GP Malásia F1: Hamilton dificilmente não chegará ao ‘tetra’
As contas do título ficaram piores para Sebastian Vettel, pois se estava a 28 pontos após Singapura, agora está a 34 e falta menos uma corrida, cinco, no total. É irónico que assim seja, mas é mesmo assim que a história se faz. Depois do que se viu em Spa e Monza, com duas vitórias claras da Mercedes, esperava-se que os dois Grandes Prémios, de Singapura e da Malásia fossem favoráveis à Ferrari e o que se viu nos treinos livres e qualificações foi isso mesmo. O pior foram as corridas.
Não porque a Ferrari não tivesse ritmo, mas simplesmente porque a Lei de Murphy por vezes aplica-se quando menos se espera e estes dois fins de semana de Singapura e da Malásia são um perfeito exemplo disso. Em, condições normais, estaríamos neste momento a destacar uma luta pelo título mundial completamente ao rubro, provavelmente com Vettel uns pontos, novamente, à frente de Hamilton, mas não é nada disso que sucede.
Depois de ter saído do GP da Hungria 14 pontos na frente de Hamilton, quatro Grandes Prémios depois, Vettel está 34 pontos atrás do seu adversário. Não era uma margem decisiva na Hungria, não é agora, mas com cinco corridas pela frente as probabilidades viraram por completo. De qualquer forma, tem que se tirar o chapéu à Ferrari, pois se havia dúvidas no início do ano, há muito que é claro. O Ferrari está ao nível do Mercedes, se não for melhor…
Mas números são números e estes dizem que Vettel, para ser campeão, ainda depende só de si. Se ganhar todas as corridas daqui até ao fim da época é campeão, mesmo que Hamilton seja sempre segundo. Ficaria 372-371.
Se Hamilton ganha mais uma corrida, mesmo com Vettel em segundo, pode ser sempre terceiro até ao fim, pressupondo triunfos de Vettel que será sempre campeão. E pronto, a partir daqui entraríamos num rol imenso de probabilidades e estes são apenas exemplos que ‘dizem’ uma coisa muito simples: Hamilton dificilmente não chegará ao ‘tetra’.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | Pts | ||
AUS | CHN | BHR | RUS | ESP | MCO | CAN | AZE | AUT | GBR | HUN | BEL | ITA | SGP | MYS | JPN | USA | MEX | BRA | ABD | |||
1. | L. HAMILTON | 18 | 25 | 18 | 12 | 25 | 6 | 25 | 10 | 12 | 25 | 12 | 25 | 25 | 25 | 18 | 25 | 15 | 15 | 15 | 15 | 281 |
2. | S. VETTEL | 25 | 18 | 25 | 18 | 18 | 25 | 12 | 12 | 18 | 6 | 25 | 18 | 15 | – | 12 | 18 | 25 | 25 | 25 | 25 | 247 |
3. | V. BOTTAS | 15 | 8 | 15 | 25 | – | 12 | 18 | 18 | 25 | 18 | 15 | 10 | 18 | 15 | 10 | 222 | |||||
4. | D. RICCIARDO | – | 12 | 10 | – | 15 | 15 | 15 | 25 | 15 | 10 | – | 15 | 12 | 18 | 15 | 177 | |||||
5. | RAIKKONEN | 12 | 10 | 12 | 15 | – | 18 | 6 | – | 10 | 15 | 18 | 12 | 10 | – | – | 138 | |||||
6. | VERSTAPPEN | 10 | 15 | – | 10 | – | 10 | – | – | – | 12 | 10 | – | 1 | – | 25 | 93 | |||||
7. | S. PEREZ | 6 | 2 | 6 | 8 | 12 | – | 10 | – | 6 | 2 | 4 | – | 2 | 10 | 8 | 76 | |||||
8. | E. OCON | 1 | 1 | 1 | 6 | 10 | – | 8 | 8 | 4 | 4 | 2 | 2 | 8 | 1 | 1 | 57 | |||||
9. | C. SAINZ | 4 | 6 | – | 1 | 6 | 8 | – | 4 | – | – | 6 | 1 | – | 12 | – | 48 | |||||
10. | HULKENBERG | – | – | 2 | 4 | 8 | – | 4 | – | – | 8 | – | 8 | – | – | – | 34 | |||||
11. | F. MASSA | 8 | – | 8 | 2 | – | 2 | – | – | 2 | 1 | – | 4 | 4 | – | 2 | 33 | |||||
12. | L. STROLL | – | – | – | – | – | – | 2 | 15 | 1 | – | – | – | 6 | 4 | 4 | 32 | |||||
13. | R. GROSJEAN | – | – | 4 | – | 1 | 4 | 1 | – | 8 | – | – | 6 | – | 2 | – | 26 | |||||
14. | VANDOORNE | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 1 | – | – | 6 | 6 | 13 | |||||
15. | MAGNUSSEN | – | 4 | – | – | – | 1 | – | 6 | – | – | – | – | – | – | – | 11 | |||||
16. | F. ALONSO | – | – | – | – | – | – | 2 | – | – | 8 | – | – | – | – | 10 | ||||||
17. | J. PALMER | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 8 | – | 8 | |||||
18. | P. WEHRLEIN | – | – | – | 4 | – | – | 1 | – | – | – | – | – | – | – | 5 | ||||||
19. | D. KVYAT | 2 | – | – | – | 2 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 4 | ||||||
20. | M. ERICSSON | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 0 | |||||
21. | GIOVINAZZI | – | – | 0 | ||||||||||||||||||
22. | P. GASLY | – | 0 |
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mas o facto é que nestes últimos 2 GPs a Ferrari só não os ganhou por manifesta falta de sorte. E se assim fosse o quadro mudaria totalmente de figura. A Mercedes veio abaixo de performance e só o saber e o braço do Hamilton …e o azar da Ferrari permitiram cavar esta vantagem. Se no próximo GP, no Japão, este quadro se mantiver, penso que o Vettell terá todas as hipóteses de ainda ganhar o titulo, e o Lewis terá motivos para se preocupar seriamente. Sim porque se eles já ganharam o mundial de construtores ( para a Mercedes… Ler mais »
Não vale meter os foguetes antes festa, pois ainda se corre risco de ir apanhar as canas!!!
Se continuar assim nas próximas corridas a RB no meio dos primeiros os pontos são recuperáveis até ao final, para não falar que azar que Vettel tem tido pode suceder o mesmo ao Hamilton e ficar td relançado novamente de uma corrida para outra.
É a Ferrari que se fala aqui. Uma das equipas mais mafiosas e incompetentes da F1, por isso… relax Mercedes, que está no papo… a dobradinha, se o Bottas acordar.
Não concordo, basta ter um acidente, um motor partido, um problema qualquer, uma penalização por mudar peças e fica apeado. E se acontecer a duas ou três corridas do final e a Ferrari nessas estiver forte, depois já não dá para recuperar.
E isto sem falar que a Ferrari em Singapura e Malásia esteve forte, que são duas pistas completamente diferentes, por isso nada impede de estar forte em todas as outras.
Não concordo, e não concordo principalmente porque a Ferrari tem neste momento um carro muito forte. A Mercedes precisa de reagir rapidamente, caso contrário é muito provável que o Vettel tenha algum ascendente sobre o Hamilton na fase final do campeonato, se juntarmos a isto um azar que afecte o Inglês e de repente temos o Vettel novamente colado á liderança. O Hamilton tem feito um trabalho soberbo, especialmente em traçados que não o têm beneficiado, mas na F1, sem carro não se fazem milagres, se a Mercedes for engolida pela Ferrari e Red Bull nesta fase final, podemos muito… Ler mais »