OPINIÃO: que ganhe a F1, e que não acabe como 1990

Por a 6 Dezembro 2021 14:28

Vou contar-vos um segredo: jornalista que se preze está perfeitamente a marimbar-se para quem ganha, e sendo a sua preocupação exclusivamente o trabalho, só quer uma coisa. Que as competições sobre as quais escreve sejam o mais entusiasmantes e emotivas possível, e quando há muita polémica, tendo em conta que não fomos nós que a provocámos, isso só ajuda à crescente atenção de quem nos lê. Este Grande Prémio da Arábia Saudita é um perfeito exemplo disso mesmo.

Por vezes somos acusados de “estar por este, contra aquele”, mas o que sucede é que estamos sempre do lado do espetáculo e da emoção, e se isso significar que nos dá jeito corridas como a de ontem em Jidá, que assim seja, pois dizer o contrário é hipocrisia.

Estou perfeitamente a marimbar-me se ganha Max Verstappen ou Lewis Hamilton, não quero saber se o inglês chega ao oitavo ou o neerlandês alcança o primeiro. Isso é problema deles e dos seus adeptos.

O que eu queria, é que o campeonato chegasse o mais equilibrado possível à última corrida, porque dessa forma já sei que o interesse dos adeptos se mantém em níveis altos para a semana.

Isso facilita em muito o nosso trabalho. Com tanta coisa que aconteceu ontem, não temos mãos a medir quanto ao que há para escrever. E ainda bem. Garanto-vos que é bem mais complicado quando é preciso ‘inventar’.

Os adeptos mais chegados sabem bem isso.

Por fim, dizer, mais uma vez, que compreendemos porque por vezes os adeptos acham que “somos daqueles” ou “dos outros”. Isso sucede quase sempre, estão muitas coisas escritas nas redes sociais que o provam, esse é melhor indicador que estamos bem. Quando os dois lados da barricada acham que estamos contra eles, estamos bem, reforço. Isso prova o que sempre disse e sempre direi: não imaginam como é fácil a um jornalista olhar para tudo o que se passou ontem e ter muitos milhares de olhos a achar que “somos o inimigo”.

Já sabemos há muito que um adepto – e há-os de todos os tipos – dificilmente conseguirá olhar para as questões com o mesmo distanciamento de um jornalista correto (alguns adeptos certamente conseguem-no, mas não a grande maioria).

O que sucedeu este fim de semana em Jidá, na Arábia Saudita deixou em aberto a disputa pelo título, e para Abu Dhabi só peço uma coisa. Que o título não se resolva da mesma forma que o da foto aqui em cima.

De resto, haver mais ou menos polémica, há gente que chegue para lidar com ela.

Mal ou bem, como dizem os dois lados da barricada Red Bull/Mercedes, adeptos incluídos.

Agora, só resta aguardar que tudo se decida dentro de dias, e desde já uma coisa tenho a certeza: seja qual for que ganhe será com mérito. Verstappen tem 9 vitórias, 17 pódios, 9 poles, Hamilton, 8 triunfos, 16 pódios, 6 poles, o título ficará bem entregue a qualquer um. Mas que a luta seja até à meta. Isso é que era…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AS_2021
AS_2021
2 anos atrás

… sendo que uma das vitórias de Verstappen foi em SPA… ou seja, uma corrida que “não aconteceu”….

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  AS_2021
2 anos atrás

Espero realmente que não sejam esses pontos a definir o campeonato.

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Todos os pontos definem o campeonato, se entrar por essa lógica, muitos adeptos vão trazer para a conversa o acidente na primeira curva que prejudicou o Max em duas corridas, em certa medida, isso também foram corridas que não aconteceram para o Max
Estava a chover incessantemente e é sabido que estes monolugares actuais são impossíveis de controlar quando as condições climatéricas não ajudam.
O Max não tem a culpa, nem nenhum outro piloto, “it is what it is” como eles próprios costumam dizer.

Pity
Pity
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

Foi igual para todos, mas a verdade, é que a corrida não existiu, foi um desfile de duas voltas atrás do safety car. Se o SC tem saído e houvesse uma volta que fosse sem ele, podia-se chamar corrida, mesmo que não existissem mudanças de posição, assim, será eternamente uma não corrida.

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Pity
2 anos atrás

E acha que uma corrida de uma volta pode ser classificada de corrida? A mim não me parece.
Concordo que foi um cenário vergonhoso, mas não foi da responsabilidade dos pilotos.

Pity
Pity
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

Não, os pilotos não tiveram culpa e uma volta também não seria suficiente para ser uma corrida, mas era mais compreensível. O ideal seria não terem distribuído pontos mas, agora, não adianta chorar sobre leite derramado.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

Claro que os pilotos não tem culpa alguma mas são pontos que desvirtuam o campeonato porque não foi uma corrida e por isso ninguém deveria ser prejudicado ou beneficiado.

