GP Itália de Fórmula 1: É desta que Max Verstappen bate a Mercedes em Monza?

Por a 9 Setembro 2021 16:22

Max Verstappen chega a Monza com duas poles e vitórias nas duas últimas corridas em Spa e Zandvoort. Mas é justo dizer que Verstappen tem um mau historial de qualificação em Monza. Para além de um bom segundo lugar à chuva em 2017 (mais tarde caiu para 13º após as penalizações devido à troca de motor), não arrancou melhor do que o quinto lugar aqui. Max Verstappen chegou mesmo a ser derrotado em ritmo puro por um Racing Point, e um McLaren no ano passado.

Já o seu principal rival na corrida pelo título, Lewis Hamilton, tem um recorde de qualificação fortemente contrastante em Monza, com sete poles. Isso deve-se em parte à forma como a filosofia da Mercedes de ‘baixo atrito’ funciona numa pista que recompensa esse ‘baixo atrito’ e a potência do motor, acima de tudo.

No entanto, já vimos Max Verstappen e o Red Bull de 2021 bater a Mercedes nos seus bastiões, por exemplo, Paul Ricard e Silverstone, este ano – por isso o holandês continua a ser um favorito para a qualificação, até mesmo a imaginar as suas próprias hipóteses, como disse à imprensa em Zandvoort: “Naturalmente [Monza] não tem sido a nossa melhor pista do calendário nos últimos anos, mas é claro, sei que este ano somos mais competitivos em geral em todo o lado… Só precisamos de apanhar os detalhes e depois tenho a certeza que podemos ser competitivos”.

Contudo, convém lembrar que temos o novo formato Sprint Qualificação de F1 a regressar este fim-de-semana, quem for mais rápido na qualificação de sexta-feira começará na frente para a corrida Sprint de F1 de sábado, e a grelha é decidida pelo resultado da mini corrida de sábado.

Valtteri Bottas chegou a 0,069s da pole de Hamilton aqui no ano passado, e terá todo o interesse em ter um forte desempenho este fim-de-semana naquele que é o seu último Grande Prémio de Itália com a Mercedes.

Sergio Perez, entretanto, teve algumas fortes performances de qualificação em Monza, quarto no ano passado pela Racing Point. E embora a primeira pole position do mexicano neste fim-de-semana fosse uma surpresa, vai querer estar mais perto do seu companheiro de equipa do que tem estado em corridas recentes, não tendo agora começado nos três primeiros desde o Grande Prémio da Áustria.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Sim, tendo em conta a vantagem que tem no carro, soube recentemente que durante o Q3 no gp da Holanda Max teve problemas com o DRS, que abria só 20% nas rectas. 20%. O que significa que o carro mesmo com mais downforce e menos 80% de DRS ficou na frente dos Mercedes. Tudo dito sobre quem tem o melhor carro este ano. Monza vai ser mais uma vitória RB.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Mas calma porque o circuito da Holanda não tem nada a ver com Monza, veja-se o exemplo da McLaren que não se encontrou durante todo o fim de semana na Holanda, faltou performance, performance que a Red Bull sempre teve neste tipo de circuitos, e o Toto Wolff referiu que não estavam a altura de acompanhar o ritmo da Red Bull https://motorsport.uol.com.br/f1/news/f1-mercedes-enfrenta-dificuldade-estranha-na-inclinada-curva-3-de-zandvoort/6660991/
Agora este circuito de Monza é pura velocidade, e nesse campo acho que a Mercedes vai superar a Red Bull, e o Hamilton vai ganhar o GP de Monza

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado