Verstappen no lugar de Kvyat já no GP de Espanha de F1

Por a 5 Maio 2016 10:32

A Red Bull decidiu mexer no seu line-up de pilotos para a próxima ronda do Mundial de Fórmula 1. Para o GP de Espanha (13 a 15 de maio), e daí para a frente, Max Verstappen foi promovido à equipa principal, fazendo dupla com Daniel Ricciardo. Uma medida que implica a ‘descida’ de Daniil Kvyat à Toro Rosso, ao lado de Carlos Sainz.

Sobre esta mudança o diretor desportivo da Red Bull, Christian Horner, afirmou: “O Max tem provado ser um excecional jovem talento. A sua performance na Toro Rosso tem sido de longe impressionante e estamos satisfeitos por lhe darmos a oportunidade de pilotar para a Red Bull”, acrescentando: “Estamos na posição única de termos quatro pilotos em torno da Red Bull e Toro Rosso com contratos de longo termo com a Red Bull, por isso temos a flexibilidade de os mover entre as duas equipas”, finalizou.

Como é lógico, isto é um enorme ‘castigo’ para Daniil Kvyat, com a Red Bull a antecipar uma medida que provavelmente iria fazer no final desta época. A dúvida seria que piloto ‘trocar’ e por isso a temporada na Red Bull iria ser muito interessante, pois a luta entre o australiano e o russo iria dar que falar mas Kvyat tratou de estragar tudo muito rapidamente e abriu a porta para que os responsáveis da Red Bull fizessem já a troca. Inesperada, mas na Red Bull, não tão estranha quanto isso.

Max Verstappen tem no seu contrato a ‘obrigatoriedade’ de ascender à equipa principal da Red Bull até ao terceiro ano do seu vínculo, ficando livre se isso não suceder. Como se sabe, a Ferrari deverá trocar a curto prazo de piloto, Kimi Raikkonen poderá sair no final deste ano e no início desta época pensava-se que a Nico Rosberg poderia estar determinado um futuro fora da Mercedes, mas as últimas exibições vieram ‘dizer’ o contrário. A Red Bull sabia disso, por isso dificilmente iria deixar livre um piloto promissor como Max Verstappen.

De resto, a Red Bull aproveitou este pretexto e vai ficar a saber o que vale Max Verstappen na equipa principal, ainda com 17 corridas para fazer esta época. Quanto a Kvyat, depois da ‘sorte’ que teve em ter sido escolhido em detrimento de António Félix da Costa, agora teve o azar de cometer erros numa altura muito má para si, e o desfecho imediato não augura nada de muito bom para a sua carreira. Mas a sua fibra como piloto pode permitir-lhe reagir a preceito e dar a volta à situação, resta aguardar…

Texto: André Duarte/José Luís Abreu

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1_4ever
7 anos atrás

Após ler esta notícia a minha reacção foi: hahahahahahahahahahahahaha.
É pena o AFC já não fazer parte da Red Bull senão ainda o podiam pôr no lugar do russo.

Pity
Pity
Reply to  F1_4ever
7 anos atrás

E o argumento do Marko:
http://www.gpupdate.net/en/f1-news/338920/marko-kvyat-could-not-cope-with-ricciardo/

O russo não aguentou a pressão do Ricciardo!!! E eu acrescento: nem a sombra do Max 🙂

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
7 anos atrás

O que me parece é que não aguentou a pressão do Vettel.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Acho que o problema foi a pressão por saber que um dos dois “Daniéis” tinha o lugar em risco, perante a certeza de que o Max iria ficar com o lugar de um deles. Na ânsia de bater Ricciardo, para que fosse o australiano a levar a pior, excedeu-se e, como a experiência ainda é pouca, vai só na 3ª época de F1, deu asneira grossa. Noutros tempos (Piquet, Senna), teria levado umas lambadas da vítima (Vettel) e pronto. Kvyat merece uma segunda oportunidade e esperemos que o Max não faça asneira grossa, o que pode muito bem acontecer, caso… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  Pity
7 anos atrás

A questão não é apenas a espessura das asneiras, Pity. O Max fez asneira no GP do Mónaco do ano passado e o Vettel fez disparates como as colisões com o Webber nos GPs do Japão de 2007 e da Turquia de 2010, ou a colisão com o Button nesse mesmo ano no GP da Bélgica. O problema é que, no julgamento da Red Bull – ou, mais concretamente, do Dr Helmut Marko -, há pilotos que, pela sua grandeza e capacidade de evolução, podem ser perdoados pelos seus erros; há outros cujos erros são sintoma de falta de qualidades.… Ler mais »

Cágado1
7 anos atrás

Mais uma enorme precipitação da RB na sua política de pilotos. Acho que qq um dos dois ainda tem de provar que tem cabecinha, para além de mãos. A mensagem da direcção é que tb eles não têm calma. Como hão de querer que os pilotos tenham?…

Cágado1
7 anos atrás

Além do mais esta decisão não deverá trazer à RB resultados positivos no curto prazo, pois ambos os pilotos precisam de se adaptar a carros que não conhecem bem, antes de poderem começar a ter resultados.

dakosta
dakosta
7 anos atrás

Vai ser interessante ver o que vai acontecer com o novo figurino em embas as equipas:Red Bull e Toro Rosso, ou seja, Vettel x Verstapen e Kvyat x Sainz.

Pity
Pity
Reply to  dakosta
7 anos atrás

What? “Vettel x Verstappen”????

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Já sabia que ia haver bronca, só não esperava que fosse tão cedo…

70racing
70racing
7 anos atrás

Ar grande choque. Não esperava isto da da red bull. Vamos ver no qe vai dar.

danilo
danilo
7 anos atrás

Não me lembro de nunca ter visto isso na F1. Só vi isso acontecendo na série Super Mônaco GP do Mega Drive (Genesis, Sega 16bits [não sei como era conhecido este console na Europa]). Mais uma dessas do Danil vai ser Game Over, hehe

noteam
noteam
Reply to  danilo
7 anos atrás

Cheguei a jogar isso!muito bom!

danilo
danilo
Reply to  noteam
7 anos atrás

Se batesse em uma ou duas vezes a ponto de abandonar a corrida era Game Over na certa hahaha. Vai ver que a direção da Red Bull joga bastante Monaco GP ainda heheh

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Não concordo muito com esta troca de pilotos entre duas equipas que deveriam ser independente suma da outra. E sim, Kvyat errou, mas deveria ficar uns GP´s de molho para arrefecer a cabeça, chamando o 3º piloto da RB para o seu lugar. Porque se virmos bem, na China Kvyat não teve culpa que o Vettel não estivesse à espera dele naquela curva, Kvyat viu o espaço e aproveitou. Neste GP sim que fez uma borrada completa e então devia ter sido repreendido, mas daí a mandarem-no para a TR, parece-me demasiado, mas eles lá sabem. No meio disto tudo,… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Ó meu caro, desculpe lá, mas vocês e essa coisa dos mercados pequenos e grandes… por essa lógica, a Red Bull hoje deu um tiro – de canhão! – no pé ao comprometer o mercado russo – ou será que eles entenderam que o mercado holandês é mais importante que o russo? Estou a conseguir fazê-lo ver que essa argumentação não faz sentido? Ou será que as pessoas pensam que a Fórmula 1 é a única forma que a Red Bull usa para fazer publicidade? Vocês estão completamente enganados, quer quanto às estratégias e políticas desportivas da Red Bull, quer… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  MVM
7 anos atrás

Tem alguma, mas, no caso da ascenção do russo à F1, Franz Tost afirmou uns dias antes que os dias em que a TR contratava pilotos pagos apenas com o dinheiro da RB tinham acabado. O tamanho da mala do Kvyat teve influência (falou-se em 15M de dólares). E foi por aí que o gato foi às filhós, Horner disse no domingo à noite que os erros do Kvyat tinham custado à equipa bastantes pontos (pontos que são traduzidos em dinheiro) o que constituiu a desculpa perfeita para o acusar de não resistir à pressão. Por outro lado, assim seguram… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Mostre-me onde leu essas declarações do Franz Tost e essa coisa dos 15 milhões. Se for fidedigno, serei o primeiro a mudar de opinião.

danilo
danilo
Reply to  MVM
7 anos atrás

Isso que eu ia falar. Isso é pura politicagem. Com certeza viram no Max mais publicidade e receitas para a empresa do que no Danil e aproveitaram a oportunidade. Vai saber se não tem o dedinho do Daniel ou de seus empresários no meio disso (caso ele seja tipo meio Ayrton Senna ou Alonso). Ele bateu duas vezes nessa corrida, mas terminou a anterior no pódio. Ano passado se não me engano foi o único da Redbull a subir no pódio. Mas fazer o que!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado