GP Portugal F1: 97ª vitória de Lewis Hamilton

Por a 2 Maio 2021 16:37

Uma corrida brilhantemente gerida por Lewis Hamilton (Mercedes), permitiu-lhe alcançar a sua segunda vitória da temporada, e também o segundo triunfo no Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, terminando à frente de Max Verstappen (Red Bull), enquanto o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, foi terceiro.

Desta forma, Hamilton alargou a liderança do campeonato para oito pontos. Lando Norris colocou o seu McLaren na quinta posição, atrás do segundo Red Bull, o de Sergio Pérez, mostrando que continua em boa forma. Fernando Alonso fez a sua melhor corrida desde que regressou à F1, com o oitavo lugar com Daniel Ricciardo nos pontos, depois de partir do 16º lugar da grelha. Lewis Hamilton é o primeiro piloto a repetir a vitória este ano.

O britânico até nem teve uma partida muito boa, mas com uma boa estratégia o #44 conseguiu ser mais forte que o holandês, e o seu companheiro de equipa. Kimi Raikkonen foi o único piloto a abandonar a prova, isto ainda na volta 2.

História da corrida

Carlos Sainz, Esteban Ocon, Lando Norris, Pierre Gasly, Sebastian Vettel, Lance Stroll e Kimi Raikkonen largaram para a corrida com pneus macios, de resto todos os pilotos tinham nos seus monolugares pneus médios.

Valtteri Bottas saiu da primeira posição da grelha de partida do GP de Portugal, com o seu colega de equipa Lewis Hamilton ao seu lado, tendo a Mercedes pela primeira vez esta época, os dois pilotos nas duas primeiras posições.

Boa largada de Carlos Sainz, que ultrapassou Sérgio Perez pela quarta posição e de Lando Norris que subiu ao 6º posto, tendo ultrapassado Esteban Ocon.

A primeira e única situação de Safety Car surgiu na segunda volta, com Raikkonen a partir a asa da frente do monolugar ao bater na traseira do monolugar do seu colega de equipa na reta da meta e foi assim o único desistente do GP de Portugal. O SC durou até à volta 6.

No recomeço, Bottas atrasou o pelotão até ao máximo e Hamilton perdeu a posição para Verstappen na travagem para a curva 1, já Norris ultrapassava Sainz e subia ao quarto posto. O espanhol perdeu também a posição para Pérez e teve de defender a posição aos ataques de Ocon e depois do colega de equipa Charles Leclerc.

Daniel Ricciardo estava em plena recuperação no inicio da corrida. Na volta 10 era já 11º. Verstappen começou a sua “caça” a Bottas por esta altura, mas uma perda momentânea de tração na última curva colocou o neerlandês em má posição, tendo sido apanhado por Hamilton. O britânico voltava ao lugar atrás de Bottas.

À volta 16, Norris perdeu a posição para Perez na reta da meta, já o seu colega de equipa ultrapassava Vettel e subia ao top 10. Na volta 20, Lewis Hamilton ganhou o terreno suficiente para entrar no espaço do DRS e conseguiu ultrapassar no final da reta da meta Bottas e ganhou imediatamente 1 segundo para o seu companheiro de equipa. Verstappen estava também ele a ganhar terreno a Bottas.

Carlos Sainz foi o primeiro piloto a abrir as hostilidades na paragem das boxes, com Yuki Tsunoda a seguir o exemplo do espanhol. Norris foi o piloto seguinte. Ocon e Tsunoda apostaram a sair para a pista com os pneus mais duros.

Na frente, Hamilton, Bottas, Verstappen e Perez estendiam o turno com pneus médios, parecendo que este composto era o melhor para o estado da pista a meio da corrida. Por esta altura, Lance Stroll (7º) ainda tinha os pneus macios instalados no Aston Martin e Daniel Ricciardo e Fernando Alonso ainda tinham também os médios desde a largada, ocupando o 5º e o 6º posto, respetivamente.

Verstappen foi o primeiro dos 4 primeiros a parar, trocando o composto médio pelo composto duro da Pirelli. Bottas respondeu na volta seguinte para trocar de pneus, também para o composto duro. Na primeira volta depois da paragem, Bottas perdeu tração e terreno para Verstappen, com o neerlandês a ultrapassar o finlandês na travagem para a curva 6, para assumir o segundo posto da classificação.

Hamilton recebeu instruções da equipa para colocar temperatura nos pneus duros após a sua paragem, possivelmente para não ter o mesmo problema que Bottas experimentou.

Stroll parou para trocar os pneus macios apenas na volta 40 da corrida, caindo para 14º com pneus médios. Alonso e Ricciardo foram os últimos pilotos a parar para troca de pneus, excetuando Perez, que continuava ainda com o mesmo jogo de pneus desde a partida e era líder da corrida.

Carlos Sainz (pneus de composto médio) perdia muito tempo para os pilotos que utilizavam pneus duros, com Ocon a ultrapassar o piloto da Ferrari, que descia para a 8º posto.

Sérgio Perez foi instruído na volta 45 que o seu turno timha de ser estendido em mais 10 voltas. O mexicano era líder da corrida na altura, ainda sem ter parado e tinha pouco mais de 5 segundo de vantagem para Hamilton e menos de 8 segundos para Verstappen, que seguia em terceiro.

NIkita Mazepin estava sob investigação por travar a ultrapassagem quando estava a ser dobrado por Sérgio Perez.

Na volta 51 Alonso ultrapassou Ricciardo na reta da meta, para assumir o 9º posto. Na mesma volta, Perez parou (finalmente) para trocar os pneus médios por pneus macios usados. Bottas conseguiu ganhar algum terreno a Verstappen e estava a menos de 2 segundos a 12 voltas do fim.

Nikita Mazepin foi penalizado com 5 segundo por ter desrespeitado as bandeiras azuis.

Bottas avisou a equipa que estava a perder potência, mas da box veio a confirmação que era um problema num sensor e que estava tudo bem com o Mercedes.

Logo à frente a Mercedes mandou Bottas para a box para trocar para pneus novos e tentar a volta mais rápida da corrida e com isso ganhar mais um ponto. A Red Bull fez o mesmo com Verstappen.

Verstappen fez a melhor volta na última volta da corrida, batendo a tentativa de Bottas, mas a sua marca foi apagado por ter ultrapassado os limites de pista, por isso o ponto extra vai para Bottas.

Carlos Sainz esteve a lutar com a degradação dos pneus médios no final da prova, tendo sido ultrapassado nas voltas finais por Alonso, Ricciardo e Pierre Gasly.

No fundo do pelotão é de ressalvar a luta entre Mick Schumacher e Nicholas Latifi, com o rookie alemão a conseguir terminar à frente do piloto da Williams.

Lewis Hamilton garantiu assim a 97ª vitória, tendo chegado a rodar no terceiro posto e conseguido ganhar posições até chegar à liderança e mostrar toda a sua capacidade em manter o ritmo certo conforme a corrida vai exigindo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Que grande corrida do N. Mazepin! E do Kimi!!! Kimi quase que fazia uma volta de olhos fechados! Recorde mundial!!! Vettel a mostrar a Stroll como se faz! Um desempenho imperial da AM. Sainz a perder para Gasly que é um piloto superior num carro superior. Sem hipóteses hoje. Leclerc a ser carregado pela Ferrari que se mostra completamente despida de princípios. Alonso numa péssima demostração. É espanhol e basta e os espanhóis são maus, têm um coração negro que palpita por baphomet. Enfim. O mais surpreendente nesta corrida foi o pódio. Coisa rara ver estes três juntos! No fim… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

O almoço hoje foi bem regado! 🙂 Tiro-lhe um negativo porque, apesar dos disparates, fez-me rir.

bemvindo
bemvindo
Reply to  Pity
2 anos atrás

Hahahahahaha…bota almoço nisso.!!!.bém…foi uma boa corrida.!.kkkkkk

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

😉

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Grande corrida mais uma desta temporada de 2021, à semelhança do ano de 2012! Com a Mclaren a regressar muito perto do topo da f1, com um carro muito competitivo, e uma RBR também com um motor e chassis muito competitivos! Grande vitória de Lewis Hamilton, foi mesmo no braço, este circuito assenta como uma perfeição à pilotagem do heptacampeão mundial, mais uma vez os ingleses a serem muito felizes em Portugal, no algarve em Portimão, região historicamente dominada pelos ingleses desde sempre para sempre! Corrida magistral, a provar toda a competividade do Mercedes em todo o fim de semana… Ler mais »

Pity
Pity
2 anos atrás

Começo a ser repetitiva, mas tem de ser. Excelente corrida, com muitas e boas lutas. Grande corrida de Hamilton, a mostrar porque tem sete títulos. Não dominou de fio a pavio, mas foi mestre nos momentos decisivos. Bottas, apesar do problema com o sensor, que é uma atenuante, a mostrar que lhe falta qualquer coisa para poder lutar por um título. Verstappen deu tudo, mas hoje não tinha o melhor carro. Pérez a mostrar que já se está a adaptar ao Red Bull. Norris muito bem e Ricciardo a fazer uma grande recuperação. Ocon bem e Alonso, tal como Ricciardo,… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Pity
kkk698
kkk698
Reply to  Pity
2 anos atrás

Concordo em pleno com o que diz. O próprio Hamilton humildemente disse se não tem sido um erro do Verstapen ia ser difícil. Que venha já o próximo GP, e que Verstapen não faça tantos erros tanto na qualificação como na corrida

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Temos um campeonato bem mais disputado este ano. Mais um belo par de ultrapassagens e uma boa luta entre dois grandes pilotos de seu nome Hamilton e Verstappen. Pena não ter durado até ao fim da corrida. Norris sempre batalhador a brilhar uma vez mais, e Leclerc, sempre consistente, a impor-se ao seu (bom) colega de equipa. Boas recuperações de Ricciardo e de Alonso, este último a conseguir mesmo ficar imediatamente atrás do seu jovem colega de equipa. E por falar, a Alpine-Renault parece estar agora a mostrar que tem carro para se chegar à frente. Desilusão o desempenho da… Ler mais »

*RPMS*™
2 anos atrás

Mas que excelente corrida! Muito bem Hamilton e Verstappen, fizeram ambos uma grande corrida e ganhou quem teve o melhor carro durante todo o fim de semana. De resto vejamos: Confirmações positivas: Norris com mais uma grande corrida e também Leclerc (este senhor é mesmo um valor seguro). Outras grandes performances: Ocon e Alonso, até doí ver até que ponto o espanhol calou quem ontem, após a qualificação, precipitou-se e festejou cedo demais…(Alonso a mostrar que há velhos campeões que podem regressar aos bons momentos). Desgostos: Vettel (mais uma corrida em que nem cheirou os pontos, mais um desempenhou ao nivel…do… Ler mais »

Rhoda
Rhoda
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Caso para dizer – muito bem escrito! 😉

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Toda a gente fala que foi uma excelente corrida. Mas o que eu vi foi mais do mesmo e poucas ultrapassagens, e os carros todos separados por muitos segundos. Depois do início a corrida tornou-se uma seca, nunca houve grandes lutas, o Hamilton foi à vida dele a Red Bull já foi, daqui para a frente ainda vai ser pior.

kkk698
kkk698
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Você deve ter uma bola de cristal

manuel moita
manuel moita
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Tambem achei uma chachada a corrida e uma realizaçao da treta no ano passado e la no local gostei bem mais e ainda dizem que na Tv e melhor e sim com uma boa realizaçao a de ontem nao gostei e mais uma vez o nabo ha ha ha ha do Hamilton deu a banhada ao tal super dotado mas que tem uma cabeça muito pequenina sai ao Pai

jo22101626
jo22101626
2 anos atrás

Uma corrida relativamente interessante, em que Hamilton demonstra que não está para brincadeiras. Verstappen por sua vez fez uma corrida boa também mas em que errou e contra Hamilton os erros pagam-se muito caro. Ainda estamos no início da época mas Verstappen já errou duas vezes e perdeu 14 pontos,talvez seja esta época que mude de ideias e que passe a achar que Hamilton ganha apenas pelo carro. Deixo uma palavra de desprezo pela RedBull e a palhaçada a que sujeitam os seus supostos segundos pilotos para tentar ajudar o seu menino, indescritível o que fizeram com Perez, o homem… Ler mais »

manuel moita
manuel moita
Reply to  jo22101626
2 anos atrás

Tem razao por isso acho que a RedBull nao vai a lado nenhum com um piloto sem cabeça nao e preciso so ser rapido falta mais qualquer coisa e isso ou nasce com a pessoa ou entao zero e preciso cabeça e o laranjinha ja mostrou que tem pouca

MurrayWalker
2 anos atrás

Habemus Campeonatus. A terceira boa corrida da época. A continuarmos assim, teremos aqui uma safra vintage. Por esta altura já sabemos que o título de pilotos se irá decidir entre Hamilton e Verstappen. O que temos de bom para o espetáculo, é que Mercedes e Redbull estão tão próximas, que as caracteristicas da pista, as temperaturas, as próximas evoluções e até um mau pit-stop. Podem fazer as coisas pender para um ou outro lado. Se Redbull e Mercedes estão próximas. O Max e o Lewis, estão muito à frente dos seus colegas de equipa. O que lhes permite brilhar a… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
GetInThe8Lewis
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

do mazepin e impossível não se falar mal, a caminho do pior de todos os tempos que passaram na f1, volta grosjean que por mim tas perdoado.

Pity
Pity
Reply to  GetInThe8Lewis
2 anos atrás

Pior de sempre, será exagero. Estou a lembrar-me de outros “artistas” que, quanto a mim, levam a palma ao russo. Yuji Ide, Giovanni Lavaggi (para falar só daqueles que vi correr).

*RPMS*™
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Concordo que a Mercedes e a RedBull estão realmente muito próximas. Óptimo para o espectáculo!
Talvez a ligeira vantagem da Mercedes seja mesmo ainda a nível de motor. Quer-me parecer que aquele motor Honda não está ao nível do motor alemão…

Cumprimentos

can-am
can-am
2 anos atrás

Donde se prova mais uma vez e para quem ainda tem duvidas, que o carro do Hamilton não tem nada a ver com o do Bottas. Apenas a forma é igual. Vitórias assim são, como o titulo duma célebre biografia do saudoso Mark Donohue, “unfair advantage”. Siga o circo.

GetInThe8Lewis
Reply to  can-am
2 anos atrás

donde é que tu saíste?
donde se vê que não é nada igual claramente é entre o volante e o assento.

can-am
can-am
Reply to  GetInThe8Lewis
2 anos atrás

Claro, e o pai natal mais as renas foram ao circo !

GetInThe8Lewis
Reply to  can-am
2 anos atrás

mas, já agora, donde é que viste que os carros dos dois são diferentes??

MurrayWalker
Reply to  can-am
2 anos atrás

É que nem sequer a forma é igual. Os patrocinadores concordaram todos que o espaço publicitário no carro do Hamilton, poderia ser mais pequeno, no intuito de poupar peso e assim dar uma vantagem extra ao piloto britânico.

Para além disso, é óbvio que a Pirelli faz os pneus à medida para o Hamilton. Utilizando borrachas especiais colhidas de seringueiras da Amazónia profunda.

Mas a grande, grande vantagem do Sir, é o peso político. Aqueles discursos políticos que ele faz dentro do carro, enquanto toca nos apex e encurta as travagens. Destroiem completamente os adversários.

Pity
Pity
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLL

manuel moita
manuel moita
Reply to  can-am
2 anos atrás

Acha mesmo entao como e que fez a pole trocaram de capacetes o problema e outro e fazer 60 voltas sempre concentrado e depois ser o melhor de sempre mas a muita dor de corno paciencia

Pity
Pity
Reply to  manuel moita
2 anos atrás

Um pouquinho de pontuação e acentuação, teria ajudado a ler melhor o seu comentário.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado