Grande Prémio de Portugal Heineken de Fórmula 1: Dia de festa

Por a 20 Outubro 2020 17:21

Realiza-se no próximo fim de semana de 23 a 25 de outubro no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, o Grande Prémio de Portugal Heineken de Fórmula 1, evento que marca o regresso da disciplina a Portugal, volvidos 24 anos.

Finalmente, depois de tanto tempo de espera, está à porta o Grande Prémio de Portugal Heineken de Fórmula 1, evento que se realiza no próximo fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O último Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 realizou-se no Estoril a 22 de setembro em 1996, o próximo está agora agendado para 25 de outubro de 2020. São, portanto, 24 anos, um mês e três dias depois. 8.799 dias para sermos mais precisos.

Chegou a hora. O tão ansiado cumprir de sonho, de muita gente e acima de todos de Paulo Pinheiro (CEO do AIA), está à porta. Para trás ficaram três meses de intenso trabalho, e isto só falando depois da confirmação oficial da prova, em julho, porque antes já muito tinha sido feito no sentido de aproveitar a oportunidade e trazer a Fórmula 1 para o nosso país.

Três meses e um reasfaltamento depois, a pista do AIA está mais do que pronta para receber os melhores pilotos do mundo ‘motorizado’.

Se nada mais houver em sentido contrário, serão cerca de 27.500 as pessoas a comparecer num evento que vai marcar um fim de um ciclo. Se outro se inicia com a manutenção da F1 em Portugal é algo que mais tarde se verá. Fácil não será, mas a verdade é que no começo de 2020 ninguém imaginava que o mundo ficaria de pernas para o ar e nós seríamos um dos países em condições para acolher a F1.

Depois dos testes de dezembro de 2008 e janeiro de 2009, com a Ferrari, McLaren, Renault, Williams, Toyota e Toro Rosso, agora é a vez da totalidade do plantel rumar à pista de 4.6 km. Entre os pilotos que já rodaram no AIA em competição, estão Lewis Hamilton, o Campeão em título (testes F1), Sergio Pérez (GP2), Daniel Ricciardo (Renault 3.5/F3 inglesa), Valtteri Bottas (F3 inglesa). Alex Albon, Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi, George Russell e Lance Stroll correram ali na F3 em 2015. Max Verstappen esteve em Portimão recentemente e rodou num GT.

Mercedes favorita

Como se pode calcular, a Mercedes é super-favorita a vencer a corrida portuguesa, mas sendo esta uma pista nova para todos isso é uma enorme incógnita, e pode haver ali algum dado com que a Mercedes não “se entenda”. Seja como for, não é isso que tem sucedido, pois já existiram duas pistas ‘novas’ na F1 de 2020, Nurburgring (nunca a F1 híbrida lá correu antes) e Mugello (novidade absoluta para a F1) e a Mercedes dominou por completo ambas as corridas.

Até aqui, em 11 corridas, 10 vitórias da Mercedes, sete de Lewis Hamilton, duas de Valtteri Bottas e uma de Max Verstappen, em Silverstone. Portanto, tudo indica que será uma Mercedes a ganhar em Portimão e há um dado interessante. Se for Lewis Hamilton, baterá o recorde de triunfos que neste momento partilha com Michael Schumacher, 91.

Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Max Verstappen são em teoria os três pilotos a poder vencer no AIA, mas uma surpresa nunca é de descurar, pois a pista não perdoa erros, e se chover, algo que é um possibilidade. O IPMA dá 40% e o Accuweather 56% de probabilidade de chover. Mas ainda é cedo.

Para lá dos três da frente, o meio do pelotão está super-interessante, com quatro pilotos separados por 14 pontos: Por esta ordem, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Lando Norris e Alexander Albon. Nas equipas, seis pontos separam a Racing Point-BWT/Mercedes, McLaren-Renault e a Renault.

Aliado a isto, quem conhece bem a pista é de opinião que pode dar uma fabulosa corrida de F1, mas isso é algo que só vamos perceber, vendo.

Seja como for, vai fazer-se história já que, 24 anos depois do GP de Portugal de 1996, no Estoril, agora é a vez de Portimão e o vencedor dessa corrida do Estoril, David Coulthard, desta feita vai entregar o troféu. Aconteça o que acontecer, com ou sem público, vai fazer-se história no AIA. Se a história se vai repetir novamente, logo se verá…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado