GP Turquia F1: Lewis Hamilton vence e é Campeão do Mundo

Por a 15 Novembro 2020 11:56

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) venceu o GP da Turquia de Fórmula 1, na frente de Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) e Sebastian Vettel (Ferrari SF1000) que passou Charles Leclerc nos momentos finais da corrida. Com este resultado o piloto inglês assegura o seu sétimo título Mundial na F1. Que melhor forma de cumprir este marco da sua carreira, com esta corrida absolutamente extraordinária.

Se Hamilton ainda tinha alguma coisa a provar a alguém, chegar ao sétimo título com um triunfo com 31 segundos de avanço, depois de largar da sexta posição, e com os pneus intermédios completamente carecas, deve ser suficiente.

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) venceu uma corrida fabulosa, marcada pela chuva, que começou por ser dominada pelos dois Racing Point, mas que a pouco e pouco foi ‘virando’. Erros de Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) e Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) impediram-nos de obter melhores resultados, mas o destaque vai inteirinho para Lewis Hamilton que depois de um fim de semana muito difícil, fez uma corrida de trás para a frente e mesmo depois de ter parecido estar demasiado longe da frente, a verdade é que a 15 voltas do fim da corrida já estava em posição da vencer, o que aconteceu.

Nem sequer isso seria necessário, mas com mais este triunfo chancelou o seu sétimo título Mundial.

No absoluto pólo oposto este Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11), que foi dobrado pelo seu companheiro de equipa, numa espécie de atirar a toalha ao chão. Valtteri Bottas tinha que bater Hamilton por oito pontos para manter vivas as suas esperanças de ser campeão, mas por ficar em 14º após seis incidentes em pista, desde piões a pequenas saídas, passando logo pelo pião na primeira curva após a partida e depois de ser tocado por Esteban Ocon.

Lance Stroll (Racing Point RP20/Mercedes) não teve sorte com o seu segundo jogo de pneus intermédios, já que depois de liderar durante tanto tempo, quando trocou para os pneus intermédios começou a ‘andar para trás’. E bem para trás. Terminou em nono. Sergio Perez tinha assumido a liderança da corrida face ao companheiro de equipa, Lance Stroll, que rodou na frente durante grande parte da primeira metade da corrida. Mas o piloto de Racing Point começou a ter dificuldades com os seus pneus, quando a pista começou a secar, e cedeu a liderança para fazer uma paragem extra nas boxes. Foi aí que começou a perder posições…

Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) fez uma corrida mais consistente, mas não conseguiu segurar o Mercedes de Hamilton, conseguindo no entanto um fabuloso resultado para a sua equipa.

Apesar de alguns incidentes, Charles Leclerc (Ferrari SF1000), piões incluídos, fez uma boa corrida, mas acabou mal, ao ser passado por Vettel.

Charles Leclerc atacou Perez na luta pelo segundo lugar, na última volta, mas saiu largo na curva 12 e isso não só permitiu ao piloto da Racing Point voltar ao segundo lugar, como também abriu o caminho do pódio a Sebastian Vettel.

O duo da Red Bull chegou a estar em posição de lutar pela vitória, no início da corrida, mas ambos caíram bem para trás depois de fazerem piões. Max Verstappen fez uma pião enquanto tentava passar Sergio Perez, e Alex Albon fez o mesmo, um pouco mais tarde. Max Verstappen viria ainda a agravar o seu erro com um segundo pião, já na fase final da corrida.

Isso permitiu que Carlos Sainz conseguisse a posição à frente dos dois Red Bull. O espanhol este excelente, vindo do 15º lugar na grelha para terminar 0,505s atrás do seu futuro companheiro de equipa, no 5º lugar.

Lando Norris reclamou o oitavo lugar ao passar por Stroll, que nunca conseguiu recuperar a velocidade após a sua paragem extra nas boxes. Chegou em nono lugar, enquanto Daniel Ricciardo ficou com o último lugar pontuável, para a Renault.

Tal como o seu colega de equipa na McLaren, que fez uma boa corrida, Lando Norris terminou oitavo após ter arrancado do 16º lugar, concluindo a corrida à frente de Lance Stroll e Daniel Ricciardo, roubando pontos importantes à Renault e à Racing Point e logicamente, aumentando a contabilidade da McLaren. Atrás do australiano, em 11º ficou Esteban Ocon, a uma volta do vencedor, e na frente do AlphaTauri de Daniil Kvyat e Pierre Gasly, que terminaram em 12º e 13º, respetivamente.

No fim da tabela, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e o Williams de George Russell. Kevin Magnussen, Romain Grosjean, Nicholas Latifi e Antonio Giovinazzi não terminaram a corrida.

.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

63 comentários

  1. JCF

    15 Novembro, 2020 at 16:20

    Mais um recital de Lewis numa pista difícil e traiçoeira, grande Campeão. A peça atrás do volante que faz mesmo a diferença! Hamilton não erra, impressionante. Havia ali 2 ou 3 equipas com carros melhores que o Mercedes, com mais grip e onde os pneus funcionavam, Bottas que o diga. Ganhou o carro que tinha Lewis atrás do volante, esta vitória foi de PILOTO!

    • Cágado1

      15 Novembro, 2020 at 18:36

      Mesmo assim ainda teve um pequeno erro, teve uma saída de pista não provocada logo nas primeiras voltas, que lhe custou uma data de posições. Depois teve a calma, a inteligência e o kit de unhas para subir por ali acima.

  2. First Row

    15 Novembro, 2020 at 17:00

    Fica bem provado na corrida de hoje que o mal da F1 não é haver uma equipa melhor que as outras todas. O mal é haver uma equipa melhor que as outras todas onde ‘habita’ o melhor piloto do plantel. Foi aniquilante a diferença de Hamilton para Bottas e os últimos desempenhos deste último começam a não justificar a renovação. Ser tão rápido sem concretizar isso em corrida e como fazer 20 panquecas em 5 minutos e só uma ou duas saem boas. Verstappen foi também uma desilusão. Piloto rápido mas que incutiu demasiada agressividade à sua pilotagem nestas condições, revelando falta de paciência e de calma. Perez novamente a mostrar maturidade e que é ainda um valor na F1. Sainz muito bem assim como Albon desta feita. Já o Stroll não conseguiu gerir os acontecimentos e nesse particular acho que a equipa também errou a dada altura. Leclerc teve um fim de semana difícil mas acabou por dar a volta e não fosse o erro na última curva diria que foi excelente hoje. Vettel sim reapareceu e mostra ser um bom piloto à chuva. Boa corrida. Já a Renault é que desiludiu e muito e pode muito bem ter hipotecado aqui a luta pelo melhor dos outros, o terceiro posto. Nunca se adaptaram as condições de chuva e tanto Ricciardo como Ocon tiveram corrida muito apagada. A Alpha Tauri pautou-se pelo mesmo e após algumas boas corridas, hoje eclipsou-se.

  3. O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

    15 Novembro, 2020 at 19:01

    Tal como se previa foi uma excelente corrida!
    Hamilton fez uma das melhores corridas da sua carreira no dia em que vence novamente o campeonato do mundo. São sete campeonatos ganhos com carros legais e que cumpriam os regulamentos, o que também faz a diferença.
    Diferença que também é embaraçosa para o seu companheiro de equipa. Mete dó ver um carro tão bom como o Mercedes com um piloto tão vulgar como o Bottas.
    Perez já está no 4º lugar do campeonato e ainda não tem lugar para 2021…
    Venha a próxima!

    Cumprimentos

  4. [email protected]

    15 Novembro, 2020 at 19:08

    Quanto a mim Hamilton e Pérez os melhores. Estilos muito diferentes mas ambos exímios na chuva e gestão do carro.

  5. aguia25

    16 Novembro, 2020 at 1:37

    CAMPEÃO X 7️⃣.
    Grande vitória. Grande corrida. Grande campeão. Inesquecível. Que forma de arrecadar o 7th. Deslumbrante. Fenomenal. 🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🥇🥇🥇🥇🥇🥇🥇🥂🥂🥂🥂🥂🥂🥂

    É só! HEPTACAMPEÃO

  6. NOTEAM

    16 Novembro, 2020 at 9:04

    É altura de congratular o Hamilton e também a sua equipa por este feito brutal, que muito provavelmente não vai ficar por aqui. Olhando para a perfeita relação profissional entre o piloto e a restante equipa, estes números vão aumentar certamente. Foi também um murro muito bem dado na cara de algumas crianças que comentam por aqui, a todas aquelas fanáticas que de F1 percebem muito pouco, e que no sábado após a qualificação apareceram a disparatar em todos os sentidos, esquecendo-se que é no domingo que as contas se fazem. A corrida do Hamilton foi simplesmente magistral, “kit de unhas” aliado a uma leitura da corrida extremamente madura, resultou numa das melhores corridas da sua carreira. Uma bela forma de coroar este mais do que merecido título. Já aqui me tinha referido ao facto do Perez ser o abono de família da Racing Point, ontem voltou a ser igual a si mesmo, mais uma corrida épica, gestão dos pneus ao nível de poucos e um resultado mais do que justo para quem aparentemente vai ficar fora da modalidade em 2021. Um crime! O Vettel fez a sua melhor corrida enquanto piloto da Ferrari. Um arranque soberbo que o ajudou muito, mas acima de tudo, a capacidade para manter a solidez necessária ao longo da corrida para não cometer erros, nunca pareceu sequer perto de cometer o mais pequeno erro. Sempre focado e rápido, só assim manteve atrás de si o Max e o Hamilton a certa altura de corrida, ainda com o piso bastante molhado, acabou por herdar o pódio, mas já numa altura em que estava a ganhar tempo ao Perez e ao Leclerc, por tudo isso e mais alguma razão, este é um pódio brilhante e justíssimo para o Vettel. Em relação ao Leclerc, acho que a sua corrida absolutamente transcendente, fica marcada por aquele bloqueio a três curvas do final, perdeu um pódio que ficaria na história como uma das melhores performances algumas vez vistas em piso molhado, mas fica também a esperança de ver mais no futuro e a certeza de que estamos perante um miúdo com um talento e margem de progressão abismal. Não gostava também de ser duro com o Max. Ficou sempre a ideia de ser o mais rápido ao longo do fim de semana, especialmente com pneus para chuva intensa, mas depois de um arranque péssimo, ficou preso no comboio e aí faltou-lhe a frieza necessária para esperar pelo seu momento na corrida. Piões, jogos de pneus arruinados demasiado cedo, impediram um pódio fácil para o holandês, quem sabe até uma vitória, porque velocidade nunca lhe faltou. E o que dizer do Sainz? É um mal amado no geral, aqui porque é espanhol, porque tem uma ligação forte ao Alonso e como cereja no topo do bolo é filho de quem é, lá fora porque tem um talentoso companheiro de equipa inglês numa equipa histórica inglesa. A sua corrida fala por si, rápido, com eles bem no sítio e a frieza de um veterano. Tirando Bottas e Latifi, ambos com desempenhos para lá de fracos, não me parece que tenham existido destaques negativos, isto porque foi um de semana diferente do habitual, pista nova para a maioria dos pilotos, asfalto novo desastroso, sem grip mesmo com piso seco, imagino que tenha sido um desafio duríssimo para todos os pilotos. Foi uma corrida épica, ficam as memórias e acima de tudo mais um título justíssimo conquistado por um grande talento.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado