GP Holanda F1, TL2: dobradinha Ferrari, motor ‘pára’ Lewis Hamilton

Por a 3 Setembro 2021 15:36

Charles Leclerc (Ferrari SF21) e Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF21) encabeçaram a sessão para a Ferrari, ficando separados por 0.154s com Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) de fora bem cedo na sessão devido a problemas de motor no seu Mercedes, o segundo problema para um motor Mercedes hoje, depois de Aston Martin de Sebastian Vettel ter ficado parado de manhã.

Uma segunda bandeira vermelha surgiu quando Nikita Mazepin fez um pião e saiu de pista na curva Hans Ernst. Isso impediu Max Verstappen de completar a sua simulação de qualificação, com o holandês a terminar a sessão no quinto lugar.

Na frente, a Ferrari, depois dos seus pilotos parecerem ter encontrado bem cedo o melhor caminho de afinação dos seus monolugares. Boa prestação dos Alpine com Esteban Ocon (Alpine-Renault A521) a ser terceiro a 0.172s da frente, com Fernando Alonso (Alpine-Renault A521) em sexto, atrás de Valtteri Bottas (Mercedes F1 W12), quarto e

Max Verstappen (Red Bull Racing-Honda RB16B), quinto.

Seguiram-se Pierre Gasly (AlphaTauri-Honda AT02), Lando Norris (McLaren-Mercedes MCL35M), Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo Racing-Ferrari C41) e a fechar o top 10 o ‘regressado’ Sebastian Vettel (Aston Martin-Mercedes AMR21), que depois de ter ficado parado de manhã já rodou em toda a sessão da tarde.

Olhando para as duas sessões, na segunda o melhor registo ‘caiu’ seis décimos, com oito pilotos a fazerem melhor que Hamilton de manhã.

A Ferrari parece estar muito forte nesta pista, com os dois melhores tempos da sessão, ao contrário da McLaren, com

Lando Norris (McLaren-Mercedes MCL35M) em oitavo e Daniel Ricciardo (McLaren-Mercedes MCL35M) em 15º, isto depois dos McLaren terem sido 11º e 14º na sessão da manhã.

A Alpine parece estar bem, colocou os seus dois carros em terceiro (Ocon) e sexto (Alonso) depois de terem sido sexto e sétimo (Alonso/Ocon) de manhã.

Sergio Pérez (Red Bull Racing-Honda RB16B) está com problemas, foi 12º nesta sessão depois de ter sido \6º na primeira. O mexicano ainda não se conseguiu ligar a Zandvoort.

Já Max Verstappen esteve perto da frente de manhã, e foi ‘incomodado’ na sua segunda volta rápida, mas esta tarde viu-se batido pela Ferrari, Alpine e Mercedes. Muito pode mudar amanhã, mas para já não estão a ser ‘favas contadas’.

A Aston Martin também não está a conseguir andar bem, já que o melhor resultado das duas sessões para os seus carros foram o nono lugar de Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes AMR21) na sessão da manhã e o 10º de Sebastian Vettel (Aston Martin-Mercedes AMR21), agora de tarde.

Antes de ficar parado em pista, Hamilton só completou três voltas.

Na AlphaTauri, Pierre Gasly foi sétimo nesta segunda sessão, enquanto o seu colega de equipa Yuki Tsunoda, que fez um pião no TL1 e perdeu o resto da sessão, foi agora 13º.

O duo da Williams e Haas terminou nos últimos lugares, com Mick Schumacher 17º, Nicholas Latifi 18º, Nikita Mazepin 19º (tendo parado a meio da sessão devido a uma saída de pista) e George Russell, último, no 20º lugar.

Duas sessões reduzidas em termos de tempo de pista, deixaram os pilotos a precisar de mais tempo em Zandvoort, onde acreditamos ainda não vimos a ordem que será vista na qualificação. Será que Verstappen vai conseguir vencer, Hamilton vai estragar a festa, ou temos uma surpresa e outro piloto e equipa vão surpreender. Mais respostas amanhã às 11h00 (TL3) e Qualificação (14h00).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

Sexta-feira, ainda para mais num circuito novo e longas interrupções, não dá para tirar conclusões. Para quem pede gravilha, tivemos hoje vários exemplos de quão boas são as escapatórias com a dita. Não, não estou a falar do atascanço do Mazepin, mas das bandeiras vermelhas na F3 e Porsche supercup, porque foi preciso interromper os treinos, para limpar a pista. É isto que se quer? Não me parece. Se, em corrida, a pista se encher de gravilha, também vão interromper, para uma sessão de limpeza? Claro, com relva e gravilha, não há dúvidas quanto aos limites de pista, e quem… Ler mais »

Mdovbs
Mdovbs
Reply to  Pity
2 anos atrás

É.

Mdovbs
Mdovbs
Reply to  Pity
2 anos atrás

Segundo um piloto este é “ É um verdadeiro circuito de corridas!”.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

É isto que se quer sim. Gravilha é melhor que correctores tipo salsicha que podem, como já se viu, catapultar carros e causar lesões graves aos pilotos.
Há espaço para ambos os tipos de escapatórias, no entanto, e é preciso perceber onde as aplicar.
Quanto à gravilha no asfalto, dêem um soprador de folhas ao Vettel que ele trata do assunto num instante.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

O Pérez anda com uns tempos bonitos, anda anda. 😐

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Esperava mais dele no Red Bull. Parece-me que andava melhor no Racing Point mas pode ser impressão minha. Os carros não são todos iguais de conduzir. Está a acontecer parecido com o Dany Ric.

jaguar-r1
jaguar-r1
2 anos atrás

A Ferrari anda bem em pistas de elevado grip aerodinâmico.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado