GP Mónaco F1: Ferrari favorita para a pole-position

Por a 27 Maio 2022 19:59

Ficou claro, decorridos que estão os dois primeiros treinos livres que a Ferrari é favorita a alcançar a pole position, mas falta ainda um treino antes da qualificação e as coisas podem mudar. No ano passado, a Ferrari tinha o melhor ‘pacote’ no Mónaco – depois de ter lutado por performance nas corridas anteriores – mas não conseguiu converter isso num triunfo. Agora em 2022, chegam com um pacote-vencedor, e com base nos treinos livres de sexta-feira, mais uma vez, é a Ferrari favorita a assegurar a pole e provavelmente a vencer. Será diferente esta época ou a mesma coisa do ano passado?

O favorito é o piloto da ‘casa’, Charles Leclerc, que liderou o segundo treino, apenas 0,044s à frente do seu companheiro de equipa, Carlos Sainz, mas um impressionante 0,379s mais rápido que o Red Bull mais próximo, que teve o pacote mais rápido em cada uma das duas últimas provas, Miami e Barcelona.

Analisados os números à lupa, essa vantagem parece mais pequena, mas continua a ser uma vantagem que faz com que os homens da Scuderia sejam os favoritos, não só para a pole position, mas também para bloquear a fila da frente. Com a ultrapassagens complicadas em Monte Carlo, metade do trabalho poderia ficar feito, desde que sejam fiáveis, é claro, amanhã. Portanto, como se percebe, tantas conjeturas, mas todas suportadas num pressuposto que pode não acontecer.

Embora ambos os pilotos tenham admitido que os carros de 2022 eram mais difíceis de ‘domar’ no Mónaco do que os seus predecessores, ficou claro que o F1-75 é competitivo. O ritmo a longo prazo da F1-75 foi também o melhor, embora apenas 0,08s acima do da Red Bull.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
1 ano atrás

Foi uma 6ª feira rossa mas a Red Bull vai trabalhar de noite e a variável meteorologia pode influenciar pois no mínimo as temperaturas vão baixar muito. Um dado curioso para os especialistas e “especialistas”, o F1-75 foi o mais rápido nas 2 rectas mais longas, a das boxes e a do túnel. Mas pronto, se calhar é porque apresentaram um mapeamento mais agressivo. Eixo dianteiro mais preciso na FP2 = maior estabilidade na travagem, e os Pilelli com um comportamento + homogéneo em toda a volta = sainz jr ainda não voltou a sorrir mas pareceu + desanuviado (?)… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by jo baue
RedDevil
RedDevil
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Essa referência ao “mais rapido nas 2 rectas mais longas”… quer dizer o quê?
No Mónaco não existem “rectas”… muito menos “longas”… e uma delas (o túnel) é uma “curva” …
A velocidade que se atinge nestas “2 rectas longas” está mais condicionada pela velocidade e tracção na curva que antecede as ditas “rectas”… e pelos kW da PU…
O F75 é lento em “rectas longas”… e tem sido em todas… é só consultares os speed traps de todas as corridas até agora…

Patucho10
Patucho10
1 ano atrás

A diferença pode ser mínima ou até inferior , mas o importante mesmo é a Qualificação, porque com a primeira linha da mesma equipa e um bom arranque na corrida o 2° atrasa o 3° e claro o 1° afasta-se e controla a corrida.
Na minha opinião está mais emoção na qualificação que na corrida.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado