MOMENTOS DO ANO 2020: Maio

Por a 3 Janeiro 2021 16:30

Fórmula 1 planeia arrancar em julho

A Fórmula 1 planeava nesta altura arrancar no início de julho, na Áustria, sem público. Só a evolução da Covid-19 o podia determinar, mas o plano estava traçado. Era impossível nesta altura ter certezas e a decisão não era definitiva. De acordo com o comunicado lançado pela F1 e assinado por Chase Carey, CEO da F1: “estamos cada vez mais confiantes com os progressos dos nossos planos para iniciar a nossa época de F1 neste verão. Estamos a preparar um começo na Europa entre julho, agosto e início de setembro, com a primeira corrida a ter lugar na Áustria no fim-de-semana de 3 a 5 de julho”.

Rali de Portugal cancelado

Num contexto em que ninguém conseguia prever o que iria acontecer com a pandemia de coronavírus, o Rali de Portugal 2020 foi oficialmente cancelado já que as incógnitas eram bem maiores que as certezas e, por isso, o ACP entendeu que era melhor colocar o foco já em 2021. Assim que se ficaram a conhecer as consequências da pandemia que se percebeu ser quase impossível a realização do Rali de Portugal na data inicialmente prevista. A prova foi adiada em março e no início de maio, definitivamente cancelada.

Audi anunciou adeus ao DTM

A Audi anunciou uma saída abrupta do DTM após a época de 2020, naquele que foi o seu ‘porto seguro’ e onde foi muito bem sucedida durante muito tempo, deixando uma competição que ficou de repente “às portas da morte”. Oficialmente, a razão da saída da Audi do DTM era o desejo de se concentrar no projeto da Fórmula E, mas decisões que surgiriam mais para a frente apontariam para outro rumo…

#33 René Rast, Audi RS5 DTM

Luz ao fundo do túnel

Foram significativos os desenvolvimentos que tiveram lugar a meio de maio, já que se ficou a saber que em breve iria haver novidades sobre as condições da retoma competitiva de todas as modalidades desportivas em Portugal, sendo que no desporto motorizado internacional o cenário não seria diferente. O Mundo Motorizado começava a ver a pouco a pouco a luz ao fundo do túnel, estando cada vez mais perto o momento em que seria possível planear 2020. Desde que as coisas não dessem uma volta de 180º parecia possível começar a ouvir os motores em junho, ou num cenário menos otimista em julho. No início de julho tudo recomeçou, mas com muitas restrições…

Teto orçamental 145 milhões na F1

Depois de muito tempo de negociações, avanços e recuos, a F1 decidiu reduzir significativamente o valor que as equipas podem gastar sob o novo limite orçamental, que foi fixado nos 145 milhões de dólares, o ‘meio termo’ a que se chegou na sequência da pandemia do coronavírus.

Com a pandemia de coronavírus que se vive atualmente e o consequente problema da sustentabilidade da disciplina, foi possível saltar várias etapas e mesmo as estruturas mais renitentes, a Ferrari e a Red Bull, viram esvaziados os seus argumentos, não tendo outra solução do que contribuir também para a solução deste longo imbróglio. Ross Brawn assegurava que a intenção da F1 era implementar os novos regulamentos em 2022, e o novo teto orçamental já em 2021. E assim vai ser…

Carlos Sainz coroado o melhor de sempre

Com surpresa para muitos e justiça para tantos outros, Carlos Sainz foi escolhido pelos adeptos do WRC de todo o Mundo com o Melhor Piloto de Sempre na História do Mundial de Ralis, ‘batendo’ Sébastian Loeb na final, depois de um conjunto de eliminatórias em que os 20 melhores pilotos da história da modalidade se ‘defrontaram’ online. A meio de abril o wrc.com lançou uma votação online em que os adeptos poderiam escolher. O voto dos adeptos contou 40% resultado em cada confronto, os votos dos seis jornalistas especializados contaram 10% cada e dessa ponderação saiu o resultado final.

Algarve mantinha-se na rota da F1

Na F1, a época iria começar na Áustria, no dia 5 de julho, e Portugal fazia parte de um plano B de corridas que se podiam realizar caso fosse necessário. A competição planeava deslocar-se para a Ásia e as Américas, antes de terminar nos países do Golfo Pérsico com os GP do Bahrein e Abu Dhabi, em dezembro, mas a pandemia não deixou as as coisas seria muito diferentes. Nem Holanda, EUA Canadá ou Singapura. Hockenheim era possibilidade bem como Portugal e o AIA como prova de reserva.

Vettel deixa Ferrari

De repente, a Silly Season da Fórmula 1 ‘explodiu a meio de maio. Sebastian Vettel iria deixar a Ferrari no fim de 2020, para o substituir foi confirmado Carlos Sainz, que deixaria a McLaren, equipa que já tinha confirmado Daniel Ricciardo, que sairia da Renault. O que iria fazer Vettel, na altura não se sabia, mas rumou à ‘nova’ Aston Martin…

FPAK com plano para arrancar

No fim de maio, início de junho a FPAK continuava a reunir com os intervenientes das diversas disciplinas, o AutoSport teve acesso ao plano de contingência e as medidas planeada eram exigentes, mas permitiam perfeitamente que os ‘motores’ se fizessem ouvir novamente. Apesar da pandemia ainda estar numa fase em que o Governo e as autoridades de saúde não podiam arriscar demasiado na abertura das competições desportivas, já começava a ser possível traçar planos de médio prazo, e nesse contexto a FPAK continuava a fazer o seu trabalho de bastidores.

Morreu João Queiroz

Morreu João Queiroz, um habitual concorrente do Rally de Portugal Histórico e um nome forte do automobilismo português, especialmente na Regularidade Histórica onde era um dos seus mais destacados pilotos há longos anos.

Regresso com Plano de Contingência

Os políticos disseram de sua justiça e o desporto motorizado ficou pronto para ligar os motores. Havia um ‘mas’. Chamava-se Plano de Contingência e lá estavam expressas todas as medidas necessárias para que tudo avançasse. Não foi fácil, mas fez-se. Nesta altuira a meio de maio, a FPAK e os clubes trabalhavam para traçar o mapa definitivo do que iria ser a meia-época motorizada em Portugal. Houve muitas condicionantes, dificuldades logísticas acrescidas para os clubes, mas regra geral, lidaram bem com a questão, sabe-se agora…

Fórmula 1 prevista arrancar a 3/5 julho

Foi confirmado ainda em maio, a Fórmula 1 arrancar no fim de semana de 3/5 julho na Áustria, a primeira de duas corridas em semanas consecutivas no país. Foram conhecidas as primeiras oito corridas do calendário 2020, para já só a ‘temporada’ europeia. Não iria haver público nas bancadas, mas o espetáculo televisivo será o mesmo, com um pouquinho menos de emoção devido à falta de calor humano. A F1 foi confirmada até setembro, em Monza, Outubro logo se veria…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado