GP Japão de F1: Os grandes momentos icónicos de Suzuka

Por a 4 Abril 2024 12:21

A visita da Fórmula 1 ao Japão em 1989 foi um dos momentos mais dramáticos que já se assistiram na Fórmula 1, com os dois rivais na luta pelo título e companheiros de equipa da McLaren, Alain Prost e Ayrton Senna, a lutarem pela liderança.

O campeão mundial em título, Ayrton Senna entrou no fim de semana sabendo que precisava de vencer em Suzuka e no final da temporada em Adelaide para ter hipóteses de revalidar o título mundial, já que Alain Prost liderava com 16 pontos de avanço.

Largando da pole position, Senna ficou atrás de Prost quando as luzes se apagaram e passou as primeiras trocas de posições atrás por vários segundos, mas o equilíbrio de forças mudou à medida que a corrida se desenvolvia e uma batalha tensa formou-se.

Senna acabou por se aproximar o suficiente para tentar uma manobra sobre Prost, chegou ao outro carro da equipa na curva de alta velocidade à esquerda, após a 130R e ‘meteu’ por dentro na chicane, mas os dois carros acabaram por ficar parados e entrar em contacto.

Enquanto Prost foi eliminado no local, saiu do carro, Senna conseguiu continuar, depois de empurrado pelos Comissários, foi às boxes, colocaram-lhe uma nova asa dianteira e recuperou a liderança.

No entanto, depois de cruzar a linha para conquistar a vitória, os Comissários Desportivos – ou melhor, Jean-Marie Balestre – desclassificaram-no por ter falhado a chicane quando regressou à pista.

Fique com a história de Suzuka em dois actos!

GP do Japão de 1989: Suzuka, Acto I – A Injustiça

22 de Outubro de 1989, GP do Japão. Penúltima prova do Campeonato do Mundo, que é liderado por Prost, com 16 pontos de vantagem sobre Senna. Este fez a “pole”, mas foi lento na largada e deixou o francês ir para a frente da corrida, que chegou a liderar com mais de 5s de avanço até às trocas de pneus. Foi a partir daqui que Senna desferiu o seu ataque final. Pouco a pouco, a diferença entre ambos foi diminuindo e na 47ª volta, foi tempo do tudo ou nada: na travagem para a última chicane, os dois McLaren tocaram-se e ficaram parados, lado a lado. Prost apressou-se a sair do “cockpit”, convencido de que Senna iria fazer o mesmo – isso dar-lhe-ia de imediato o título. Só que Senna conseguiu convencer os comissários a retirá-lo do local, o que aproveitou para voltar a colocar o motor em funcionamento, reentrando na corrida. Na volta seguinte foi às boxes, trocou o “nariz” do McLaren e regressou, a tempo de conseguir passar o líder, Alessandro Nannini e ganhar a corrida. Só que, pouco depois do final da prova, Ayrton Senna foi logo desclassificado deliberadamente elo Presidente da FIA Jean-Marie Balestre, a “pedido” do seu amigo Alain Prost – que, depois de sair do McLaren, se apressou a subir à torre de controlo, onde a sua presença (ou a de qualquer outro piloto) não era permitida – que, desta forma, garantiu o título mundial. Para Ayrton, foi a Injustiça.

GP do Japão de 1990: Suzuka, Acto II, A Vingança

21 de Outubro de 1990, GP do Japão. O mesmo ‘cenário’ de 1989, incluindo a “pole” de Senna. Mas existiam duas diferenças importantes: era Senna quem liderava o campeonato e Prost já não era o seu colega de equipa, pois tinha-se passado para a Ferrari. Na partida, o Ferrari, colocado na melhor parte da pista – a que não estava suja… – largou melhor e chegou à primeira travagem ligeiramente na frente, mas com Senna logo atrás. O brasileiro tentou passar pela direita, sem sequer se preocupar em travar. O embate foi inevitável e os dois carros saíram aos piões para a escapatória, onde ficaram imobilizados. Sem se olharem, os dois pilotos deixaram os respetivos “cockpits” e saltaram para o lado de lá dos “rails”. Para Ayrton foi a Vingança: era campeão da mesma forma que o seu rival tinha sido 364 dias antes. Um ano mais tarde, perante uma plateia de estupefatos jornalistas, no fim-de-semana do GP da Austrália que encerrava a temporada, Senna abriu toda a alma e admitiu que a manobra tinha sido deliberada. Curiosamente, alguns dos presentes mostraram-se desiludidos e chocados com a revelação…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado