Denny Hulme: Melhor que o patrão

Por a 22 Abril 2023 16:30

Denny Hulme nasceu numa fazenda de produção de tabaco, algures na ilha sul da Nova Zelândia. O dono era o seu pai Alfred, um orgulhoso sobrevivente da Segunda Guerra, de onde trouxe uma Victoria Cross por heroísmo em combate aéreo sobre Creta, em 1941. Porém, ser plantador de tabaco nunca esteve no horizonte do jovem Hulme que depressa deixou a escola… mas para trabalhar numa oficina. Com esse trabalho, economizou o suficiente para comprar um MG TF, com o qual começou a correr em provas de rampa locais. E com tanto sucesso que, logo de seguida, passou para o volante de um Cooper-Climax, assinando sucessos que lhe permitiram ser escolhido para o projecto neozelandês de um piloto para a Europa.

Novelho continente, o seu primeiro emprego como mecânico foi lhe dado por um tal de Jack Brabham – e foi dessa forma que lançou as primeiras pedras para uma bem sucedida carreira no automobilismo mundial. De tal forma que, depois de ter corrido para a Abarth em Le Mans e Ken Tyrrell na F2, modalidade onde, com Brabham, dominou o Europeu em 1962 – Denny Hulme, ‘o Urso’, apelido que recebeu pelo seu perene mau feitio, ascendeu à F1.

Sempre com Jack Brabham, conquistou os primeiros pontos em 1965, fez a sua primeira temporada completa no ano seguinte e, em 1967, para desgosto de Brabham, bateu-o na corrida ao Mundial de F1. Depois, foi despedido e passou-se para a McLaren, onde correu até 1974. Piloto de alma e coração, Hulme perdeu a vida com um ataque cardíaco em 1992, naquela que era a sua prova preferida, os 1000 Km de Bathurst.

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rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Dava para escrever 2 ou 3 livros sobre a sua fantástica carreira, que incluiu a F. Indy, Protótipos e, claro, a Can-Am.

can-am
can-am
6 anos atrás

Foi uma grande figura .Parecia o avozinho do pelotão. Enfim era o tempo em que os pilotos pareciam homens feitos,,,e não lulús como agora !
Ganhou na F1 e ganhou ainda mais na Can Am…fora o resto !
Não era um super talentoso mas era um grande personagem.

ernie
ernie
6 anos atrás

Uma das mortes mais estranhas ao volante de um carro de corridas, recordo o acidente, se não estou em erro com um M3 E30 que foi saíndo gradualmente da pista até começar a raspar repetidamente no rail do lado esquerdo acabando por se imobilizar com relativamente poucos danos.

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