GP Japão F1: Horner considera “um erro” do regulamento a atribuição da pontuação total

Por a 9 Outubro 2022 15:09

O facto de na curta corrida do Grande Prémio do Japão ter sido dada a totalidade da pontuação aos 10 primeiros classificados apanhou a maioria do paddock de surpresa, incluindo a equipa do vencedor da corrida e que, em resultado da pontuação ter sido atribuída na sua totalidade, fechou as contas do título mundial de pilotos, a Red Bull. Sobre a confusão gerada sobre o regulamento, revisto após a “corrida” do ano passado de Spa, Christian Horner admitiu que foram mal redigidas.

“Penso que é um erro que não foi incluído depois das questões em Spa no ano passado, que os regulamentos não foram obviamente melhorados”, disse o responsável da Red Bull, citado pelo Motorsport.com. “Tivemos a forte impressão de que apenas com 75% da corrida é que a pontuação total seria atribuída. Por isso, sentimos que nos ia faltar apenas um ponto, mas no final, a manobra de Checo sobre Charles fechou o campeonato para o Max. Assim, podemos ver a sua surpresa, a surpresa da equipa. Mas que surpresa maravilhosa”.

Horner revelou que tem poucas dúvidas de que as equipas vão levantar esta questão em discussão com a FIA, para tentar que a regra seja revista.

O chefe de equipa da McLaren, Andreas Seidl chamou a atenção para que as equipas e a FIA têm responsabilidade sobre esta lacuna encontrada hoje no regulamento, afirmando que “juntos temos de tentar fazer um trabalho melhor da próxima vez”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

É bom que seja o chefe da equipa interessada a falar assim, para que não digam que “se fosse outro piloto…” PS: costumo ver, no youtube, os comentários do site Grande Prémio, hoje não aguentei. Já a semana passada me irritaram, mas hoje estão demais. Desde a corrida que deveria ter sido antecipada uma hora, ou o recomeço que poderia ter sido meia hora antes, insurgiram-se com a investigação ao Gasly (na altura ainda não tinha saído a penalização), e voltaram a bater na tecla Colton Herta e já nem sei que mais. Foi um bater desalmadamente na FIA. Nalguns… Ler mais »

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  Pity
1 ano atrás

Teu desbafo faz todo o sentido e lógico…Estás á vontade…

Peter Parker
Peter Parker
1 ano atrás

Este tipo goza mesmo com todo o mundo… 😂 Fosse esta a última prova do campeonato, e que o Max precisasse desses 25 pontos pra ser campeão que ele mesmo antes da corrida acabar já estaria a espumar e a espernear por todo o lado… Como dizia o outro ali ao lado: “Porque no te callas?!” Fazias melhor figura de certeza, pois um talento nato como o Max não merecia mais este triste fim de época! Tomara que o seu tri-campeonato seja, finalmente, imaculado porque senão as próximas gerações daqui por uns anos irão vê-lo com uma certa desconfiança e… Ler mais »

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  Peter Parker
1 ano atrás

HOR será sempre um “asno”…

MC
MC
1 ano atrás

Horner apenas disse o óbvio, não tem pés nem cabeça fazer-se um regulamento em que os pontos são atribuídos em função da distância percorrida (estou inteiramente de acordo) mas depois há um ponto do regulamento desportivo que deita essa regra para o lixo se forem atingidas as 3 horas desde o início do evento, bastando nesse caso terem sido percorridas umas 3 voltinhas para se atribuírem os pontos na totalidade. Acredito que quer a RB quer as outras equipas acreditavam que iriam ser atribuídos os pontos correspondentes a uma corrida com mais de 50% e menos de 75% da distância… Ler mais »

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

CH tem razão, mas é Importante perceber que nesta coisa dos regulamentos é como o Tango onde são precisos 2 para o dançar. A F1 é a principal responsável, mas os Teams tem a sua quota parte de responsabilidade pois não o criticaram nem expuseram esta falha. Como disse o Andreas Seidel, cabe também as equipas trabalhar com a FIA para evitar erros destes.

MC
MC
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

É verdade, a responsabilidade não é apenas da FIA, exige-se que as equipas escrutinem os regulamentos de modo a não existirem ratoeiras que mais tarde surpreendam os próprios… será que os regulamentos são feitos e revistos após uma refeição bem regada?

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

A FIA é que é a entidade de gestão e tem este papel e responsabilidade de definir as regras como sua aplicação, óbvio que poderá e deve ouvir alguns feedbacks das equipas em algumas matérias… mas atenção que há matérias mais sensiveis que as equipas puxam para si e é preciso ter cuidado para não beneficiar ninguém… A FIA tem de ser transparente e conscisa e clara para que niguém venha chorar como O Horner que passa a vida como o Calimero o pior é com isso já ganhou um titulo indeviddamente , não foi o caso deste mas este… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Pedro Vasco
Pity
Pity
Reply to  iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

Ir buscar gente à Mercedes não é ser sujo, todas as equipas, numa ocasião ou noutra, vão contratar gente a outras equipas, é normal. A Mercedes tem gente vinda da Ferrari, a McLaren foi “pescar” à então Toro Rosso, a Aston Martin contratou na Red Bull, etc. É o mercado a funcionar.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Que fácil é parecer justo quando o campeonato já estava no bolso. O ano passado este mesmo Horner parecia querer mudar o regulamento quando lhe dava jeito e depois quando já não dava queria manter o que havia. Agora fala sobre uma não-questão, visto que Max se não fosse hoje, era na próxima corrida. Quero ver que dirá este mesmo Horner quando Max precisar dos pontos completos, será que nessa altura vai dizer que não atribuir os pontos na totalidade é um erro? hahahaha

Duvidoso
Duvidoso
1 ano atrás

🤔 Parece que que a própria FIA consegue estár mais interessada em dar-vos o campeonato o mais rapidamente possível. Algo que até a RedBull não se importava em esperar uma corrida mais. 🤦‍♂️ Eu diria que a Red Bull tem um problema de luxo… Bando de ladrões…. escondam mais esta nova falha, a do orçamento…. que feio….

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado