Proposta para uma F1 diferente

Por a 27 Março 2023 17:32

A F1 olha para o futuro com confiança, com um crescimento tremendo nos últimos anos, quer nas receitas, quer no número de fãs, assim como na qualidade do espetáculo no geral. As mudanças implementadas pela Liberty Media têm-se revelado acertadas e têm trazido mais “sumo” à competição. Stefano Domenicali já deixou no ar a possibilidade de mudar o formato dos fins de semana. Decidimos propor a nossa versão.

Como seria a nossa F1? O que mudaríamos e o que manteríamos na mesma? Que formato para o fim de semana? Qual o número de corridas para o calendário? Eis a nossa sugestão:

Calendário

Para muitos, quanto mais corridas melhor. Mas por vezes a quantidade exagerada de provas não é benéfica, além de colocar pressão extra nas equipas. Assim, propomos algo diferente. 

Um calendário com 19 corridas para o campeonato, mais uma corrida extra. Para as 19 corridas teríamos uma base de 11 provas fixas e oito provas rotativas. Com o interesse crescente da F1, seria uma forma de levar o espetáculo a mais pistas, sem exagerar no número de corridas. A corrida extra seria realizada em circuitos que pretendem entrar na “pool” de circuitos do calendário. Esta corrida teria dois treinos livres de hora na sexta. No sábado ao fim da manhã teríamos a qualificação e a meio da tarde teríamos uma reedição do BMW M1 Procar Championship. Os pilotos de F1 em pista com carros iguais, numa  curta corrida de exibição. No domingo teríamos a corrida. Os monolugares a serem usados poderiam ser de anos anteriores, talvez para permitir que outros pilotos pudessem testar e correr. Quem sabe, estrelas da Indy ou do WEC em pista. Um festival de desporto motorizado.

Em vez de apenas um teste conjunto, as equipas fariam um teste conjunto de três dias no início do ano e um máximo de dois testes abertos ao público e à comunicação social de dois dias, em pistas que não estão incluídas no calendário desse ano. Idealmente com mais de uma equipa em pista, para permitir aos fãs ter mais uma hipótese de ver os carros ao vivo. 

Além dos títulos e dos prémios que são atualmente atribuídos, colocaríamos um novo prémio. O Grand Slam: Cinco pistas escolhidas pelos fãs (idealmente as clássicas ou os citadinos) em que seria feito o minicampeonato em que o melhor piloto nessas pistas receberia um prémio. Não haveria recurso a corridas Sprint. 

Formato do fim de semana

O fim de semana começaria na sexta Feira com uma sessão de Shakedown – 20 minutos para as equipas verificarem carros e sistemas – e um Treino Livre 1 de uma hora para as equipas prepararem o fim de semana.

No sábado, teríamos o Treino Livre 2 de mais uma hora para limar as arestas do dia anterior.  Seguir-se-ia a Qualificação, no mesmo formato do que é utilizado atualmente. A única alteração que poderia ser implementada era a introdução de uma Q4 em que os cinco mais rápidos da Q3, teriam uma volta com pista limpa para tentar a pole. Mas seria apenas uma mudança acessória (sujeita à votação dos fãs), pois a qualificação está bem neste formato.

No domingo, haveria um Warm Up de 15 minutos e o Grande Prémio. 

Tem mais ideias para a F1? O que gostaria de ver mudado no formato atual? O que gostaria de ver acrescentado? Ou não mudaria nada? A caixa de comentários serve para trocar ideias. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
joaolima
joaolima
1 ano atrás

Gostei da vossa ideia!
Acrescentaria liberalizar os testes. Cada equipa faria os testes que quisesse e quando quisesse. Como temos limite orçamental, caberia a cada uma gerir o montante necessário para os referidos testes.
Não faz sentido num desporto de alta competição, os intervenientes praticamente não terem recurso a treinos.

nuno-mike
nuno-mike
1 ano atrás

Face à estrutura actual de calendário, concordo com a ideia de 19 corridas com provas rotativas. A ideia da prova extra-campeonato é boa no papel, mas um desastre a nível económico. Duvido seriamente que as equipas aceitassem, mesmo usando carros antigos, pois a despesa seria tremenda para o retorno económico que teria, pois o interesse de algo assim é muito menor, sendo até complicado cobrir os custos dessa operação com a bilheteira e direitos televisivos do evento. Eu não retiraria as corridas sprint do calendário, pois acho uma proposta interessante para alguns fins de semana. No entanto, acho que a… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado