Ken Block quase testou um F1

Por a 3 Janeiro 2023 13:36

O mundo do automobilismo perdeu hoje uma das suas estrelas. Ken Block faleceu vítima de um acidente numa moto de neve e os fãs de corridas e de desporto motorizado lamentam a perda de um ícone do desporto.

Ficam para a história os momentos que Block proporcionou e os que não aconteceram. Como o teste com um F1 que quase aconteceu, numa história contada pelo autosport.com. Corria o ano de 2011 e a Pirelli tinha acabado de entrar no Grande Circo como fornecedora oficial de pneus. A marca italiana tinha uma relação próxima com Block e viu na estrela americana uma boa oportunidade de dar visibilidade à sua chegada à F1, numa altura em que a competição era mais cinzenta e menos entusiasmante do ponto de vista do marketing.

O carro escolhido foi o TF109 da Toyota, na altura com dois anos, que seria usado para a Pirelli desenvolver os seus pneus. E foi acertada uma data, com a Pirelli a planear um teste de três dias em Monza, em agosto de 2011. Nos dois primeiros dias de teste, Lucas di Grassi faria o trabalho de pneus, antes de entregar o carro a Ken Block no último dia.

A ideia seria Block experimentar as sensações de um F1 e, talvez fazer uma acrobacia ou outra. O problema surgiu quando se sentou no monolugar. Apesar de a sua altura não ser muito diferente da de outros pilotos, a Toyota tinha desenhado o carro para Jarno Trulli e Timo Glock, muito mais baixos do que Block, do alto do seu metro e oitenta e três. O problema estava nas pernas do americano que, por serem demasiado compridas, bloqueavam o movimento do volante. Foram tentadas várias soluções, sem sucesso e a Pirelli tentou encontrar outro carro de gerações passadas, mas também ser conseguir. O teste não aconteceu e perdeu-se assim uma oportunidade de tentar algo diferente.

Como curiosidade, na altura, a Pirelli teve dificuldades em arranjar um passe para Block no GP do Canadá, pois a F1 não considerava uma celebridade digna de ter acesso ao Grande Circo… outros tempos.

O teste não aconteceu, mas fica a história da primeira tentativa de apimentar a F1, por parte da Pirelli, com aquele que viria a ser um dos incontornáveis nomes do automobilismo. Block não testou um F1, mas fez história de outras formas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Descanse em paz.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado