O primeiro Fórmula 1 de 2022: o Haas VF-22

Por a 7 Fevereiro 2022 09:00

A Haas foi a primeira equipa a apresentar o monolugar de 2022 ao público, apenas com imagens digitais do VF-22. A pretensão da equipa é regressar às lutas pelas posições intermédias do pelotão e deixar de vez o fundo da grelha, por onde passaram nas últimas três épocas. 

A equipa norte-americana, propriedade de Gene Haas, continua a apostar na pintura com cor branca, vermelha e azul, muito parecida com aquela do ano passado, as cores do seu patrocinador principal, que também se mantém do ano transacto. O VF-22 é o primeiro carro desenhado nas novas instalações de design da Haas em Maranello.

A ansiedade é muita para poder ver um pouco do que são os carros de Fórmula 1 à luz do novo regulamento técnico deste ano. Obviamente, as dúvidas ainda não estão sanadas, porque qualquer fã quer ver os carros em pista e perceber se as alterações regulamentares resultam em corridas mais disputadas e isso só acontecerá em março, na primeira corrida do ano no Bahrein.

As imagens apresentadas do carro da Haas, deixam alguns pormenores de fora e escondem, possivelmente, outras soluções para o carro da equipa. Durante as férias de inverno, houve rumores que a Haas, assim como a Ferrari, poderia mudar para uma suspensão ‘pull rod’, se bem que o carro revelado tem uma suspensão ‘push rod’, bastante convencional (com a suspensão ‘push rod’ o braço da suspensão sai da parte de baixo da roda e é ligada na parte de cima do chassis e no sistema ‘pull-rod’ é o contrário). Interessante é também a frente do VF-22, que apresenta um nariz diferente do protótipo da Fórmula 1 revelado em Silverstone, no ano passado. É mais estreito e mais “quadrado” na ponta. 

Regresso aos pontos

No lançamento do VF-22, Gene Haas, fundador da Haas Automation e presidente da equipa, comentou: “É aquela época do ano em que se está naturalmente otimista que o trabalho árduo e o esforço de todos traduzir-se-á numa entrada competitiva em pista. Tomámos a decisão, já em 2020, de canalizar realmente o tempo e os recursos para o VF-22, renunciando a qualquer coisa relacionada com a pista em 2021 – o que não foi fácil de ver. Esperamos que essa decisão dê frutos e que voltemos a lutar por pontos e a tirar algo dos fins de semana”.

Günther Steiner, chefe de equipa, sabe da importância de recuperar terreno, logo numa época em que todas as equipas vão estar num processo de aprendizagem.

“Todos sabemos do que a equipa é capaz, já provamos isso no passado e com este novo carro – nascido de um conjunto completamente novo de regulamentos e com a nossa nova equipa de design no local – estou confiante de que podemos mostrar mais uma vez que podemos competir nos fins de semana. Tem sido um esforço tremendo para todos os envolvidos e agora vem a parte divertida de levar o novo carro para o circuito e ligar todos os elementos. A última época foi longa, mas estou confiante de que em 2022 com o VF-22 estaremos no meio do pelotão”.

Simone Resta, o criador do VF-22

O VF-22 é o primeiro carro com “mão” do diretor técnico da equipa, Simone Resta, e a sua equipa em Maranello. O engenheiro italiano explicou quais foram os maiores desafios na produção do novo monolugar para 2022, na mesma altura em que a equipa passou pela criação de novos processos. 

“Houve dois grandes desafios no projeto com este carro. Os novos requisitos da construção do chassis foram um. Com os regulamentos da FIA, o monocoque de 2022 foi fortemente modificado por razões de segurança. Os requisitos de resistência são muito mais rigorosos, com algumas áreas a serem mais de 150 por cento mais fortes. Isto exigiu um reforço significativo em relação a 2021, com um impacto relevante no peso. Inversamente, o peso do carro é um desafio também por outros fatores. Em termos de criação de um carro novo, é provavelmente o mais complexo dos últimos 20 anos”, explicou Resta, acrescentando que, “foi um desafio no momento em que criamos um carro tão radicalmente diferente e internamente estamos também a criar novos processos e estruturas, tal como a equipa foi criada”.

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