GP Mónaco F1: O que decidiu: Velocidade de Vettel ou tráfego que Raikkonen apanhou?

Por a 29 Maio 2017 18:38

Todos na Ferrari estão contentes com o fim de semana no Mónaco, mas um pouco menos Kimi Raikkonen. Tudo porque fez tudo bem o que tinha de fazer, a pole, o arranque, a primeira metade da corrida, mas depois Sebastian Vettel apareceu-lhe na frente. Estranho no mínimo.

No lado da Mercedes, Lewis Hamilton diz que o que aconteceu na Ferrari foi uma tática da equipa, mas Toto Wolff considera que foram apenas as circunstâncias da corrida que permitiram que Sebastian Vettel passasse para a frente. Mas vamos tentar perceber se foi estratégia ou as circunstâncias da prova.

Nas voltas antes das respetivas paragens, ambos os pilotos da Ferrari estavam a rodar em 1m17s ‘baixo’. Se virmos os tempos, reparamos que Raikkonen não teve uma quebra de ritmo e na volta 33, a antes da paragem, fez a sua volta mais rápida e manteve o seu colega de equipa a 1,2s. Após a corrida o finlandês confirmou que não tinha pedido a paragem, “fui chamado para entrar”.

A paragem de Raikkonen não foi das mais rápidas, mas também não foi lenta. Esteve 3,4s parado, mais 0,3s que o seu colega. Kimi voltou à pista logo atrás de Stoffel Vandoorne e de Pascal Wehrlein, que já tinham ‘levado’ uma volta de avanço e terá sido neste momento que Raikkonen perdeu a corrida.

Na volta 35 Kimi perdeu mais de três segundos para seu colega de equipa, uma paragem nas boxes, no Mónaco ‘custa’ à volta de 19 segundos. No final da volta 35 Vettel já tinha o tempo suficiente para ir às boxes e sair na frente. O alemão considerou que “a corrida não se decidiu na boxe, não diria isto. Mas sim na pista com os pneus velhos”.

De facto, Raikkonen, foi mas rápido com os super macios que Vettel fora com os ‘velhos’ ultra macios, na volta 36, mas já era tarde de mais, porque o tempo perdido por Raikkonen no tráfego na sua volta de saída já ‘dava’ a liderança à volta 35. Nas voltas 37 e 38, Vettel conseguiu as suas voltas mais rápidas, à volta do segundo 15. Mas Raikkonen nas voltas 38 e 39 também rodou no segundo 15.

No entanto o tempo da volta de entrada na box já tinha dado para passar. Vettel fez 1:32.673 enquanto Raikkonen fez 1:34.039. E Vettel saiu ‘confortavelmente’ à frente. A volta lenta atrás do tráfego, assim como a velocidade de Vettel já não serviram de muito, a corrida já estava decidida…

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pa06011751
pa06011751
6 anos atrás

Em resumo: Luca Cordero de Montezemelo …. e mais do mesmo!!!

ze-do-pipo
ze-do-pipo
6 anos atrás

Não diria “o que” decidiu, mas “quem” decidiu… Ferrari! E não se trata de teoria da conspiração, a verdade é que sempre, ou quase sempre, que isto acontece o piloto que sai a ganhar é aquele que vai à frente no campeonato. Tão simples como mandarem o kimi entrar sem o avisar umas quantas voltas antes, para ele ser impedido de retirar a restante performance daquele jogo de pneus, e já está!

dxico
dxico
6 anos atrás

Bom dia. Sou fã da Ferrari e do vettel e ate poderia concordar que foi uma estratégia de equipa, mas então sejamos justos. Não falemos apenas da Ferrari mas também da redbull, pois o max entrou primeiro que o ricciardo e aconteceu exatamente a mesma coisa, ficaram apeados com o tráfego. O ricciardo conseguiu fazer voltas rápidas antes do pit e quando saiu estava a frente do bottas e do Max.poderei ser suspeito, mas parece-me apenas q foi circunstância da corrida. Acredito q quem detesta a Ferrari que queria acreditar q foi propositado, mas ainda bem q o vattel passou… Ler mais »

ammc131178
ammc131178
6 anos atrás

Pelos comentários há muita gente a ver telenovelas a mais. O Kimi estava a perder tempo para o Bottas e Max há já algumas voltas, o Vettel mantinha-se entre 1 a 2s de distância. A vantagem do Kimi passou de quase 8s para menos de 3s. Isto não é ritmo de corrida superior, é estar a servir de tampão para todos, nada mais. Se alguém devia estar chateado, era o Kimi com ele próprio. Sempre foi vantajoso mandar os pilotos cedo às boxes no Mónaco, tanto que o Bottas e Max foram cedo (e não vejo a Mercedes e RB… Ler mais »

MVM
MVM
6 anos atrás

Nunca vou compreender o que fez o Sebastian Vettel de tão mau que ninguém o perdoe e não percam uma oportunidade para crucificá-lo. O Senna era uma besta ao volante (e não só ao volante, que o diga o Eddie Irvine), mas é endeusado por todos; o Michael Schumacher era igual ou pior e é, ao que parece, o piloto mais popular de sempre; o Nélson Piquet Sénior tinha a língua (e os modos) de uma peixeira, mas era idolatrado. Ms o Vettel, esse, parece mexer com a saúde mental de alguns comentaristas. É um piloto de qualidade excepcional e,… Ler mais »

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  MVM
6 anos atrás

O Vettel é um bom piloto mas tem a escola alemã (que provavelmente não é um exemplo de correcção).

MVM
MVM
Reply to  jaguar-r1
6 anos atrás

Você é um xenófobo, se realmente pensa assim. Por isso, desculpe lá mas a sua observação não me merece nenhum crédito.

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  MVM
6 anos atrás

Não, simplesmente prefiro pilotos correctos. Estilo Jenson e Kimi.
Mas os santos estão e sempre estarão no altar. Certas coisas são utopias e devem ser vistas como tal.

Simplesmente não consigo simpatizar com certas cenas, temos pena.

MVM
MVM
Reply to  jaguar-r1
6 anos atrás

Como não sei de que “cenas” e incorrecções está a falar, continuo a dizer que o que você sente é despeito por o seu favorito (seja lá quem ele for, não sei nem me interessa) não ter o mesmo sucesso. E disfarça esse sentimento mesquinho com a aparência de um princípio moral. E tem a arrogância de fazer uma condenação genérica de todo um povo – o que se chama xenofobia. O que você disse não é diferente de dizer que todos os muçulmanos são terroristas ou que todos os italianos são mafiosos. Mas por que tenho a sensação de… Ler mais »

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  MVM
6 anos atrás

Já percebi que é fã acérrimo de Vettel. A ponto de se tornar deselegante para quem o tentar contariar.

*RPMS*™
Reply to  jaguar-r1
6 anos atrás

Só você ainda não tinha reparado nisso. Cumprimentos

MVM
MVM
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Send in the clowns!

*RPMS*™
Reply to  MVM
6 anos atrás

E a “cena” de teres feito um post a anunciar que te ias embora daqui para depois voltares sem vergonha nenhuma? Quando é que falamos disso? Cumprimentos

elio
elio
Reply to  MVM
6 anos atrás

Este ódio de estimação aos pilotos Alemães, foi iniciado pelo Michael Schumacher que se borrifou para o estatuto do Senna e deu-lhe uma ensaboadela de cima a baixo nas pistas, o que deixou uma série de gente muito chateada. Principalmente Brasileiros (compreensível) e também muitos Portugueses impregnados de cultura Brasileira, graças às telenovelas e ao futebol, numa altura em que Portugal nada vencia (agarrando-se então aos sucessos do “irmão Brasileiro” como se fossem os da sua Nação). Quando abandonou a F1 no final de 2006 como heptacampeão mundial e já na fase descendente de uma longa carreira, o Michael Schumacher… Ler mais »

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  elio
6 anos atrás

Isto só pode ter sido escrito durante uma grande “borracheira”, vulgo bebedeira. Ou então durante um AVC ou Trombose, ou as duas juntas.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  elio
6 anos atrás

Ensaboadela de cima a baixo??
No ano de 1992 o carro do Senna não prestava para nada.
No ano de 1993 e com motores Ford cliente (contra os Ford fábrica da Benetton) o Senna ficou à frente do Schumacher e do Hill, e só não ganhou porque o Prost tinha um Super Williams.
No ano de 1994 foi o que aconteceu, foi um filme interrompido à meio. Mas já se sabe que o Schumacher venceu com um carro ilegal com suspensão activa e sem filtro de combustível.

*RPMS*™
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Deixa-o sonhar… No mundo real quando os adeptos, pilotos e ex-pilotos e imprensa especializada em automobilismo faz aquelas votações em que se escolhe o melhor piloto de todos os tempos, justamente, o Senna ganha sempre! Cumprimentos

*RPMS*™
Reply to  elio
6 anos atrás

Então o seu ressabiamento contra o Alonso vem dai, de ter batido o Schumacher! Melhor, de ter BATIDO (em letra bem grande) o Schumacher e te-lo impedido de se retirar campeão… Está explicado o seu complexo anti-Alonso. Cumprimentos

nuz18t
nuz18t
Reply to  MVM
6 anos atrás

Faz me lembrar a anedota do bebado e da feiosa! Tanta letra que nao compreendes o porque tanto alvoroco com o Vetel e no mesmo comentário faz a mesma coisa com outros pilotos, va se lá compreender!

MVM
MVM
Reply to  nuz18t
6 anos atrás

Que tal se abríssemos os manuais de português do ciclo e refrescássemos o nosso português? E – se não fosse pedir demais – que tal fazer um pouco de sentido?

nuz18t
nuz18t
Reply to  MVM
6 anos atrás

Pensando melhor a anedota nem se aplica ao teu comentário, é que tanto o problema do bebado como a tua hipocrisia tem cura! Trata da cabecinha rapaz! Vai ler uns livros de educacao moral! Nao critiques os outros e depois fazes a mesma coisa!

*RPMS*™
Reply to  nuz18t
6 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

2fast4u
2fast4u
6 anos atrás

Uma vitória no Mónaco é especial, e o Kimi até aqui nunca tinha tido uma oportunidade tão boa para ganhar uma corrida. Vettel parecia estar mais rápido que Kimi, apesar de achar que o Kimi estava a controlar o andamento, e no 2º stint baixou os braços com o que aconteceu. Independentemente de Vettel estar mais rápido, a decisão de entrada nas boxes deveria caber ao piloto da equipa que ia à frente, como fazem na Mercedes. Pelos vistos o Kimi foi chamado. A sua cara apesar de normalmente não apresentar emoções, acho que foi muito clara em relação ao… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  2fast4u
6 anos atrás

Está equivocado. A decisão de parar, pertence sempre à equipa, nunca ao piloto, em nenhuma equipa. O que acontece muitas vezes, é o piloto pedir para entrar, porque está em apuros com os pneus, mas a decisão é sempre da equipa.

2fast4u
2fast4u
Reply to  Pity
6 anos atrás

O que eu quis dizer foi que quem devia ter primazia na decisão era o piloto que vai à frente. Já se sabe que a equipa tem um papel importante nisso, tão importante que sabiam perfeitamente onde o Kimi ia entrar em pista depois de trocar os pneus. Se quiser entrar pela questão facilmente encontra exemplos em que os pilotos contrariam as decisões dos muros, ou dão informações que são importantes para o muro tomar decisões. Isto é sempre uma decisão conjunta, e é óbvio que o piloto confia na decisão da equipa, devido a toda a informação que tem.… Ler mais »

jaguar-r1
jaguar-r1
6 anos atrás

Ainda ninguém tocou num pormenor importante: o Kimi tinha acabado de ser pai pela segunda vez. Esta atitude da equipa demonstra que não passa de um mero segundo piloto a quem dão pouca importância (Barrichelo II).

Pity
Pity
Reply to  jaguar-r1
6 anos atrás

Eu vejo outro pormenor: atendendo a que o Vettel já usou quatro turbos em seis corridas, assim que tiver de usar um quinto, vai penalizar, portanto, tem de amealhar o maior número de pontos enquanto não penaliza.

elio
elio
Reply to  Pity
6 anos atrás

É a tal rotatividade de componentes, permitida pela regras.

Lá por a Ferrari ter mudado os turbos, não quer dizer que os substituídos estejam partidos ou tenham algum defeito. A Ferrari reutilizará posteriormente esses turbos já usados nos seus carros e fará a gestão desse componente, conforme o tipo de circuito (mais rápido ou mais lento), sem ser penalizada por isso.

Pity
Pity
Reply to  elio
6 anos atrás

Claro que sim, mal seria se não os reutilizassem. Mas acho esquisito, nunca li que outras equipas fizessem o mesmo (excepto uma certa equipa que já começou a penalizar…). O tempo dirá se é táctica ou necessidade. Espero que seja, de facto, táctica, caso contrário, poderá ser desastroso.

elio
elio
Reply to  Pity
6 anos atrás

Estamos a falar de coisas distintas. A Ferrari está a substituír os turbos por uma questão de gestão enquanto a McLaren, está a substituír vários componentes por avaria dos mesmos.

Pity
Pity
Reply to  elio
6 anos atrás

Eu sei que estamos a falar de coisas diferentes. A única justificação que eu encontro, é que o primeiro turbo tenha dado problemas, a Ferrari decidiu fazer alterações e depois usou os novos logo de seguida, para verificar se o problema tinha ficado resolvido. Estou a especular, mas, como disse, é a única justificação que encontro. E espero que não haja mesmo problemas de fiabilidade, não gostaria que o campeonato se decidisse pelo número de penalizações.

elio
elio
Reply to  Pity
6 anos atrás

Já agora, onde é que leu que o Vettel já vai no 4º turbo em 6 corridas ?

elio
elio
Reply to  Pity
6 anos atrás

Isso é mais um devaneio do “Barrete” Costa. Não há qualquer referência a isso em mais nenhum site da especialidade.

Pity
Pity
Reply to  elio
6 anos atrás
elio
elio
Reply to  Pity
6 anos atrás

Isso não é um site da especialidade, é apenas uma coluna de opinião de um jornalista. Mas não posso dar muito crédito a quem afirma que o responsável maior pelo SF70H é o James Allison, quando na realidade é 100% design da dupla Resta/Binotto.

Nos sites técnicos da especialidade, não achei qualquer referência a essa troca, mas admito que possam ter reutilizado uma das unidades turbo mais antigas no carro do Vettel para este GP do Mónaco, que não é exigente em termos de potência. Mas a penalização é só para componentes novos e não reutilizados.

Pity
Pity
Reply to  elio
6 anos atrás

Para encerrarmos este “bate-papo”, acredita mesmo que o Allison não tem nada a ver com este carro? Então o que é que ele esteve a fazer na Ferrari? A puxar o lustro ao carro de 2016? A jogar à batalha naval? A base é dele, os seguidores, apenas o desenvolveram, o que não foi pouco. Os carros de um ano, começam a ser desenhados com quase um ano de antecedência! Quanto ao site não ser da especialidade, o Lívio Oricchio é o jornalista de F1 mais conceituado no Brasil, acompanha no local todas as provas, como fazia o “nosso” Luís… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  jaguar-r1
6 anos atrás

E se for pai pela terceira vez passa à terceiro piloto.

tifosi
tifosi
6 anos atrás

Tanta especulação em torno desta corrida que não dá para entender. A Mercedes fez jogo de equipa à descarada no 5º GP do ano, na Rússia, e não se viu tanto aparato como agora. No mínimo perceptível. A Ferrari sempre foi, é, e sempre será o alvo a abater por todas as equipas. Mas nem ninguém viu jogo de equipa na corrida do Mónaco. Vimos dois pilotos a lutar pela vitória, com estratégias diferentes, da mesma maneira que Raikkonen entrou mais cedo, Bottas e Verstappen fizeram o mesmo. Vettel ficou em pista, para ver também o que fazia Ricciardo, rapidamente… Ler mais »

elio
elio
Reply to  tifosi
6 anos atrás

No site F1.com está uma boa explicação para o que aconteceu. E também como o 1º piloto da equipa a parar no Mónaco tem vantagem.

https://www.formula1.com/en/video/2017/5/Vettel_s_Monaco_win___did_Ferrari_strategy_gift_him_victory_.html

MVM
MVM
Reply to  elio
6 anos atrás

E nem com esta raiva toda o Kimi consegue evitar o BWOAH! lol

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
6 anos atrás

Aqui o que está a custar a muita gente, nem é o facto de ter sido o Vettel a ganhar, pois se os papeis fossem invertidos, ou seja, Vettel fazer a pole e manter a posição no arranque, e depois ser chamado à boxe mais cedo que o companheiro, saindo no meio do tráfego, enquanto o colega saía à frente e com pista livre, também haveria choradeira por aqui. O que custa a muita gente é o facto de ter sido a FERRARI a ganhar, e de este ano, pelo menos para já, estar fortíssima. A grande dor de cotovelo… Ler mais »

piquet
piquet
6 anos atrás

Para mim a questão é apenas uma! Sabia ou não a Ferrari que quando o Kimi fizesse o pitstop iria ficar bloqueado no tráfego? Sabia ou não? Porque se sabia fez de propósito, se não sabia, deveria saber. Para os críticos do Kimi, os que dizem que já não tem velocidade, blá blá blá, apenas vos digo isto: Lotus-Renault, regresso após 2-3 anos, 2 vitórias. Não é para todos. Deem-lhe um carro que esteja perfeito ou ao seu estilo e ele bate qualquer um. Ficou frustrado por não ganhar no Mónaco. Também eu ficava. Foi pai pela 2ª vez, fez… Ler mais »

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