OPINIÃO: Fórmula 1 e o WRC têm algo muito semelhante, que é bom, mas também pode não o ser…

Por a 29 Agosto 2022 17:20

No meio de tanta indefinição quanto à direção que a indústria automóvel vai tomar, as duas modalidades de topo do desporto automóvel, a Fórmula 1 e o WRC têm algo muito semelhante entre tantas outras coisas que são, e estão muito diferentes.

Em primeiro lugar, a Fórmula 1 vai de vento em popa, há marcas importantes, Audi e Porsche, preparadas para entrar a médio prazo, enquanto o WRC não consegue seduzir mais do que duas marcas e meia, Toyota, Hyundai e ‘meia’ Ford, não se vislumbrando a curto ou mesmo médio prazo que alguma entre na competição.

Uma, a F1, está cada vez melhor, a outra, o WRC, passa pelo caminho das pedras para se recompor.

Mas há uma grande semelhança em ambas, e que até pode ser contraproducente tanto para a F1 como para o WRC. Dois dos seus melhores pilotos: Max Verstappen e Kalle Rovanpera.

No primeiro, ainda este fim de semana deu um recital em Spa. Podemos falar de carros e da sua ‘qualidade’, mas cada vez mais o neerlandês deixa claro que a grande diferença é ele próprio. E a ‘coisa’ tende a ‘piorar’ para os outros, com o passar do tempo.

No WRC, Kalle Rovanpera até está a trilhar caminho semelhante, mas ainda bem mais depressa que Verstappen, pois é bem mais novo e já venceu cinco ralis em nove disputados.

A F1 passou por um longo período de domínio de uma equipa e de um piloto, e existe agora o sério risco de algo semelhante, enquanto nos ralis, depois de terem terminado os reinados dos D. Sebastiões, nasceu um novo Finlandês Voador.

Por um lado, é bom assistir a tanta excelência, por outro, acho que preferia que aparecesse gente para lhes dar luta. Vamos ver o que acontece…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado