GP Mónaco F1: O que decidiu: Velocidade de Vettel ou tráfego que Raikkonen apanhou?

Por a 29 Maio 2017 18:38

Todos na Ferrari estão contentes com o fim de semana no Mónaco, mas um pouco menos Kimi Raikkonen. Tudo porque fez tudo bem o que tinha de fazer, a pole, o arranque, a primeira metade da corrida, mas depois Sebastian Vettel apareceu-lhe na frente. Estranho no mínimo.

No lado da Mercedes, Lewis Hamilton diz que o que aconteceu na Ferrari foi uma tática da equipa, mas Toto Wolff considera que foram apenas as circunstâncias da corrida que permitiram que Sebastian Vettel passasse para a frente. Mas vamos tentar perceber se foi estratégia ou as circunstâncias da prova.

Nas voltas antes das respetivas paragens, ambos os pilotos da Ferrari estavam a rodar em 1m17s ‘baixo’. Se virmos os tempos, reparamos que Raikkonen não teve uma quebra de ritmo e na volta 33, a antes da paragem, fez a sua volta mais rápida e manteve o seu colega de equipa a 1,2s. Após a corrida o finlandês confirmou que não tinha pedido a paragem, “fui chamado para entrar”.

A paragem de Raikkonen não foi das mais rápidas, mas também não foi lenta. Esteve 3,4s parado, mais 0,3s que o seu colega. Kimi voltou à pista logo atrás de Stoffel Vandoorne e de Pascal Wehrlein, que já tinham ‘levado’ uma volta de avanço e terá sido neste momento que Raikkonen perdeu a corrida.

Na volta 35 Kimi perdeu mais de três segundos para seu colega de equipa, uma paragem nas boxes, no Mónaco ‘custa’ à volta de 19 segundos. No final da volta 35 Vettel já tinha o tempo suficiente para ir às boxes e sair na frente. O alemão considerou que “a corrida não se decidiu na boxe, não diria isto. Mas sim na pista com os pneus velhos”.

De facto, Raikkonen, foi mas rápido com os super macios que Vettel fora com os ‘velhos’ ultra macios, na volta 36, mas já era tarde de mais, porque o tempo perdido por Raikkonen no tráfego na sua volta de saída já ‘dava’ a liderança à volta 35. Nas voltas 37 e 38, Vettel conseguiu as suas voltas mais rápidas, à volta do segundo 15. Mas Raikkonen nas voltas 38 e 39 também rodou no segundo 15.

No entanto o tempo da volta de entrada na box já tinha dado para passar. Vettel fez 1:32.673 enquanto Raikkonen fez 1:34.039. E Vettel saiu ‘confortavelmente’ à frente. A volta lenta atrás do tráfego, assim como a velocidade de Vettel já não serviram de muito, a corrida já estava decidida…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
69 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
6 anos atrás

Os jornalistas do AS apenas viram o que só os mais facciosos fãs do Vettel não conseguem ver! Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado