GP Japão F1: Lando Norris surpreendido com estratégia da McLaren

Por a 7 Abril 2024 12:01

Lando Norris diz ter sido apanhado de surpresa com a primeira paragem nas boxes ter acontecido tão cedo na corrida, não concordando totalmente com essa decisão da McLaren, salientando ser necessário discutir coletivamente todos os pormenores da corrida do Grande Prémio do Japão. 

A equipa britânica decidiu não trocar os pneus do MCL38 de Norris durante o período em que a corrida nipónica esteve suspensa, devido ao acidente de Alexander Albon e Daniel Ricciardo logo na primeira volta. O piloto manteve o terceiro lugar na fase inicial da corrida e já depois das primeiras trocas de pneus, quando seguia atrás de Charles Leclerc – que tinha levado o seu ‘stint’ com pneus médios mais além do que qualquer outro piloto e tinha perdido a aderência nas curvas Degner – Norris entrou na box atrás do seu adversário, com a decisão da McLaren em parar num ‘stint’ mais curto, com apenas 15 voltas no jogo de composto médio. Supostamente seria para defender a posição de um possível ataque de George Russell, mas Norris não ultrapassou Leclerc e ainda perdeu o posto na saída do pitlane para o britânico da Mercedes.

“Foi uma corrida difícil”, disse Norris à Sky. “Penso que, em comparação com aqueles que tinham melhor ritmo, em comparação com os Ferrari, não foi suficiente.Acho que tudo ficou mais ou menos na mesma linha em termos de Red Bull, Ferrari e nós, o que é uma pena. Não é muito bom quando se começa em terceiro e se recua. Senti que estava a travar uma batalha perdida contra esses pilotos, porque conseguem fazer muito mais, podem andar mais tempo e prolongar o ‘stint’ do pneu muito mais”.

Apesar de considerar que “é difícil lutar numa pista como esta” e que a McLaren fez tudo o que podia, conseguindo “o máximo de pontos para além destas duas equipas de topo”, Lando Norris admitiu estar “surpreendido por termos parado na boxe tão cedo. Porque isso colocou-nos em linha com o que a Ferrari fez, e cobrimos o George [Russell], o que eu achei que talvez não fosse necessário. Isto é algo que vamos discutir durante o briefing. Talvez uma discussão sobre se poderíamos ter feito um trabalho melhor para terminar em quarto. É sempre difícil tomar essas decisões na altura, nem sequer sabíamos que ele ia à box”. 

Mesmo assim, o piloto britânico insiste que “a Ferrari está claramente à frente”, até porque a McLaren não alterou o carro e por isso, “não há razão para estarmos à frente”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Patucho10
Patucho10
25 dias atrás

Claro que a equipa errou na estratégia, nunca podia parar naquela volta tinha que fazer no mínimo mais 3 a 5 voltas, até podia perder na mesma a posição para o Leclerc.
Após o GP do Japão ficou visível que a McLaren é a 3º força do pelotão, talvez mais forte em algumas pistas e outras menos forte em que vai lutar com Mercedes e Aston Martin. Mesmo sem atualizações no MCL38 acho que podem fazer uma boa corrida na China e USA e somar muitos pontos para a equipa.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado