, na Renault, o que significa que a decisão de regressar como equipa foi uma decisão de Marketing. Acreditávamos na altura que havia muito terreno para desenvolver a imagem da Renault, podíamos ter escolhido o futebol, badminton, críquete, em diferentes países.

Estamos há 40 anos na F1, faz parte do nosso ADN, a tecnologia é cada vez mais relevante para os carros de estrada, um F1 hoje em dia é híbrido a indústria caminha para a eletrificação, a segunda parte importante da indústria automóvel são os “carros ligados” (ndr, à internet, info-entretenimento) este carro, tudo somado soma 4 milhões de bits de informação por segundo, portanto é totalmente relevante estar na F1, mas temos que estar no pódio…”

AutoSport: Para quando começar a vencer?

JS: O que dissemos foi, quando comprámos a Lotus, sabíamos que tínhamos de reinvestir, reconstruir a equipa, demorou dois anos, e hoje vê-se todo o investimento que foi feito. Agora estamos a entrar na segunda fase e nessa segunda fase queremos competir para os pódios. Queremos, durante a próxima época, estar às vezes no pódio, e nos últimos dois anos queremos estar no pódio no fim da época. Este foi o plano que traçámos. Investimos, recrutámos, vamos ter pilotos de topo, e tudo isso faz parte da implementação do plano que traçámos, demora 5, 6 anos para chegar aos pódios.

AutoSport: Ficam contentes se no fim da terceira fase o investimento feito tiver o retorno certo?

JS: Eu não estaria feliz, e os meus patrões estariam muito zangados. Não fazemos este investimento para lá andar no meio, mas sim para chegar aos pódios. Estivemos nos pódios no passado e posso-vos dizer que todos os empregados, clientes, olham para a nossa marca e esperam que estejamos no pódio. Foi o que fiemos no passado. Não há razão nenhuma para que não estejamos no pódio.

AutoSport: Se não for quarto classificado este ano ficará zangado?

JS: Seria um grande desapontamento. Mas muito perto de tragédia.

AutoSport: O que pensa da possibilidade das equipas poderem ter três carros para compor a grelha?

JS: Não somos a favor de um terceiro carro nesta competição, somos a favor de ter outra equipa, e ter mais que 10 no plantel, do que as grandes equipas terem três carros. Talvez para que essas equipas possam ter jovens pilotos que se possam tornar grandes pilotos.

AutoSport: O que vai trazer Daniel Ricciardo à vossa equipa?

JS: Sempre quisemos ter um piloto de topo em 2018/2019. Não tínhamos a certeza que o Riccardo se quisesse juntar a nós, mas ele era o único piloto de topo livre. Fizemos uma oferta e dissemos-lhe que a sua posição na Red Bull não era justa para ele. Aqui será número 1. Toda a gente na fábrica ficou muito entusiasmada quando anunciámos, mas avisei-os logo que o Ricciardo é um piloto muito exigente e vocês vão ter que trabalhar mais forte do que nunca. E se quisermos que o Riccardo ande bem, temos que estar ao nível dele e dar-lhe um bom carro. O motor tem que ser melhor, a organização tem que ser melhor, as paragens nas boxes têm que ser melhores, consistentes, regulares, toda a gente vai ter que elevar o nível e é isso nos vai trazer, fazer crescer o nível da equipa. E no marketing é uma arma muito poderosa, está sempre a rir…

AutoSport: Disse há pouco que o Ricciardo será número 1…

JS: Sim, são os factos que o dizem, o Ricciardo está um pouco à frente do Nico, mas aviso já que o Nico é um grande piloto, muito forte mentalmente, o Nico vai ser um grande desafio para o Ricciardo e não vai querer ser números dois. Tenho a certeza que tudo fará para se equiparar ao Ricciardo o mais possível.

AutoSport: A Mercedes entrou muito bem com o seu motor na era híbrida, agora a Ferrari também está bem, para darem um salto competitivo, o que vão fazer?

JS: O seu ‘momentum’ é melhor, e fazem uma coisa muito melhor que nós, relativamente à forma como lidam com a F1. Eles sabem muito bem examinar com minúcia os regulamentos, e isso vai ser algo em que temos de investir, de perceber bem melhor, o que é permitido e o que não é permitido, e fazer o que for necessário…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado