GP Hungria F1: ‘Questão de honra’ de Hamilton pode-lhe sair caro

Por a 31 Julho 2017 12:50

Christian Horner considera que a decisão de Lewis Hamilton de honrar o compromisso com Valtteri Bottas e devolver-lhe a segunda posição no caso de não conseguir ultrapassar os Ferrari no Grande Prémio da Hungria pode vir a custar-lhe o campeonato. O diretor da Red Bull Racing questiona essa decisão, que deixa Hamilton a 14 pontos de Sebastian Vettel antes da pausa de verão.

“Foi uma decisão que nos custou três pontos no campeonato, e estamos perfeitamente conscientes disso. Mas mantemos-nos coerentes com o que dizemos e se as consequências forem perdermos o campeonato, então iremos assumi-las”, afirmou Toto Wolff após a corrida. Algo que Hamilton não contrariou: “Se perder o campeonato não sei o que direi, mas quero ganhar da forma certa”.

Horner considera a atitude da Mercedes um erro: “Fizemos o mesmo no Mónaco há dois anos. Mas depois falamos sobre o título e tudo mudou um pouco. Olhando para a Mercedes é claro que o líder é Hamilton e na mesma altura tem de se escolher em quem se aposta”. Contudo Niki Lauda diz que a Mercedes sempre teve uma política aberta de não impor ‘ordens de equipa’: “Sempre deixámos os nossos pilotos correr livremente. Aqui não há ordens de equipa e isso está absolutamente certo”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
paulo-fernandes-43
paulo-fernandes-43
6 anos atrás

A decisão não foi do Hamilton, pelas comunicações via rádio percebeu-se que essa era uma condição para o Toto Wolf dar ordem ao Bottas para deixar passar o Hamilton, fazendo-lhe mesmo um ultimato mais tarde de que tinha 5 voltas para passar o Raikkonen ou teria que devolver o lugar ao Bottas. Tendo ele concordado o que é que era suposto fazer, faltar com a sua palavra?

rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

A poucas curvas do fim ( mais de 5 voltas depois) foi lembrado via rádio ao Hamilton que o Bottas deveria passá-lo.

— Niki Lauda e Toto Wolff o quê? Alguém me decifra estas imagens ( não me refiro ao pai quase a chorar como o filho no fim)?

https://www.youtube.com/watch?v=AurfDcOHQQA

MVM
MVM
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Digamos que a decisão de devolver o lugar não foi consensual. Será que estes dois ainda se vão desentender? Daria uma novela interessante para a ‘silly season’!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Já quando Bottas cedeu a posição ao Hamilton, viu-se um replay de Lauda a gesticular como se não tivesse gostado da ideia. E percebe-se, ele é um piloto de corridas e quer é ver lutas em pista.

rc
rc
6 anos atrás

Simples devolução de uma manobra anterior, nada mais. Impossível de acontecer nos anos de outra convivência…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  rc
6 anos atrás

Nos anos de outra convivência tinham o melhor carro e dominavam de fio a pavio, logo não era necessário jogo de equipa porque a luta no mundial de pilotos era somente entre os pilotos da Mercedes. Logo é mais que óbvio que ninguém tem de ceder posição nenhuma. Já neste caso, num campeonato de construtores (e pilotos) tão renhido, se um monolugar está mais rápido e eles vêm que está a ser prejudicado pelo outro que vai na frente, então eles têm de tomar a decisão de o “soltar” para que esse vá buscar os da frente. É claro que… Ler mais »

neno
neno
6 anos atrás

Mas o que é que o bebe chorão da red bull tem a ver com isto? Melhor seria por nos trilhos o frangote do verstapen, que anda a fazer montes e montes.

ernie
ernie
6 anos atrás

Continuo a elevar a postura da Mercedes em relação aos pilotos. No entanto, acho que este tipo de coisas não deveriam acontecer, apesar de neste caso não terem recorrido (nem podiam) a rolamentos de cambota marados como em 2016… A verdade, é que Hamilton se vencer o campeonato, dependerá apenas de si próprio, enquanto Vettel, sendo piloto Ferrari, poderá sempre agradecer ás excelentes estratégias de corrida, que a equipa adopta não para o pôr na frente, mas sim para pôr Raikkonen atrás dele, que até envolvem um contrato por mais um ano, coisa que o Kimi até merece, mas não… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  ernie
6 anos atrás

A postura da Mercedes para nós espetadores foi apenas assim assim. Se por um lado permitiram a ultrapassagem e a devolução da mesma, mantendo a igualdade entre os pilotos. Por outro lado não os deixaram correr entre si. Porque o Hamilton no fim de ter proposto à equipa a troca de posições, diz o que me parece ser “Or let me know if i can race Bottas”. Portanto no entender do Hamilton, ou permitiam a troca de posições, ou deixavam-no correr livremente contra o Bottas. A equipa jogou pelo seguro e não os deixou correr entre si. Tendo em conta… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MurrayWalker
6 anos atrás

Eu não vejo isso tanto dessa maneira. A equipa não tomou a “decisão de não os deixar correr entre si”, porque isso poderia privar Hamilton de pelo menos conseguir o 2º lugar, porque lutar com Bottas significava perder os pneus mais à frente, ora isso é uma estupidez se são uma equipa, não? A telemetria mostrava que Hamilton estava mais rápido, mas nesta pista, tal como aconteceu a Raikkonen com Vettel e Hamilton com Raikkonen, podes chegar rápido, mas ultrapassar… Entras no 1,5s de distância e começas a perder a frente e depois aproximar-se mais que isso fica bem mais… Ler mais »

jo22101626
jo22101626
Reply to  ernie
6 anos atrás

Nessa Frase em que diz que Hamilton se vencer dependerá de si próprio e o Vettel depende da estratégia trocou os nomes dos pilotos

ernie
ernie
Reply to  jo22101626
6 anos atrás

A sério?! Olhe que todos sabemos que na Ferrari é que sempre existiu um candidato por avanço. Uma espécie de Don Quixote e Sancho Pança… Um cavaleiro e o seu fiel escudeiro. Um verdadeiro fan da Ferrari, devia saber isso. Vá, tire lá os esqueletos do armário e assuma-se. Olhe que eu ando por aqui desde finais dos 60, e a coisa nunca foi diferente no que toca à Ferrari. Mas até gostava que a Ferrari fosse campeã este ano. O que eu gosto mais, é de boas corridas, e tenho consciência que para termos pica, é preciso que a… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Epá… Ainda agora vamos a meio do campeonato e já aconteceu tanta coisa. Nada impede de no futuro, se acontecer Bottas não tiver chances de lutar pelo título, de em pista devolverem 3, 4, 5, 10, 20 pontos ao Hamilton.

Fizeram bem, querem dar chance aos dois de lutar pelo campeonato. Façam melhor na segunda metade e já está.

angstrom
angstrom
6 anos atrás

Só não percebo ideia do Toto Wolff quando diz que perderam 3 pontos no campeonato… quem “perdeu” (porque se o Bottas não tivesse deixado o Hamilton passar, tinha na mesma o terceiro lugar garantido) os 3 pontos foi o Lewis. A Mercedes, com os dois pilotos no terceiro e quarto lugar, não perdeu ponto nenhum. Com este discurso parece mesmo o Hamilton já foi definido como o piloto nº1!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Vale mais perder o campeonato como um homem, do que o ganhar como um garoto.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado