GP Mónaco F1: Sebastian Vettel imparável em ‘dobradinha’ Ferrari
A estratégia deu a Sebastian Vettel a sua terceira vitória da época no Mónaco. Isto porque o alemão rodou parte da corrida atrás de Kimi Raikkonen, que partira da ‘pole-position’ e liderou a prova até ao momento das paragens nas boxes. Nas voltas que Vettel ficou em pista o ritmo imposto foi suficiente para que regressasse à pista à frente do seu companheiro de equipa.
Com esta vitória Vettel aumentou a sua vantagem no campeonato, enquanto a Ferrari se assumiu também como líder no campeonato de construtores. Daniel Ricciardo terminou no lugar mais baixo do pódio, após ter conseguido suplantar Valtteri Bottas nas paragens nas boxes, já que até lá o finlandês da Mercedes rodou sempre atrás dos pilotos da Ferrari. Bottas teve mesmo de se contentar com o quarto posto, enquanto Max Verstappen também perdeu nos ‘pit-stops’ para o seu companheiro de equipa, descendo para o quinto posto.
A sexta posição de Carlos Sainz Jr vem ‘coroar’ um bom fim de semana do espanhol da Toro Rosso, que já tinha mostrado excelente andamento na qualificação, num contraste com a prestação dos pilotos da Force India, sobretudo de Sergio Perez, que não pontuou pela primeira vez. Muito por culpa do mexicano, que deu um ‘chega pra lá a Daniil Kvyat, estragando a corrida do russo da Toro Rosso.
Largando de 13º Lewis Hamilton fez o que podia para limitar os danos provocados pelos problemas sentidos na qualificação. Marcar o máximo de pontos era a palavra de ordem para o inglês da Mercedes, que conseguiu chegar ao sétimo lugar na sua recuperação, adotando a melhor estratégia que lhe era possível. Romain Grosjean marcou os pontos que a Haas esperava depois da boa qualificação do francês, mas o nono lugar Felipe Massa era mais do que a Williams estava à espera, depois das enorme dificuldades sentidas pela equipa na qualificação.
Destaque ainda para ainda para mais dois acidentes, o aparatoso capotanço de Pascal Werhlein, após colisão com Jenson Button em Portier, e a saída em frente de Stoffel Vandoorne em Saint Dévote, após toque de Sergio Perez.
Classificação
1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1h44m440,340s
2º Kimi Raikkonen (Ferrari) a 3m145s
3º Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault) a 3,745s
4º Valtteri Bottas (Mercedes) a 5,517s
5º Max Verstappen (Red Bull-Renault) a 6,199s
6º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) a 12,038s
7º Lewis Hamilton (Mercedes) a 15,801s
8º Romain Grosjean (Haas) a 18,150s
9º Felipe Massa (Williams) a 19,445s
10º Kevin Magnussen (Haas) a 21,443s
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Huaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Grannnnndeee recital de sono…
Como um artigo aqui de especialidade enunciava “Está bom e recomenda se”… Ok.
Venha a proxima corrida ou não! (what ever,no one cares)
Até lá felizmente para a semana temos ação séria em Mugelo Motogp…
Uma corrida com pouco história, um bocado secante até, mas assim é o Mónaco. O Vettel volta a ganhar e mais importante que isso começa a dar passos decisivos em direção ao título. Ao estar tão confortável, a Ferrari podia ter jogado pelo seguro e “oferecer” a vitória ao Kimi, no entanto na F1 quem joga pelo seguro raramente é feliz no final, por isso percebo a decisão estratégica que tomaram, o Vettel é mais rápido que o Kimi e é o verdadeiro ponta de lança da equipa na luta pelo título, qualquer ponto vale ouro. O Ricciardo foi outro… Ler mais »
Eu já sabia que iam andar por aqui uns alucinados à solta a dizer que o Kimi foi sabotado pela equipa. Nada de muito imprevisível, portanto.
Agora desculpem-me, mas vou ver o Nando na Indy 500. Acreditem ou não, estou a torcer por ele: afinal de contas, é o estatuto dos pilotos de F1 como melhores pilotos do planeta que está em causa.
Tem toda a razão. O Kimi ver as suas estratégias sabotadas pela equipa, é coisa que não passa pela cabeça de ninguém, até porque nunca aconteceu.
Cumprimentos do “Ernie dos Cogumelos”.
No seu caso não são cogumelos. São antolhos. Aqui no norte chamam-lhes “óculos de Penafiel”, mas acho que lá para o sul associam-nos com a Malveira.
Dá para ver que é muito viajado, mas não deve poder ir a Penafiel, porque deve ser lá muito mal amado. Eu por acaso gosto de ir à Malveira à 5ª Feira, dia de mercado, vendem lá cogumelos, quer que lhe mande alguns? Só para não ter que ir a Penafiel.
Não, bom apetite. Meta os cogumelos onde muito bem lhe aprouver.
Eu costumo salteá-los numa frigideira, mas já percebi que não gosta, porque lhe dão azia.
Grande corrida de Stroll que mostrou não saber arrefecer os pneus nem os travões. AMAZING.
Vettel imparável, ao contrário do Kimi, que a Ferrari parou no momento mais adequado em termos de estratégia… Do Vettel é claro.
Realmente a Ferrari evoluiu bastante, porque já nem precisa de dizer ao piloto para deixar passar o outro. Longe vão os tempos em que só faltava mostrar o painel com a mensagem: “sabemos onde vives”, ou então, “sabemos em que escola andam os teus filhos”.
Enfim, italianos!
E ainda o querem comparar a Ayrton Senna.
No seu 1* ano de F1 já era o protagonista do Mónaco com um carro, digamos, equivalente ao Renault de hoje. Para o 2*, com um carro, para ser amigável, equivalente ao RB de hoje, era já “o protagonista” de todas as provas mesmo com um motor mais guloso que os de ponta.
Factos.
Max é um flop
Não caia no erro de comparar Pilotos de gerações diferentes.
Já agora porquê? Não andam sempre a dizer na imprensa que é como o Senna, blá blá blá? Pois eu acho este puto um piloto de Playstation. O outro era piloto à moda antiga, dormia na garagem. Depois, chegou à Formula 1 com vinte e poucos anos e não a cheirar a leite, como este. Depois, vinha com vários títulos de campeão nas fórmulas de promoção e não defraudou expectativas. Este está muito longe de tudo isso. Depois o outro iniciou na Toleman, uma espécie de Sauber dos dias de hoje e o mimalho começou na Toro Rosso, tipo bebe-proveta,… Ler mais »
A sério ? Então explique lá aqui à gente, como é que essa espécie de “Sauber dos dias de hoje” acaba o campeonato de construtores de 1984 em 7º lugar, entre 17 equipas.
O motor HART turbo que equipava o Toleman de 1984, tinha “só” 750BHP e virava às 11.000rpm. Se até a nulidade do Teo Fabi conseguiu uma pole com este carro/motor, não me parece que fosse um carro assim tão mau.
Sim sou fã do Vettel congratulo o Vettel pela Vitória mas por favor a Ferrari devia ter vergonha preferiram tirar a Vitória ao raikonen.
Vergonhoso simplesmente vergonhoso
Não, não foi nada vergonhoso. O Kimi nunca conseguiu abrir uma boa vantagem no primeiro stint e o Vettel fez uma série de voltas em ritmo de qualificação antes de entrar nas boxes. Foi nestas voltas que ganhou a corrida. Depois de mudar os pneus foi embora do Kimi e construiu uma vantagem de 9 segundos. Depois do safety car, foi-se embora facilmente outra vez. Depois disto, ainda vai ter a coragem de dizer que o Kimi foi mais rápido?
E depois eu é que tenho antolhos.
Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos
Ferrari a entregar a vitória a Vettel, Kimi claramente o segundo piloto quer queira quer não. Ricciardo gigante, o homem do dia. Bottas fez o que pode com o seu monolugar inferior. Verstappen foi papado pelo companheiro de equipa. Sainz excelente resultado. Hamilton esteve em “damage control”, com o seu monolugar bem inferior até nem foi mau conseguir um 7º lugar tendo em conta que partiu de 14º. Os Haas e Massa a aproveitar tantos abandonos.
Agora quero ver quem diz que os Ferrari são inferiores aos Mercedes…
E acho engraçado que agora os mesmo personagens que se indignaram quando a Mercedes supostamente prejudicou o Bottas, agora vêm falar de “a ferrari tem de fazer jogo de equipa e beneficiar aquele que tem mais hipótese de lutar pelo campeonato”.
Engraçado como a opinião muda assim que muda a cor do carro. Já parece a história do dedo. 😉