GP Itália F1, Lando Norris: “É uma regra estúpida…”
Lando Norris terminou o Grande Prémio da Itália na quarta posição, após ter rodado em terceiro antes da bandeira vermelha. No final, o piloto da McLaren foi bastante critico da regra que permite às equipas trocar de pneus numa situação de bandeira vermelha.
Durante a primeira parte do Grande Prémio da Itália, Lando Norris esteve na terceira posição, após aproveitar o mau arranque de Valtteri Bottas. Após o reinicio da corrida, o britânico ficou atrás de Pierre Gasly, Antonio Giovinazzi e de Lance Stroll, que aproveitou a bandeira vermelha para trocar de pneus.
À Sky Sports F1, Norris afirmou: “Não estou no pódio hoje porque o Stroll beneficiou de uma paragem de borla durante a bandeira vermelha, o que é uma regra muito estúpida. Por exemplo, o Gasly parou antes da bandeira vermelha, por isso, é justo. Mas para alguém que não tinha parado, ganhou 24s sem fazer por isso. O Pierre teve sorte, mas fez jogo limpo porque parou antes”.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
é a vida…
Se tivesse tirado partido da regra já não dizia nada.
Como se costuma dizer em bom português , abre a pestana
Se fosse contigo… berravas como uma “cabra desmamada”…
Não é uma questão de estar atento ou não… é apenas sorte…ou azar…
É uma regra estupida e que devia ser revista. Mas atualmente é assim a regra e temos de aceitar
De facto existem regras estúpidas (para bem do espectáculo, eu sei) mas com pouca ou nenhuma verdade desportiva. Um piloto esforça-se por ter 10 segs de avanço do segundo classificado, trabalha bem e a 3 ou 4 de 70 voltas entra o pace car e tudo pode mudar na ultima volta. Justo? Claro que não a não ser para quem vê a sorte cair-lhe no colinho!
Se ele tivesse ganho, já não falava nada acerca da regra… Agora o Stroll tem culpa de ter tido sorte?? Alguém sabia que iam existir bandeiras vermelhas?? Que comentário mais estúpido, pois a regra é igual para todos e certamente a McLaren também mexeu no carro do Norris para fazer alguma modificação e mesmo para colocar pneus novos durante a bandeira vermelha.
Os safety cars e as bandeiras vermelhas alteram sempre alguma coisa. Uns são beneficiados, outros prejudicados. Nada a fazer. Desta vez, o sortudo foi o Stroll, na próxima, pode ser ele o mais prejudicado e o Norris ou outro qualquer o beneficiado, faz parte das corridas.
Era muito fácil de resolver esse problema… boxes fechadas durante safety car ou bandeira vermelha…
Era uma solução, agora que não há reabastecimentos, mas acredito que nenhuma equipa quer isso.
“dura lex sed lex” (fica sempre muito bem umas palavrinhas em latim…)
Desculpem-me a intromissão mas acho que o rapaz tem razão. Uma paragem para mudar pneus representa uma perda de tempo na ordem dos 20 a 30 segundos. Ora, uma bandeira vermelha altera o rimo da corrida mas não devia permitir mudanças de pneus, porque, conforme mencionado, vai beneficiar os pilotos que, em tempo real de corrida, não pararam. Sei que é uma regra, e que deve ser respeitada por todos. Porém, as regras devem ser alteradas ou anuladas sempre que se encontrem aspectos que não obedecem a critérios de equidade. A sorte, ou a falta dela, não deve ser justificação… Ler mais »
Na minha opinião, o espírito dessa regra é que após uma bandeira vermelha é outra corrida. A reclamação do norris não procede, pois foram feitos ajustes nas asas dele, não lembro se colocaram um jogo de pneus novos. Não vejo a necessidade de rever essa regra, já que todas as equipes verificaram e modificaram a aerodinâmica, trocaram bicos (quando estes estavam com pequenos danos), ou seja, se prepararam como se fosse iniciar uma outra corrida. A única modificação que não puderam fazer face às novas regras foi modificar o mapeamento do motor. Quanto ao mapeamento, pode-se montar um sistema mecânico,… Ler mais »