917/30
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Querem trocar os pontos de spa pelos pontos roubados ao Max em silverstone?? pois…lol

arq-josediasgmail-com
arq-josediasgmail-com
Reply to  AS_2021
2 anos atrás

Silverstone 25 pontos! esse convêm esquecer, para não falar na Hungria.

macickx
macickx
2 anos atrás

Totalmente de acordo.

Génesis
Génesis
2 anos atrás

Excelente artigo

jdias
jdias
2 anos atrás

Já agora convinha dizer também que não acabe como em 1989, onde um piloto virou propositadamente para cima de outro piloto antes de ter de virar para o mesmo lado para fazer uma chicane, ficando automaticamente campeão do mundo… com o asco que Ballestre tinha ao piloto de 1989 e 1990 certamente teria castigado aquele piloto que alguns dizem que colocou fora de pista o seu afilhado em 1990…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  jdias
2 anos atrás

Sim mas o Senna nunca seria campeão em 89. necessitava de ter ganho na Austrália e abandonou.

jdias
jdias
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Eu sei, lembro-me disso. Mas na altura em que se deu o incidente no Japão não se sabia se o Senna ia ganhar na Austrália, ou não. Com a manobra do Prost a questão ficou resolvida, ou melhor, ia ficando não resolvida, mas o Ballestre teu a estocada final ao mandar desclassificar o Senna. Depois, na Austrália, o Senna já sabia que não necessitava ganhar e enfeixou-se na traseira de alguém, não me lembro quem, não vendo o carro lento da frente com a núvem que tinha na sua frente. Cpts.

917/30
2 anos atrás

Está tudo preocupado com os pontos da última prova, será que são mais valiosos que os do Silverstone ou Hungaroring???

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
McFamba
McFamba
2 anos atrás

Também não faço questão que seja um ou outro a ganhar o mundial. Sou fan da McLaren, não de um piloto, como no futebol, por exemplo. Neste caso tanto se me dá que ganhe um ou outro mas, na minha opinião, o Max é um piloto mais á imagem do Schumacher, vai um pouco mais além do aceitável para vencer. A quente, pode “inventar” um “incidente” de corrida e aí seria campeão. Minha opinião claro, por isso aqui estamos, e tenho direito a ela. Espero que tal não aconteça e que seja uma corrida interessante e bem disputada!

MiguelCosta
MiguelCosta
2 anos atrás

Excelente artigo, a prova de que se pode fazer um artigo de opinião sem ser tendencioso. Foi um grande campeonato, porque não houve vencedor antecipado, como nas temporadas transactas. Estou como o autor do texto é-me positivamente igual qual deles ganha, não torço nem por nem pelo outro (aliás gosto pouco destes dois pilotos), acho o Hamilton um dos melhores de sempre e o Max um grande piloto, mas se o Inglês já é bastante completo como piloto, o Neerlandês é um péssimo desportista (na linha do Schumacher), apesar de rapidíssimo. O Max foi na minha opinião protegido pelas várias… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  MiguelCosta
2 anos atrás

Realmente, a paixão – neste caso pelo HAM- é cega. O Gui não teria escrito melhor.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Há uma personagem que quer que seja. Todos sabemos qual é.
Se tivesse 5 pontos atrás devido à corrida que não existiu, tinha que ter mais medo do contacto. Assim só o Hamilton pode sair a perder. Mancharam o campeonato em SPA e se Verstappen for campeão, mancharam para sempre.

alexis
alexis
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Até podia estar em igualdade pontual na ultima corrida, mas obrigando os pilotos a pontuarem para obter o titulo, mas a vitória a mais faz toda a diferença, uma vitória dada de borla sem ele fazer nada para isso e essa é a grande mancha que ficará para sempre neste campeonato, um campeonato fantástico que a FIA estragou.e que pode ter um desfecho vergonhoso.

anotheruser
2 anos atrás

Só em Jeddah, Verstappen teve de ser sancionado 5 vezes.
Não vai ser grande sacrifício fazer mais uma no Dubai.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Opinião, como adepto, na 1ª pessoa para não ser equívoco: Muito honestamente penso que para a Liberty Media este seja o Mundial de Fórmula 1 PERFEITO. Polémicas, veneno, choques/colisões sem exclusão de culpa, penalizações, imprevistos, incidentes, acidentes. Para eles é PERFEITO. E para os media, personificados em vocês jornalistas, a verdade é que não se vê nenhum a coincidir com os milhares de adeptos que viram ontem uma corrida imunda, arbitrária, caótica, contra os princípios da honestidade e que lhes deixou um sentimento de repugnância. Pergunta séria, usando só 1 exemplo : Em que modalidade desportiva o director desportivo de… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by jo baue
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado