GP Estíria F1: E vão quatro para Max Verstappen

Por a 27 Junho 2021 15:26

Max Verstappen venceu a corrida do GP da Estíria, saindo de pole e liderando toda a corrida até à bandeira de xadrez. Mesmo com algumas questões de travões, o neerlandês venceu pela segunda vez consecutiva, leva 4 vitórias em 2021 e aumentou para 18 pontos a sua vantagem no campeonato.

Lewis Hamilton não foi capaz de pressionar o neerlandês, nem a chuva apareceu para baralhar as contas. Terminou no 2º posto e conquistou mais 1 ponto pela volta mais rápida.

A luta pelo 3º lugar foi mais uma vez, estratégica. Valtteri Bottas foi terceiro, depois de conseguir ultrapassar Sergio Perez nas paragens para troca de pneus. O mexicano ficou assim, no 4º posto à frente de Lando Norris, que teve uma corrida mais calma, foi 5º.

Os dois Ferrari ficaram nos 6º e 7º lugares, com Carlos Sainz à frente de Charles Leclerc. Uma corrida muito boa e sólida dos dois pilotos da Scuderia. O espanhol esteve mal na qualificação, mas redimiu-se na corrida, e o monegasco ficou envolvido num incidente na volta 1 e teve de parar no fim da mesma. Recuperou desde o último até ao 7º posto.

Lance Stroll terminou no 8º posto, Fernando Alonso no nono e Yuki Tsunoda fechou o top 10.

Pierre Gasly e George Russell foram os dois desistentes da corrida.

Filme da corrida:

Não choveu, ao contrário do que era esperado, e por isso, uma certa ordem “natural” manteve os dois primeiros nas mesmas posições desde a primeira volta até à última. 

Max Verstappen saiu melhor da largada e segurou a liderança da corrida, com Lando Norris a dar luta a Sergio Perez, que queria ultrapassar o britânico o mais cedo possível. 

Na curva 1, vários pilotos viram-se envolvidos em toques e saídas de pista, com Pierre Gasly a sair mais mal tratado. Sofreu um furo na roda esquerda traseira, que depressa se tornou em algo bem pior, já que ficou também com danos de suspensão do seu Alpha Tauri. Envolveu-se com um Alfa Romeo, depois foi tocado por um Williams e acabou por desistir. 

Charles Leclerc também foi um dos envolvidos e teve de parar na primeira volta para trocar um pneu furado. 

George Russell teve um começo bom, aproveitando o problema de Pierre Gasly e a paragem de Charles Leclerc para subir até ao 8º posto. Enquanto isso, Max Verstappen, tinha já 2.7978s de vantagem para Lewis Hamilton e Sergio Perez subia a 3º e Valtteri Bottas a quarto, depois de ultrapassarem Lando Norris.

À volta 22, Nikita Mazepin foi o primeiro a parar para trocar de pneus – exceto Charles Leclerc que parou na primeira volta – e depois disso foram vários os pilotos a pararem. Quando George Russell parou, o Williams ficou muito tempo parado, com os mecânicos a descobrirem algum problema no lado direito do carro do britânico. Tendo voltado à pista muito atrás, Russell desistiu algumas voltas depois, terminando uma corrida que estava a ser de feição para o piloto.

Lewis Hamilton quase perdeu o controlo do Mercedes e avisou de imediato a equipa que os pneus estavam desgastados demais. Charles Leclerc com pneus duros começava a ultrapassar pilotos fora do top 10.

Sergio Perez parou na volta 27 e Valtteri Bottas respondeu, parando na volta seguinte. O piloto saiu para a pista à frente de Perez, conseguindo roubar a posição do mexicano, que demorou mais que o normal no pit stop. Na volta seguinte, Lewis Hamilton parou também, enquanto o líder da corrida, Max Verstappen tinha 25 segundos de vantagem. Na entrada da volta 30, Verstappen parou, sem problemas, saindo ainda líder.

Quando os líderes já tinham parado, Lando Norris demorou até à volta 32 para trocar os pneus médios pelo composto mais duro disponível. Saiu na sexta posição, atrás de Carlos Sainz, que ainda não tinha parado para trocar de pneus.

Max Verstappen foi avisado pela equipa que as primeiras voltas depois da troca de pneus seriam importantes para o resto do stint, possivelmente para o neerlandês cuidar dos seus pneus, e mais tarde, o seu engenheiro avisou-o que Hamilton poderia fazer um forcing nas voltas seguintes, mas que ele teria uma boa vantagem.

Sergio Perez ainda parou uma segunda vez, na expectativa que ficasse perto de Valtteri Bottas nas voltas finais. Qualquer um dos 3 pilotos da frente não pararam mais durante a corrida. 

Quem vinha a fazer uma bela recuperação era Charles Leclerc, que apenas teve que ensaiar mais de uma vez com Yuki Tsunoda. Fernando Alonso e Lance Stroll foram presas mais fáceis para o ritmo do Ferrari. 

Carlos Sainz com um bom ritmo de corrida, aproveitou a boa estratégia de corrida e mesmo não tendo conseguido entrar na perseguição a Lando Norris, também não sofreu muita pressão desde o meio da corrida. 

Nas últimas 20 voltas da corrida, Max Verstappen avisou a equipa via rádio que tinha alguns problemas com o brake-by-wire. Numa curta troca de informações, o seu engenheiro avisou-o que era um problema ao travar em cima dos corretores na curva 10, por isso tinha que o evitar fazer.

Pouco mais tarde, Lewis Hamilton foi avisado pela equipa para ter cuidado com os limites de pista. 

Sergio Perez conseguiu de facto chegar ao Mercedes de Bottas, mas não a tempo sequer de ensaiar uma manobra de ultrapassagem, pelo que ficou de fora do pódio. 

Desta vez, a Mercedes esteve melhor a cobrir a estratégia da Red Bull, mas não mostraram ritmo suficiente para sequer assustar a liderança de Verstappen.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Bibókimi
Bibókimi
2 anos atrás

Quando o Bottas termina á frente do Perez o defeito não é do carro portanto o Luizinho que não chore.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Bibókimi
2 anos atrás

No caso do Perez o problema foi no mesmo o pit stop como o Horner já comentou.

MLS_OLD
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Vertappen consegue fazer isto… e Perez isto…..

*RPMS*™
2 anos atrás

Mas que belíssima corrida! Grande Max, vitória “no braço”!!! Restante pódio para a Mercedes a demonstrar que podem muito bem bater a RedBull, desde que Verstappen não esteja dentro do carro… Norris com mais um fim de semana muito bom. Bom trabalho também para a Ferrari! Que grande melhoria em relação a 2020… Stroll e Alonso a ofuscarem completamente os respetivos companheiros de equipa. Excelente corrida para os dois! Tsunoda também bem a pontuar. Uma palavrinha positiva para Kimi, que com o seu limitado Alfa Romeu ficou à beira dos pontos! Daqui para baixo, está tudo no seu lugar… Venham… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Mais uma vitória caseira para a Red Bull com Max imperial a não dar hipóteses a ninguém. Mercedes a não conseguir fazer durar os pneus como esperavam, acabando por não ter argumentos para os touros. Norris a ser o melhor dos outros apesar de me parecer ter feito a corrida em modo poupança, podia ter defendido melhor o terceiro lugar no início da corrida. Riccardo até começou muito bem mas a súbita perca de potência levou-o a perder 5 lugares de rajada e nunca mais conseguiu encontrar novamente o ritmo inicial. Ferrari a conseguir um bom resultado, embora Leclerc tenha… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Mais uma corrida muito interessante, com pouca luta pelo primeiro lugar, mas bem disputada. Red Bull bem mais consistente e equilibrada que a Mercedes, em que só faltou concretizar a ultrapassagem do Checo ao Bottas. Bottas faz uma boa corrida, sem erros, bom ritmo, mas teve uma ajuda grande do Norris no primeiro stint, o que o permitiu ficar por ali, e mais tarde beneficia com o problema na box do Checo. Russel a fazer impossíveis mas mais um problema. Vamos lá ver se esta semana consegue manter a performance com a mudança para pneus mais macios. Iria ser fácil… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Corrida aborrecida na frente, ganhou o piloto com o melhor carro na pista em que são sempre fortes. Somente Hamilton com a sua mestria tem resposta para os RB, visto que Pérez ficaria em terceiro não fosse os problemas no pitstop que o meteram atrás de Bottas.

Norris com uma excelente corrida, junto de Sainz e Leclerc. Stroll num monolugar inferior a comer o Alonso à cebolada num Alpine bem melhor que o Aston Martin.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A mona continua a inchar,
já nem cabe no ecran,
o afondo_faccioso vai rebentar,
está a ficar tarantantan.

Quando se é faccioso,
e usa-se pálas que não deixam ver nada,
vem o Verstappen precioso,
e come o Hamilton de cebolada…

O Alonso a pontuar,
no seu Alpine inferior,
deixa o pequeno afondo a chorar,
ai senhores que grande terror!!!

hahahaha… Cumprimentos

fafc
fafc
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Chora

kkk698
kkk698
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Pois o Max não tem mestria, é tudo do carro🤣🤣🤣

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Eu entendo que os haters do Hamilton/Mercedes estejam contentes. E é importante dar os parabéns ao belíssimo trabalho da Red Bull, Max e Checo. Agora escrever que foi uma corrida interessante é uma palhaçada absoluta.

no-team
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

A vitória do Max não sofre qualquer contestação, mas foi realmente uma corrida interessante. O último lugar do pódio foi decidido na última volta, os Ferrari com corridas de trás para a frente trouxeram animação, em particular o Leclerc que selou algumas das ultrapassagens da época até ao momento. Aston Martin, Alpine, Alpha Tauri, tiveram um andamento muito semelhante ao longo da corrida, com diferenças muito curtas entre eles, inclusive o Russell num Williams, a certa altura a rodar dentro do top10 com todo o mérito. Pode não ter sido uma luta ao rubro pela vitória, mas nem só da… Ler mais »

kkk698
kkk698
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Eu por acaso não nenhum hater de ninguém, nao faz sentido. Agora que o Max está a provar do que o Hamilton andou a provar durante 7 anos anda. Ter um carro bom e equilibrado deve ser uma delícia

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado