Q&A com Valtteri Bottas: “Definitivamente, algo mudou na minha cabeça…”

Por a 17 Março 2019 15:33

Valtteri, foi a corrida da tua vida?

“Acho que sim! Não sei bem o que acabou de acontecer…”

Que arranque perfeito, conseguiste fugir…

“Não sei o que dizer. Foi definitivamente a minha melhor corrida de sempre. Não sei o que aconteceu. Senti-me tão bem e tudo estava sob controlo. O carro estava muito bom hoje. Foi realmente agradável. Preciso de desfruto disto, hoje…

Quase que correste sozinho. Vinte e seis pontos, com a volta mais rápida. Estavas mesmo determinado a fazer a volta mais rápida…

“Sim, definitivamente. É uma nova regra para este ano. Como eu tinha um ritmo muito forte, queria fazê-lo no final mas é sempre um pouco arriscado, com pneus gastos, mas valeu a pena. Estou muito contente e mal posso esperar pela próxima corrida…”

Valtteri, disseste que comeste papas de aveia ao pequeno-almoço, mas tiveste alguma indicação nos treinos de que ias conseguir desbloquear este tipo de desempenho do carro?

“Bem, primeiro que tudo, como equipa, nos treinos vimos que éramos fortes, tanto em séries curtas como nas longas, mas obviamente é impossível tirar uma conclusão adequada. Ontem vimos o ritmo cru na qualificação, como equipa, com uma boa margem para a Ferrari, e hoje o ritmo da corrida foi forte – muito mais forte do que esperávamos para este fim-de-semana. São obviamente boas notícias. Mostra que fizemos definitivamente todas as coisas certas entre os testes em termos da direção que estamos a tomar com o carro. Além disso, para mim, foi definitivamente a melhor corrida da minha vida. Obviamente, o mais importante foi o início, chegar à liderança e depois de estar na frente podia mostrar um ritmo forte e podia fazer a diferença. Penso que com a primeira paragem também podia. Parei um pouco mais tarde, por isso acabei por sair com bons pneus. Só que o carro estava tão bem hoje, que tornou tudo verdadeiramente agradável…”

(Heikki Kulta – Turun Sanomat) Parabéns Valtteri. Pela primeira vez em seis anos, um piloto finlandês lidera o campeonato. Qual é a sensação de estar lá pela primeira vez como líder?

“Parabéns a você também! Obrigado. Obviamente, acho que nunca liderei um campeonato, mas sei que é apenas a primeira corrida do ano. Não sou muito bom com os números dos dias e as estatísticas, mas tudo o que posso dizer é que estou muito satisfeito com a forma como a época começou. Primeiro para nós, como equipa, termos um pacote tão forte e depois, para mim, depois de um ano bastante complicado, ter começado a época assim. É muito bom e estou ansioso pela próxima corrida…”

(David Coath) Valtteri, fizeste uma corrida perfeita e o tua equipa de boxes também foi perfeita. Como é que isso te faz sentir quando sabes o quanto todos na equipa estão a dar?

“Significa muito. É trabalho de equipa e nada é de graça. Ou pelo esforço de uma pessoa. Todos nós trabalhámos por este resultado que temos agora como equipa, nos últimos anos e durante o inverno, e durante o fim-de-semana. Estou muito orgulhoso de todas as pessoas aqui na equipa neste fim-de-semana de corridas, mas também na fábrica. Há muitos heróis escondidos em Brackley e em Brixworth. Só quero agradecer muito a eles pois sei o quanto eles trabalham e o que isto significa para eles…”

(Don Kennedy – Hawkes Bay Today) Valtteri, houve algum momento durante a corrida em que tiveste um flashback com a corrida da Rússia no ano passado e pensaste que talvez alguém pudesse vir à rádio e dizer ‘abranda’?

“Não, não pensei nisso, na verdade, e não haveria razões para pensar nisso. Estamos todos a começar uma nova época com zero pontos, estamos aqui para lutar, tanto eu como o Lewis vamos querer lutar esta época, com certeza, uns contra os outros e contra todos, mas ainda somos uma equipa, por isso não vale a pena pensar nesse tipo de coisas…”

(Agência Finlandesa de Notícias) Valtteri, disseste ontem que abordaste o fim-de-semana de forma diferente, começaste do zero. Podes explicar como é que a tua preparação foi diferente da do ano passado, por exemplo?

“Sim, com certeza que todos os anos aprendemos como pessoa, aprendemos sobre nós próprios, o que funciona para nós, o que não funciona para nós em termos de preparação e o que a preparação inclui: como descansamos, como passamos o tempo livre, como fazemos o treino, quanto treino, que tipo, todo esse tipo de coisas, planos de viagem, todos os tipos. Então, apenas tentei otimizar tudo para este ano, tentei maximizar cada coisa. Não sei, é muito difícil explicar. Na minha cabeça definitivamente algo mudou em termos da forma como me sinto sobre as coisas na vida em geral e com as corridas, mas isso está tudo nos meus pensamentos. Senti-me bem no carro hoje e ontem. Isso é tudo o que importa…”

(Jeremy Statis – L’Equipe) Parecias realmente preocupares-te com o ponto da volta mais rápida no final da corrida. Achas que vai ser muito importante durante a época e estarás pronto para correr riscos para o conseguir?

“Sim, obviamente é um ponto, e se conseguir três ou mais desses, ou mais, vai fazer uma grande diferença no final do ano. Nunca se sabe. Um ponto pode fazer toda a diferença no final. Com certeza, estou disposto a arriscar, mais sabendo que se estás prestes a conseguir 20 ou 18 pontos ou 15, seja o que for, ainda são mais importantes do que conseguir apenas um extra, pelo que precisas de calcular o risco, mas hoje valeu a pena, tinha margem para uma paragem, mas com os pneus gastos eu fui para uma volta rápida e valeu a pena.

Aproveito a oportunidade para apenas dizer, mais uma vez, obrigado, Charlie, e eu quero dizer que esta vitória é para o Charlie e todo o seu trabalho para a Fórmula 1. Tudo o que ele fez significa muito para todos nós, pilotos…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado