GP Turquia F1: Porque Lando Norris foi penalizado e Lance Stroll não…
Lando Norris foi penalizado em cinco posições na grelha de partida para a corrida do Grande Prémio da Turquia de amanhã. Já Lance Stroll, em situação semelhante, não teve qualquer sanção por parte dos comissários. A razão é simples: no caso de Norris a situação era de bandeiras amarelas duplas e no caso de Stroll, apenas de bandeira amarela simples.
Vamos analisar as situações: No caso de Stroll, o seu companheiro de equipa, Sergio Pérez, saiu de pista e tal como nos diz o diretor de prova “o piloto deve reduzir a velocidade no sector. O piloto não está autorizado a ultrapassar, a não ser em caso de força maior”. Stroll, aos olhos dos comissários não ultrapassou ninguém e embora tenha melhorado o tempo, os comissários afirmaram que o piloto abrandou o suficiente através de análise da telemetria.
No caso de Norris, as bandeira amarelas que surgiram após o incidente de Nicholas Latifi foram bandeira amarelas duplas. Nas notas do diretor de corrida, nesta situação “os comissários têm de se certificar que qualquer piloto que cumpriu estes requisitos, deve ser claro que não tentou estabelecer um tempo de volta significativo, para efeitos práticos, isto significa que o piloto deve abandonar a volta”.
Não há indicação, por parte dos comissários, de que Norris não tenha abrandado o suficiente no local do incidente, mas o britânico melhorou o seu tempo, o que obviamente contraria a diretiva acima referida.
Isto significa que ele e McLaren ignoraram efetivamente as bandeiras amarelas duplas, o que traz consigo uma penalização de cinco lugares na grelha.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Neste caso, uma palhaçada. Compreende-se o regulamento. Agora nas condições em que a pista estava, todos os tempos eram maus e facilmente melhoráveis como se viu. Pelo que creio que a penalização é exagerada.
Este comentario que vou fazer custa me muito escrever e sei que o mundo do AS me cai em cima.
Mas o jules bianchi concorda com a penalizacao.
RIP Jules.
Percebo o seu ponto de vista mas, para mim, o que me fez lembrar do Bianchi, não foram os pilotos abrandarem pouco, mas sim o início do Q2.
E a direcção de corrida deu alguma explicação para o começo do Q2 com bandeira amarela, enquanto o carro do Latifi ainda estava a ser retirado?
Ora ai está um ponto que devia de ser verdadeiramente revisto e Kimi reparou nisso mesmo
Mesmo que desse alguma explicação seria sempre uma falha grave nos procedimentos de segurança!
A implementação das práticas e procedimentos segurança é exactamente para prevenir decisões decorrentes de pressões externas, erros de análise, atitudes precipitadas e outras…
Em caso de dúvida é “BY THE BOOK”, ponto!!!!!!!
E deram uma explicação: os comissários daquele posto, informaram a direcção de corrida que tudo estaria resolvido em tempo útil, o que, como vimos, não aconteceu.
Mais uma para o livro das palhaçadas da F1….
Concordo com as outras opiniões. Sempre fui adepto de “ou há moralidade ou comem todos”. Gostei do comentário que ouvi na Sky. Com as condições meteorológicas a variarem tanto e tão depressa, um piloto pode ter abrandado “o suficiente” e mesmo assim estabelecer uma volta mais rápida.
Mais uma intervenção do persistente comissário Dr. Pal Haço!
As penalizações foram justas, mas como sempre todos têm de se queixar de alguma coisa, ora é porque penalizam a mais, ora é por ser a menos. Mas acho que é porque queriam Stroll fora do caminho do Verstappen. lol
De resto acho bem mais grave a organização da corrida ter começado o Q2 com um carro ainda a ser retirado, com pista molhada, foi assim que Jules morreu.