Qual vai ser o futuro de Max Verstappen e Carlos Sainz?

Por a 10 Abril 2016 10:40

De acordo com David Coulthard, a Red Bull enfrenta uma grande dilema relativamente aos dois atuais pilotos da Toro Rosso, Max Verstappen e Carlos Sainz. Em condições normais, um deles vai passar para a equipa principal, e segundo o escocês a escolha não vai ser fácil.

Ele próprio foi substituído por Sebastian Vettel em 2009, e depois disso a Toro Rosso teve um leque enorme de pilotos-promessa onde se incluem Sebastien Buemi, Sebastien Bourdais, Jaime Alguersuari, Jean-Eric Vergne, mas só Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat tiveram a oportunidade de evoluir nas suas carreiras depois da passagem pela Toro Rosso, passando para a equipa principal, a Red Bull.

Só que o ano passado tanto Max Verstappen como Carlos Sainz estiveram bem, e por isso não foi de estranhar que esta temporada as coisas tivessem começado logo muito quentes entre a dupla no GP da Austrália, algo que vai continuar pois o que está em causa é demasiado importante. Para Coulthard: “O foco está mais no Max (Verstappen) pois é o mais jovem dos dois mas o Carlos (Sainz) também já provou que tem potencial. Pelo que vi, ambos têm condições para ser vencedores de Grandes Prémios mas o próximo passo que derem vai ser decisivo nas suas carreiras” disse Coulthard.

Na verdade, a maioria dos observadores aponta Max Verstappen como o piloto com mais futuro, e apesar de alguns erros que comete, poucos duvidam que em condições normais vai chegar bem mais longe que Carlos Sainz. A Mercedes e a Ferrari estão de olho nele, pois sabem que tem no seu contrato uma cláusula que o liberta no final deste ano caso a Red Bull não o promova à equipa principal, e dificilmente a Red Bull não fará isso, a não ser que esta temporada seja muito má por parte do holandês. Por outro lado, Carlos Sainz tem nas mãos a oportunidade para dificultar a escolha à Red Bull e caso mostre igualmente grande valia, mesmo que a opção dos homens de Milton Keynes recaia em Verstappen, Sainz também será notado e apesar de dificilmente poder ser visto como opção para equipas como a Mercedes ou Ferrari, pode perfeitamente manter-se mais um ano na Toro Rosso, que é uma equipa do meio do pelotão, ou mesmo avançar para um lugar deixado vago, na Williams, por exemplo, depois da saída de Bottas.

Por tudo isto a silly season este ano vai ser interessante, pois as movimentações podem dar-se em muitos quadrantes. Por exemplo, quem sair da Red Bull para dar o lugar a Verstappen fica no mercado – deverá ser Daniil Kvyat – mais cedo ou mais tarde Felipe Massa sai da F1, é outro lugar que se abre, não se sabe o que vai acontecer na McLaren apesar das declarações de Fernando Alonso a dizer que não se vai embora. Jenson Button só tem contrato até ao final deste ano e Stoffel Vandoorne está na calha. Há muitas movimentações que podem acontecer, mas só lá mais para a frente se pode ficar com uma ideia do que pode suceder no fim deste ano. Há outra questão importante, as novas regras levam a que seja importante a manutenção de pilotos experientes, que mais facilmente se adaptam às mudanças e isso pode, por exemplo, reconduzir mais um ano os pilotos mais veteranos de quem há algum tempo se fala que podem sair da F1, por exemplo Raikkonen, Massa e Button.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MVM
MVM
8 anos atrás

Francamente, parece-me demasiado cedo para avaliar o valor destes dois. Se formos a ver bem as coisas, de todos os pilotos que a Red Bull apoiou apenas um conseguiu afirmar-se fora do planeta Red Bull: o Vettel. Os pilotos actualmente na F1 – Ricciardo, Kvyat, Sainz e Verstappen – são muito bons ao volante dos Red Bull e Toro Rosso, mas falta saber como se dariam fora da placenta de Mateschitz e Helmut Marko. A julgar pelos exemplos de Vergne, Buemi, etc., parece legítimo recear que não se dêem muito bem. Por isso, o valor absoluto destes pilotos ainda está… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MVM
8 anos atrás

A bem dizer o Vettel já se tinha “mostrado” fora do planeta RB, tendo pontuado na sua estreia na F1 com o BMW. Assim que embora Vettel tenha-se afirmado na RB, não é um “produto” da Red Bull…

MVM
MVM
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

O Vettel fez parte do Red Bull Junior Team desde os onze anos, quando ainda andava nos karts.

RedDevil
RedDevil
8 anos atrás

Embora também me pareça que Verstappen seja melhor que Sainz, não percebo porque é que o sr. jornalista põe o Sainz fora de equipas como a Mercedes ou a Ferrari. Caso a RedBull segure Verstappen, Sainz é uma boa opção para as outras, dos novos pilotos não parece haver melhor (excluindo Verstappen, claro). Sainz parece ser um piloto muito rápido e consistente, e tendo em conta as circustâncias em que se encontra (o colega de equipa tem sido o centro das atenções mediáticas) também deve ser psicológicamente forte, são tudo características muito importantes para lutar por um campeonato Ao MVM…… Ler mais »

seven
seven
8 anos atrás

Esta época a silly season começou mesmo bastante cedo!
Bem, se já está em marcha o melhor é não perder o comboio e comentar já: independentemente do talento de cada um destes e dos outros jovens lobos fora da alçada RB, a diferença parece-me muitas vezes fazer-se fora das pistas nos bastidores, ou seja, é promovido quem tiver os agentes e patrocinadores mais fortes do lobby.
Estes, acautelando os seus interesses, proporcionam aos seus protegidos a tranquilidade e os meios para poderem expressar todo o seu talento – pescadinha de rabo na boca…

kankkunenfan
kankkunenfan
8 anos atrás

Demasiado cedo. Depois, um artigo a comparar um piloto que parece ser muito bom e outro excelente, não seria inédito que se viesse a assistir a um volte face, em relação aos adjectivos acima. Se um for parar à Ferrari e outro à Mercedes e como se pode ver actualmente, é normal que o piloto da scuderia não possa mostrar o mesmo, porque esta F1 está com um (felizmente menos do que o ano passado) desfasamento nítido em relação às prestações dos monolugares. Embora, pense que o valor e timing de escolha dos compostos dos pneus, nunca ditou tanto na… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado