GP Mónaco F1: O que decidiu: Velocidade de Vettel ou tráfego que Raikkonen apanhou?

Por a 29 Maio 2017 18:38

Todos na Ferrari estão contentes com o fim de semana no Mónaco, mas um pouco menos Kimi Raikkonen. Tudo porque fez tudo bem o que tinha de fazer, a pole, o arranque, a primeira metade da corrida, mas depois Sebastian Vettel apareceu-lhe na frente. Estranho no mínimo.

No lado da Mercedes, Lewis Hamilton diz que o que aconteceu na Ferrari foi uma tática da equipa, mas Toto Wolff considera que foram apenas as circunstâncias da corrida que permitiram que Sebastian Vettel passasse para a frente. Mas vamos tentar perceber se foi estratégia ou as circunstâncias da prova.

Nas voltas antes das respetivas paragens, ambos os pilotos da Ferrari estavam a rodar em 1m17s ‘baixo’. Se virmos os tempos, reparamos que Raikkonen não teve uma quebra de ritmo e na volta 33, a antes da paragem, fez a sua volta mais rápida e manteve o seu colega de equipa a 1,2s. Após a corrida o finlandês confirmou que não tinha pedido a paragem, “fui chamado para entrar”.

A paragem de Raikkonen não foi das mais rápidas, mas também não foi lenta. Esteve 3,4s parado, mais 0,3s que o seu colega. Kimi voltou à pista logo atrás de Stoffel Vandoorne e de Pascal Wehrlein, que já tinham ‘levado’ uma volta de avanço e terá sido neste momento que Raikkonen perdeu a corrida.

Na volta 35 Kimi perdeu mais de três segundos para seu colega de equipa, uma paragem nas boxes, no Mónaco ‘custa’ à volta de 19 segundos. No final da volta 35 Vettel já tinha o tempo suficiente para ir às boxes e sair na frente. O alemão considerou que “a corrida não se decidiu na boxe, não diria isto. Mas sim na pista com os pneus velhos”.

De facto, Raikkonen, foi mas rápido com os super macios que Vettel fora com os ‘velhos’ ultra macios, na volta 36, mas já era tarde de mais, porque o tempo perdido por Raikkonen no tráfego na sua volta de saída já ‘dava’ a liderança à volta 35. Nas voltas 37 e 38, Vettel conseguiu as suas voltas mais rápidas, à volta do segundo 15. Mas Raikkonen nas voltas 38 e 39 também rodou no segundo 15.

No entanto o tempo da volta de entrada na box já tinha dado para passar. Vettel fez 1:32.673 enquanto Raikkonen fez 1:34.039. E Vettel saiu ‘confortavelmente’ à frente. A volta lenta atrás do tráfego, assim como a velocidade de Vettel já não serviram de muito, a corrida já estava decidida…

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Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

O que decidiu? O Marchionne.

ernie
ernie
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Marchionne não grama o Kimi. Isso junto à tradição da Ferrari em que tem um “garboso cavaleiro no seu cavallino rampante” e um “fiel escudeiro num jumento”, é a receita completa para grande parte dos “falhanços” do Kimi. É claro que nenhum dos 2 Ferrari é jumento este ano, mas a Ferrari sabe bem como baralhar as coisas, na altura de mandar os equídios ao ferrador (leia-se troca de pneus). Penso que Vettel só perdeu algum tempo nas primeiras voltas, para ajudar o Kimi a “cavar” alguma distancia para o terceiro, que rapidamente recuperou, porque também ele depois ficou com… Ler mais »

asfalto
asfalto
6 anos atrás

Parece que andava por ai muita gente com duvidas, agora ficam esclarecidos. Que saudades da Mclaren na frente com os seus dois carros. Vamos ter fé.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Sim, o KImi antes da paragem na 34ª fez na 33ª 1:17.34. Mas na anterior tinha feito 1:17.683. E já tinha feito antes 7 voltas abaixo do 1:17, sendo a sua melhor no 1ª stint: 1:16.429 à 12ª . Mas o que há que destacar é que a média dele no 1º stint com os US foi de 1:17.736, com pista livre á sua frente. O Vettel assim que apanhou tb pista livre fez 1:15.238 à 38ª com os já velhos US (38 voltas), tempo que o Kimi nem com os novos SS jamais igualou, com ou sem o tal… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Na volta 35, (a volta das dobragens) o Kimi perdeu 3.072 segundos, quando o Vettel saiu das boxes estava na frente a menos de 1 segundo, as contas são muito simples para quem quer ver.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  asfalto
6 anos atrás

O Bottas parou na v. 33, tinha 2,6 seg de vantagem sobre o Ricciardo. Este continuou e parou na v. 39. Saiu com uma vantagem de 8,024 seg. O clássico”overcut”. Sendo o Vettel mais rápido q o Kimi ( é só ver os tempos mal saiu o Kimi da frente) a Ferrari ia fazer o quê? Meter o Vettel e deixar na pista o Kimi q , por exemplo, estava a perder imenso tempo para o Ricciardo que já vinha a 6seg arriscando assim a sua posição, assim como a do alemão por overcut (veja-se o exemplo acima)? Muito provavelmente… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Vou-te deixar levar a bicicleta mas não encistas com ninguém dizendo as rodas que são quadradas.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Ah pois claro.
Ao fim de 2 dias não vi 1 só comentário dos críticos a indicar em concreto quando é que um e outro piloto da Ferrari deviam ter feito pit stop.

asfalto
asfalto
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Tá a custar, para ti e outros com dúvidas. Um submarino numa volta perde duas rodas, partindo do princípio que no céu não há árvores, quantos ossos tem um cão. Se não souber a resposta eu mais tarde digo. Vão pensando.

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Aqui o que está a custar a muita gente, nem é o facto de ter sido o Vettel a ganhar, pois se os papeis fossem invertidos, ou seja, Vettel fazer a pole e manter a posição no arranque, e depois ser chamado à boxe mais cedo que o companheiro, saindo no meio do tráfego, enquanto o colega saía à frente e com pista livre, também haveria choradeira por aqui. O que custa a muita gente é o facto de ter sido a FERRARI a ganhar, e de este ano, pelo menos para já, estar fortíssima. A grande dor de cotovelo… Ler mais »

elio
elio
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Tal e qual. Se assim fosse, teria muito provavelmente sido o Ricciardo a vencer a corrida.

E tudo isso por causa do Kimi que, no 1º stint, permitiu aos perseguidores anularem praticamente toda a desvantagem que tinham para os dois Ferrari. Não percebi se esse abrandamento se deveu a uma manifesta incapacidade em ultrapassar os retardatários ou se foi premeditado, vá-se lá saber com que propósito. mas poderia ter muito bem custado a vitória à Ferrari.

jmmendes
jmmendes
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Só uma pergunta….será que ninguem na Ferrari sabia que o Kimi ia ficar atrás dos Vandoorne e do Wehrlein depois de sair das box???..se não sabiam andam a dormir…ou não…

pokeralho46
pokeralho46
6 anos atrás

Até o “Toto Wolff considera que foram apenas as circunstâncias da corrida”, igual na Red Bull.

ernie
ernie
Reply to  pokeralho46
6 anos atrás

Claro! Toto Wolff mandou montar um rolamento de cambota comprado na loja chinês no motor novo do Hamilton na Malásia e praticamente entregou o título ao Rosberg (leia-se rato de navio), e o Horner também lixou um título ao Webber com uma estratégia errada, em beneficio do Vettel.
Como dizia minha Avó: – “Quem telhas de vidro, não deita pedras para o telhado dos outros”.

hlc
hlc
6 anos atrás

Bom, eu só quero dar os meus parabéns ao rodríguezbrm, que faz realmente análise dos GP’s com muita clareza. Os jornalistas do AS, neste caso particular do GP do Monaco, ainda não perceberam nada do que se passou, dos tempos por volta e com que tipo de pneus, etc. Enfim senhores jornalistas do AS, viram pelo menos a corrida? Em caso afirmativo, viram tempos por volta e circunstâncias? Se assim foi então o AS, não é isento nas abordagens que faz. Quanto a haver primeiros pilotos nas equipas ou não, leiam, sim leiam e não olhem apenas, para as declarações… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  hlc
6 anos atrás

Olá, hic, obrigado! E olhe, a pedido de tantas famílias fez-se hoje a vontade lol: o Kimi acaba de sair do relvado para o banco de suplentes primeiro que o Seb, no Juventus stadium onde estão a jogar futebol. Standing ovation. Abç

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

https://twitter.com/F1Rai/status/869664080541491200

A ver pelo video o Kimi nem joga assim tão mal, já o Vettel nem consegue dar um chuto na bola 😆 😆

RedDevil
RedDevil
6 anos atrás

Com tantos artigos sobre o assunto, ou o AS está à procura de clicks ou está alimentando as “alminhas perdidas” deste mundo… em qualquer dos casos, está atirando pela janela a sua seriedade e profissionalismo… O que transparece dos números (leia-se tempos por volta) é a maior rapidez do Vettel… e por uma margem bem larga… tanto que abriu 12s para o Raikkonen em 15 ou 20 voltas… O resto são “baforadas de fumo” para iludir alguns ressabiados… PS- não vejo tanto alvoroço quando acontece o mesmo na Mercedes … e já aconteceu por diversas vezes… vamos esperar por uma… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  RedDevil
6 anos atrás

Nem há alvoroço por ter acontecido exactamente o mesmo na Red Bull. Deve ser por causa do sorriso radioso do Ricciardo.

dsccard
dsccard
6 anos atrás

Mas afinal de que se queixa o kimi? Se ele no sábado após a qualificação disse que nada estava garantido! E umas das coisas que ele falou foi das ordens de equipa! Então porquê tanto falatório? E todos sabemos que em todas as equipas existem 1 e 2 ! Na ferrari não ia ser diferente! Quem está a lutar pelo o título?! E como a fiabilidade dos motores este ano está critica a dar a Vitória a quem está na luta por causa das penalizações que podem aparecer de uma hora para a outra! Então acho que não há motivo… Ler mais »

m3
m3
6 anos atrás

Eu nunca vi o Kimi com um semblante daqueles. Nao me admirava nada que antes da corrida, a equipa tivesse apontado uma estratégia em comum e depois a tivesse mudado. Mas teorias das conspirações à parte… chamava a atenção para o seguinte: Vamos imaginar que no primeiro lugar ia o Vettel e no segundo lugar ia um piloto da Mercedes por exemplo. A Ferrari deveria tentar adoptar a melhor estratégia que garantisse a permanência do Vettel no primeiro lugar após a 1a paragem, correto? Foi isso que aconteceu com o Kimi? Podemos falar e bem de tempos por volta dos… Ler mais »

hlc
hlc
Reply to  m3
6 anos atrás

Caro m3. A competência é como o dinheiro, nunca é demais. Quanto tempo ganhou Kimi para o melhor Mercedes até a paragem nas boxes? E o Vettel após a sua paragem? No início de corrida tinha a pista completamente livre à sua frente e mesmo assim não ganhou muito tempo a Bottas, certo? Qual era o problema nessa altura? Eu gosto muito do Kimi, em especial pela sua postura, mas já não tem o ritmo de corrida nem motivação que já demonstrou no passado. Em relação à cara de poucos amigos que demonstrou no final da corrida, onde está a… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

O que decidiu? Metê-lo no meio do tráfego para que não pudesse fazer voltas rápidas e assim entregar a vitória a Vettel. Só não vê quem não quer. Mas como foi na ferrari agora alguns já dizem que “ordens de equipa há em todas as equipas, só se fossem burros é que não davam preferência ao Vettel” entre outros blá blá blá.

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Aqui o que está a custar a muita gente, nem é o facto de ter sido o Vettel a ganhar, pois se os papeis fossem invertidos, ou seja, Vettel fazer a pole e manter a posição no arranque, e depois ser chamado à boxe mais cedo que o companheiro, saindo no meio do tráfego, enquanto o colega saía à frente e com pista livre, também haveria choradeira por aqui. O que custa a muita gente é o facto de ter sido a FERRARI a ganhar, e de este ano, pelo menos para já, estar fortíssima. A grande dor de cotovelo… Ler mais »

sidekick
sidekick
6 anos atrás

…«…»…!!!
Esta técnica de dispersão mediática repete-se até ao infinito…
Isto porque a pergunta que se impõe, e que ainda não vi expressa, é a seguinte: A Mercedes foi cano abaixo, ou ficou a dormir no quarto do hotel??…
Responda quem souber ou, se não souber, peça uma entrevista ao LH que ele vai responder da maneira que sabe: «a culpa é da Ferrari que dá ordens aos pilotos. Nós não…»

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