GP Japão F1: A pista é boa… vamos ver como será a corrida

Por a 9 Outubro 2019 16:24

A 17ª prova do Mundial de Fórmula 1 leva equipas e pilotos à Ásia, desta feita para Suzuka, casa do Grande Prémio do Japão. Suzuka nasceu como pista de testes da Honda, e até hoje é dos traçados que melhor fazem um ‘exame completo’ a qualquer carro.

O circuito desafia todos os principais aspetos do design e configuração dos carros em geral, Fórmula 1 em particular, e como é lógico, também expõe fraquezas. Neste contexto, talvez a Red Bull consiga fazer uma ‘gracinha’…

A eficiência aerodinâmica é crucial na primeira metade da volta, enquanto na segunda se dá mais ênfase à potência do motor, mas ainda assim não é nada fácil ultrapassar.

A pista contém uma distribuição incomum e uniforme de tipos de curvas, de baixas e altas velocidades. Para lidar com as severas cargas laterais transmitidas pelas repentinas mudanças de direção a alta velocidade em Suzuka, a Pirelli leva os seus três compostos mais duros para o Extremo Oriente.

Como se tornou comum, os pilotos estão a evitar o pneu mais duro, com apenas quatro deles a optar por um segundo conjunto. No outro extremo da escala, o pneu C3 (macio) é muito popular. Neste contexto, o duo da Mercedes tem oito ‘sets’ de pneus macios, a Renault e a Haas têm 10 sets, enquanto os restantes levam nove ‘sets’.

A vitória na Rússia aumentou a vantagem de Lewis Hamilton no Campeonato de Pilotos para 73 pontos sobre o companheiro de equipa, Valtteri Bottas.

Já a batalha atrás deles é intrigante, com as prestações de Charles Leclerc nas últimas quatro corridas a elevá-lo ao terceiro lugar, mas apenas três pontos à frente de Max Verstappen, piloto da Red Bull. Sebastian Vettel está 18 pontos atrás do holandês.

No meio do pelotão, Pierre Gasly ainda beneficia do facto de ter feito meia época com a Red Bull, mas Carlos Sainz (McLaren) já só está três pontos mais atrás. Desde eu foi para a Red Bull Alex Albon, tem pontuado bem em todas as corridas e está a aproximar-se rapidamente deste duo. Os restante rodam bem mais atrás.

Nos Construtores, a Mercedes tem agora uma vantagem de 162 pontos sobre a Ferrari. Se registarem mais 14 pontos que a Ferrari este fim de semana, serão virtuais campeões de Construtores.

No meio do pelotão, a McLaren reagiu bem ao bom resultado da Renault em Itália, mas desde aí os homens de Enstone afundaram-se e a McLaren tem agora 33 pontos de avanço. A cinco corrida do fim da época é significativo, tendo em conta que para lá do sexto lugar se pontua apenas um máximo de oito pontos para o melhor carro.

De resto, Toro Rosso, Racing Point e Alfa Romeo, têm-se alternado entre resultados melhores e piores, mas a Haas pontuou apenas uma vez nas últimas cinco corridas, e a Williams é o que se sabe.

De resto, vamos ver como o tufão vai afetar o fim de semana de Gradne Prémio.

Horário

Sexta-Feira, 11 Outubro

Treino livre 1 02:00 – 03:30

Treino livre 2 06:00 – 07:30

Sábado, 12 Outubro

Treino livre 3 04:00 – 05:00

Qualificação 07:00 – 08:00

Domingo, 13 Outubro

Corrida 06:10

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado