Verstappen no lugar de Kvyat já no GP de Espanha de F1

Por a 5 Maio 2016 10:32

A Red Bull decidiu mexer no seu line-up de pilotos para a próxima ronda do Mundial de Fórmula 1. Para o GP de Espanha (13 a 15 de maio), e daí para a frente, Max Verstappen foi promovido à equipa principal, fazendo dupla com Daniel Ricciardo. Uma medida que implica a ‘descida’ de Daniil Kvyat à Toro Rosso, ao lado de Carlos Sainz.

Sobre esta mudança o diretor desportivo da Red Bull, Christian Horner, afirmou: “O Max tem provado ser um excecional jovem talento. A sua performance na Toro Rosso tem sido de longe impressionante e estamos satisfeitos por lhe darmos a oportunidade de pilotar para a Red Bull”, acrescentando: “Estamos na posição única de termos quatro pilotos em torno da Red Bull e Toro Rosso com contratos de longo termo com a Red Bull, por isso temos a flexibilidade de os mover entre as duas equipas”, finalizou.

Como é lógico, isto é um enorme ‘castigo’ para Daniil Kvyat, com a Red Bull a antecipar uma medida que provavelmente iria fazer no final desta época. A dúvida seria que piloto ‘trocar’ e por isso a temporada na Red Bull iria ser muito interessante, pois a luta entre o australiano e o russo iria dar que falar mas Kvyat tratou de estragar tudo muito rapidamente e abriu a porta para que os responsáveis da Red Bull fizessem já a troca. Inesperada, mas na Red Bull, não tão estranha quanto isso.

Max Verstappen tem no seu contrato a ‘obrigatoriedade’ de ascender à equipa principal da Red Bull até ao terceiro ano do seu vínculo, ficando livre se isso não suceder. Como se sabe, a Ferrari deverá trocar a curto prazo de piloto, Kimi Raikkonen poderá sair no final deste ano e no início desta época pensava-se que a Nico Rosberg poderia estar determinado um futuro fora da Mercedes, mas as últimas exibições vieram ‘dizer’ o contrário. A Red Bull sabia disso, por isso dificilmente iria deixar livre um piloto promissor como Max Verstappen.

De resto, a Red Bull aproveitou este pretexto e vai ficar a saber o que vale Max Verstappen na equipa principal, ainda com 17 corridas para fazer esta época. Quanto a Kvyat, depois da ‘sorte’ que teve em ter sido escolhido em detrimento de António Félix da Costa, agora teve o azar de cometer erros numa altura muito má para si, e o desfecho imediato não augura nada de muito bom para a sua carreira. Mas a sua fibra como piloto pode permitir-lhe reagir a preceito e dar a volta à situação, resta aguardar…

Texto: André Duarte/José Luís Abreu

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cariocecus
Cariocecus
8 anos atrás

Agora com a troca de equipas, como fica a situação dos pneus?
Os pneus estão alocados às equipas ou aos pilotos?

Pity
Pity
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

Boa questão.

automotofan3
automotofan3
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

Cariocescus, pra ja o dtm é o campeonato mais competitivo do mundo e se bem me lembro o no 1º ano , a mtek nao tinha um carro á altura dos restantes e no 2ªano de dtm pode ter ficado em 11 o que ja e bom mas ficou a frente de mts campeoes na disciplina e perto dos lugares cimeiros em termos de pontos. Ja na formula e a equipa e a mais fraca do pelotao e ja ganhou uma vez podendo tendo ganho bem mais se o carro nao avaria se .

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  MVM
8 anos atrás

Thanks 😉

MVM
MVM
8 anos atrás

Não é só para Espanha: pelos vistos é para o resto da época. «Verstappen will now move up to Red Bull’s main team for the remainder of the season», li no motorsport.com. O que é muitíssimo bem feito para o Kvyat. Ele não se limitou a pôr o Vettel fora de prova: arruinou a sua própria corrida, a do Ricciardo e, evidentemente, prejudicou a equipa. Mais: mostrou que não sabe ser profissional. O Dr Helmut Marko – que é, juntamente com Bernie Ecclestone, a pessoa mais fácil de detestar da F1 – mostrou com isto que a Red Bull tem… Ler mais »

automotofan3
automotofan3
Reply to  MVM
8 anos atrás

o AFC e bem melhor que ele e metia as maos no fogo por ele , o kvyat so foi para a toro rosso graças ao dinheiro , e so subiu a red bull pq o vettel saiu e o vergne ja la andava a bem mais tempo pq resultados que ele obteu nunca me impressionou, fez uma gracinha ou outra mas nada que o AFC nao fizesse mais e melhor

MVM
MVM
Reply to  automotofan3
8 anos atrás

Não concordo com a parte do dinheiro, porque não me parece que seja isso que faz a Red Bull correr, mas quanto ao resto estou de acordo. Afinal de contas, o AFC foi preterido por receios de que não soubesse lidar com a pressão na F1, mas é o Kvyat quem, decididamente, não funciona bem sob pressão! (Irónico, não é?)

mcrae
mcrae
Reply to  MVM
8 anos atrás

Não culpo o russo pela decisão da sua escolha enm detrimento do AFC mas uma coisa é certa, isto saiu-lhes mesmo ao contrário do que defenderam para o escolher, supostamente o AFC é que não sabia lidar com a pressão e agora tem feito épocas fantásticas (tendo em consideração a equipa em que corre) na FE, enquanto o russo realmente já pode ter feito um ou outro GP bom mas não é nada de especial para a equipa em que correu. Se tivesse sido eu a ter tomado a decisão de trocar o AFC pelo russo agora borrava a cara… Ler mais »

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  mcrae
8 anos atrás

e agora tem feito épocas fantásticas

DTM 2014: 21º
DTM 2015: 11º
FE 2014-15: 8º
FE 2015-16: 13º

Isto são épocas fantásticas?

can-am
can-am
8 anos atrás

As equipas fazem com os pilotos que bem entenderem. Tudo aponta para que isto seja um “castigo ” pelo que aconteceu com o Kvyiat no GP Russo -um mero acidente de corrida na minha opinião. Se não tivesse batido num Ferrari nada deste histerismo se tinha verificado. Ninguèm falava do caso. O Russo é um óptimo piloto, já o provou N vezes, erra como todos erram. O Vettell erra com frequência e ninguém fala disso. O Kvyiat estragou a prova do alemão ? Temos pena, todos passam por isso. São as corridas. O que fará o Vestappen na Red Bull… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  can-am
8 anos atrás

Ler mais fazia-lhe um jeitão. O que aborreceu o Marko não foi ele ter batido no Vettel, foi ter arruinado a sua corrida e a do Ricciardo. Que, por acaso, disse esperar um pedido de desculpas do russo (nem quero imaginar o que seria se fosse o Vettel a dizer isso).

RedDevil
RedDevil
8 anos atrás

Agora sim… lá devem vir os “velhos do Restelo” reclamar que o Max é muito novo e inexperiente e que no próximo GP vai dar 2 cacetadas na traseira do Vettel e mais 2 no Hamilton…

Apareceram alguns users com a opinião que o 2º toque tinha sido culpa do Vettel… a RedBull parece que não é dessa opinião! Acho até que a RedBull vai criar um novo carro para o Kvyat… vai ser o RedBull Dozer…

Agora estou para ver como é que o Ricciardo se vai dar com o novo colega de equipa.

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Não me admirava nada que o Max tivesse sido contactado por outra equipa (Ferrari?) para assinar para o ano, e o menino tivesse usado isso como usou a Mercedes também o querer antes de vir para a F1 e ter o contrato que tem, porque ao fim de 4 provas descartar o russo parece-me precipitado, apesar de achar que ele não é fenômeno nenhum, é mais um que enquanto tiver dólares vai lá andar.

noteam
noteam
8 anos atrás

Isto é a RB a exercer desde já o direito de opção sob o Max, não vá o rapaz ganhar asas e voar para outras paradas no fim da época, isto pouco ou nada tem a ver com o Kvyat.Já se percebeu que o Max é uma pérola desejada por meio mundo e a RB não podia esperar muito mais tempo, até porque o cartão de visita Red Bull/Renault já não é o que era. O mundo da F1 é cruel, que o diga o nosso AFC…a RB voltou a jogar baixinho, mas isso já não é novidade e prefiro… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  noteam
8 anos atrás

Se fosse só isso, bastava um comunicado a anunciar o Max na Red Bull em 2017, com o respectivo contrato assinado, claro. Não era necessário uma troca antes do meio da época.
Eles ficaram mesmo bravos com o russo e aproveitaram para juntar “o melhor de dois mundos” ou para “matar dois coelhos duma cajadada só”.

noteam
noteam
Reply to  Pity
8 anos atrás

Não sei, talvez tenha razão.Eu não faço a menor ideia, mas será que há um limite para exercer a tal cláusula de obrigatoriedade?Será que esse limite se estava a acabar?Já agora uma outra questão, é possível a RB exercer esse direito e o Max continuar a pilotar numa equipa satélite, seria isso possível?

gillesi
gillesi
Reply to  noteam
8 anos atrás

Claro que ficaram furiosos, Kvyat acabar com a corrida do Vettel não os chateou por aí além, ele ter arruinado a sua própria corrida chateou-os mais, mas o que os aborreceu a sério foi ele ter arruinado a corrida do Ricciardo também.

Pity
Pity
Reply to  gillesi
8 anos atrás

E aproveitaram para resolver outro problema emergente. Segundo Marko, o clima entre o Max e o Sainz estava a ficar muito quente.

pedro213
pedro213
8 anos atrás

Alguém sabe como serão as transmissões no Eurosport? Vão-se manter gratuitas?

noteam
noteam
Reply to  pedro213
8 anos atrás

Para já sim, vai passar a ser pago lá mais para o meio da época, não sei exactamente quando.

zbranco
zbranco
8 anos atrás

O kvyat foi preferido em detrimento do AFC porque existem mais potenciais consumidores de cafeína com sabor a morango na Rússia do que em Portugal.
Não esquecer que estão na f1 para promover e aumentar as vendas e não para promover a competição ou pilotos

MVM
MVM
Reply to  zbranco
8 anos atrás

Oh, sim, sim… por seu turno, esta substituição do Kvyat pelo Verstappen é por o mercado holandês ser mais importante que o russo.

Pity
Pity
8 anos atrás

Confesso que não esperava uma decisão tão drástica, mas tendo lido quanto o Helmut Marko ficou furioso e conhecendo um pouco a sua maneira de decidir, não me espanta. Não sei se foi a melhor decisão, é um caso a ver no futuro, já que o Max também tem sangue na guelra e já fez umas asneirinhas. (Ainda assim, nada comparáveis à do russo). Para já, isto serve de aviso aos outros pilotos do universo Red Bull: não lhes é permitido tudo. O Max continua a ser muito novo, não sei se esta responsabilidade é demasiada para ele…já, mas desde… Ler mais »

automotofan3
automotofan3
8 anos atrás

Cariocescus, pra ja o dtm é o campeonato mais competitivo do mundo e se bem me lembro o no 1º ano , a mtek nao tinha um carro á altura dos restantes e no 2ªano de dtm pode ter ficado em 11 o que ja e bom mas ficou a frente de mts campeoes na disciplina e perto dos lugares cimeiros em termos de pontos. Ja na formula e a equipa e a mais fraca do pelotao e ja ganhou uma vez podendo tendo ganho bem mais se o carro nao avaria se .

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  automotofan3
8 anos atrás

Conclusão, continua a ser o melhor do mundo e arredores, não tem tido é sorte com as equipas, certo?

Pity
Pity
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

Só acrescento um pormenor ao que disse o automotofan3: o AFC não fez a 1ª época completa da FE, nem vai fazer esta, o que tem de ser levado em conta para o lugar final na classificação.

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  Pity
8 anos atrás

Eu não disse que o AFC esteve mal nas últimas temporadas, até porque passou dos fórmulas para os turismos, o que não deve ser fácil, e como referiste muito bem, falhou algumas provas na FE.
Agora dizerem que foram épocas fantásticas, não foram de certeza.

Pity
Pity
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

Tudo é relativo. Na FE, atendendo a que a equipa é a mais fraca ( O ano passado só a Trulli era pior), ganhar uma corrida, foi fantástico, este ano, fazer uma pole, idem, o pior são as asneiras da equipa, que têm “ajudado” aos maus resultados.
O DTM, é muito específico, com a história dos lastros e carros com performances muito semelhantes, onde qualquer pequeno deslize é a morte do artista.
Poderá ser um exagero dizer que foi fantástico, não digo que não, mas atendendo às circunstâncias, dizer que foram anos muito positivos, acho que não é exagero.

automotofan3
automotofan3
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

na minha opiniao sim, mas é melhor piloto em monolugares do que turismos

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

E a carreira do AFC é só as 2 ultimas épocas? E os resultados na Formula Renault e GP3, não conta?

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Claro que contam, apenas estava a responder ao McRae no comentário lá mais acima…

e agora tem feito épocas fantásticas

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado