GP Estíria F1: E vão quatro para Max Verstappen

Por a 27 Junho 2021 15:26

Max Verstappen venceu a corrida do GP da Estíria, saindo de pole e liderando toda a corrida até à bandeira de xadrez. Mesmo com algumas questões de travões, o neerlandês venceu pela segunda vez consecutiva, leva 4 vitórias em 2021 e aumentou para 18 pontos a sua vantagem no campeonato.

Lewis Hamilton não foi capaz de pressionar o neerlandês, nem a chuva apareceu para baralhar as contas. Terminou no 2º posto e conquistou mais 1 ponto pela volta mais rápida.

A luta pelo 3º lugar foi mais uma vez, estratégica. Valtteri Bottas foi terceiro, depois de conseguir ultrapassar Sergio Perez nas paragens para troca de pneus. O mexicano ficou assim, no 4º posto à frente de Lando Norris, que teve uma corrida mais calma, foi 5º.

Os dois Ferrari ficaram nos 6º e 7º lugares, com Carlos Sainz à frente de Charles Leclerc. Uma corrida muito boa e sólida dos dois pilotos da Scuderia. O espanhol esteve mal na qualificação, mas redimiu-se na corrida, e o monegasco ficou envolvido num incidente na volta 1 e teve de parar no fim da mesma. Recuperou desde o último até ao 7º posto.

Lance Stroll terminou no 8º posto, Fernando Alonso no nono e Yuki Tsunoda fechou o top 10.

Pierre Gasly e George Russell foram os dois desistentes da corrida.

Filme da corrida:

Não choveu, ao contrário do que era esperado, e por isso, uma certa ordem “natural” manteve os dois primeiros nas mesmas posições desde a primeira volta até à última. 

Max Verstappen saiu melhor da largada e segurou a liderança da corrida, com Lando Norris a dar luta a Sergio Perez, que queria ultrapassar o britânico o mais cedo possível. 

Na curva 1, vários pilotos viram-se envolvidos em toques e saídas de pista, com Pierre Gasly a sair mais mal tratado. Sofreu um furo na roda esquerda traseira, que depressa se tornou em algo bem pior, já que ficou também com danos de suspensão do seu Alpha Tauri. Envolveu-se com um Alfa Romeo, depois foi tocado por um Williams e acabou por desistir. 

Charles Leclerc também foi um dos envolvidos e teve de parar na primeira volta para trocar um pneu furado. 

George Russell teve um começo bom, aproveitando o problema de Pierre Gasly e a paragem de Charles Leclerc para subir até ao 8º posto. Enquanto isso, Max Verstappen, tinha já 2.7978s de vantagem para Lewis Hamilton e Sergio Perez subia a 3º e Valtteri Bottas a quarto, depois de ultrapassarem Lando Norris.

À volta 22, Nikita Mazepin foi o primeiro a parar para trocar de pneus – exceto Charles Leclerc que parou na primeira volta – e depois disso foram vários os pilotos a pararem. Quando George Russell parou, o Williams ficou muito tempo parado, com os mecânicos a descobrirem algum problema no lado direito do carro do britânico. Tendo voltado à pista muito atrás, Russell desistiu algumas voltas depois, terminando uma corrida que estava a ser de feição para o piloto.

Lewis Hamilton quase perdeu o controlo do Mercedes e avisou de imediato a equipa que os pneus estavam desgastados demais. Charles Leclerc com pneus duros começava a ultrapassar pilotos fora do top 10.

Sergio Perez parou na volta 27 e Valtteri Bottas respondeu, parando na volta seguinte. O piloto saiu para a pista à frente de Perez, conseguindo roubar a posição do mexicano, que demorou mais que o normal no pit stop. Na volta seguinte, Lewis Hamilton parou também, enquanto o líder da corrida, Max Verstappen tinha 25 segundos de vantagem. Na entrada da volta 30, Verstappen parou, sem problemas, saindo ainda líder.

Quando os líderes já tinham parado, Lando Norris demorou até à volta 32 para trocar os pneus médios pelo composto mais duro disponível. Saiu na sexta posição, atrás de Carlos Sainz, que ainda não tinha parado para trocar de pneus.

Max Verstappen foi avisado pela equipa que as primeiras voltas depois da troca de pneus seriam importantes para o resto do stint, possivelmente para o neerlandês cuidar dos seus pneus, e mais tarde, o seu engenheiro avisou-o que Hamilton poderia fazer um forcing nas voltas seguintes, mas que ele teria uma boa vantagem.

Sergio Perez ainda parou uma segunda vez, na expectativa que ficasse perto de Valtteri Bottas nas voltas finais. Qualquer um dos 3 pilotos da frente não pararam mais durante a corrida. 

Quem vinha a fazer uma bela recuperação era Charles Leclerc, que apenas teve que ensaiar mais de uma vez com Yuki Tsunoda. Fernando Alonso e Lance Stroll foram presas mais fáceis para o ritmo do Ferrari. 

Carlos Sainz com um bom ritmo de corrida, aproveitou a boa estratégia de corrida e mesmo não tendo conseguido entrar na perseguição a Lando Norris, também não sofreu muita pressão desde o meio da corrida. 

Nas últimas 20 voltas da corrida, Max Verstappen avisou a equipa via rádio que tinha alguns problemas com o brake-by-wire. Numa curta troca de informações, o seu engenheiro avisou-o que era um problema ao travar em cima dos corretores na curva 10, por isso tinha que o evitar fazer.

Pouco mais tarde, Lewis Hamilton foi avisado pela equipa para ter cuidado com os limites de pista. 

Sergio Perez conseguiu de facto chegar ao Mercedes de Bottas, mas não a tempo sequer de ensaiar uma manobra de ultrapassagem, pelo que ficou de fora do pódio. 

Desta vez, a Mercedes esteve melhor a cobrir a estratégia da Red Bull, mas não mostraram ritmo suficiente para sequer assustar a liderança de Verstappen.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

Parabéns ao Max, Alonso, Sainz e Leclerc!
Quanto ao racista é isto, tem a velocidade do carro que tem nas mãos. E andavam uns quantos burros a compará-lo ao Senna!
Este e o Vettel ficarão conhecidos como as duas maiores fraudes da história da modalidade. 12 títulos repartidos pelos dois, como é possível…

joaolima
joaolima
Reply to  tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

É tão entendido nisto como em matemática, onde a soma de 7 + 4 dá-lhe 12. Enfim… deve julgar que a F1 é para comentários e ódios como no futebol… Shame on you!

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  joaolima
2 anos atrás

Muito obrigado pela correcção prof. João (ratão?? )
Quanto ao futebol não sei do que fala, mas o Sr. João (ratão?!?) parece ser entendido… Não se terá enganado no fórum..?

PS-Tu foste um deles…

Burro

Cumprimentos

joaolima
joaolima
Reply to  tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

Agradeço o elogio pois, ao contrário do que se apregoa, o burro é um animal inteligente, ao contrário daqueles cujos argumentos passam logo para o que julgam ser ofensa pessoal.

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  joaolima
2 anos atrás

Pára lá de zurrar…

Marte
Marte
Reply to  tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

Boa Tnfs, agora é que o Zé do brinco vai precisar de lenços!

roq
roq
Reply to  tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

Muita diarreia aqui plasmada!

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  roq
2 anos atrás

Outro b…

Ligier
Ligier
Reply to  tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

Também não é bem assim… no número de campeonatos concordo, mas são grandes pilotos, mais o Lewis.

Bibókimi
Bibókimi
Reply to  tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

Deixe lá estar o Vettel sossegado que o homem até com um toro rosso fez pole, volta mais rápida e vitória. Quanto ao inglês , quando o carro é muito bom em relação aos demais ajuda muito

kkk698
kkk698
Reply to  Bibókimi
2 anos atrás

Então o Hamilton, não é um fenômeno, porque sempre teve um carro muito melhor que a concorrência. Aqui meto o Shumi que muitas vezes sem ter o melhor carro, vencia. Esse sim, um extra piloto

can-am
can-am
2 anos atrás

Sem história no que à vitória se refere….nem ao 2º lugar.
O Perez pode agradecer desta vez à equipa não ter obtido o 2º lugar. O campeonato parece estar a virar para o Max mas ainda há muita estrada pela frente e outras tantas “armadilhas”pelo meio.
Mas a FIA vai acudir à Mercedes já a partir da Húngria se não for antes !

Last edited 2 anos atrás by Speedway
Ligier
Ligier
Reply to  can-am
2 anos atrás

Muito provavelmente, para mal de todos nós.
Antes era a Ferrari, agora há que satisfazer os Alemães, a F1 precisa dos motores deles e do dinheiro também.
A Cosworth do seculo XXI.

kkk698
kkk698
Reply to  can-am
2 anos atrás

Não me admirava nada, quem esteve atento a entrevista ao Hamilton depois da corrida, com aquele sorriso mafioso ,vir dizer que não sabe como a Redbull tem aquela velocidade, e que não sabe o que fizeram ao motor. Eu respondia ao Hamilton, deves saber ao longo de sete anos

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Mais uma excelente vitória de Max Versttapen e do Red Bull RB16B Honda, esta absolutamente dominante um verdadeiro passeio no parque para o Versttapen, a Mercedes nem cheirou, Hamilton a começar a perder o norte e sentir a pressão, e a começar a cometer erros como vimos hoje a ir quase à gravilha numa travagem no limite, a Red Bull nos pit stops dá 20 a 0 à Mercedes, e dispõe hoje de um chassis de excelência, de um piloto de excelência e de um motor Honda muito competitivo, porque já é justo afirmar que a Red Bull já recuperou… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

O Ricciardo e o Ocon estiveram mesmo mal! O Stroll desabrochou num sólido piloto. O dinheiro pode ser uma ajuda importante mas não faz crescer unhas. Cada vez mais parece ser o ano da RB. Max a espalhar a sua sombra sobre Hamilton que não tem tido argumentos. Leclerc com mais uma paragem cerebral seguida de uma corrida fenomenal. Sainz a cumprir confortavelmente. Deus não quer que GR marque pontos pela Williams. Mazepin a mostrar a GR que primeiro tem que se terminar as corridas! Grande lição do russo neste GP da Estíria. Alonso e Kimi a mostrarem toda a… Ler mais »

patrick-london
patrick-london
2 anos atrás

Muito pobres estes carros da Mercedes. Hoje a Mercedes sofreu uma monumental humilhação. Estes carros da Mercedes são de longe os mais fracos desta era híbrida.

Ligier
Ligier
2 anos atrás

E vão muito bem. Os pneus duraram o e carro é imbatível nesta pista. LH a limitar os danos. Alonso está “recuperado” e o Seb voltou a apagar-se. McLaren e Ferrari muito longe numa corrida enfadonha. O Kimi vai-se apagando aos poucos e devia sair no fim do ano. Russel fantástico, Mick e Mazepin coitados correm na Fórmula Haas, não há milagres…e o Russo não é a chicane móvel que dizem. Este circuito é dos mais insípidos de sempre do automobilismo. Retiraram-no por causa da reta ser estreita nos anos 80 e afinal mantiveram-na; bastaria alargar e não fazer aquele… Ler mais »

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Ligier
2 anos atrás

O circuito que é tão mau, é a meu ver dos que mais ultrapassagens permite. Ao mesmo tempo com algumas escapatórias em gravilha, não deixa que os pilotos cometam mts erros. Portanto insípido? Não estaremos a confundir com monaco ou algo parecido? Cumps

jo16061702
jo16061702
2 anos atrás

Pelo que se conhece de Perez e Bottas diria que a Red Bull ainda não tem o melhor carro. Simplesmente têm um piloto muito melhor, que em condições mais próximas do que no passado não dá hipótese ao Hamilton. Hamilton esse que só vem confirmar a tese (da qual não era assim tão difícil suspeitar dado o passado do Hamilton na F1, o qual começou em 2007 e no qual perdeu um campeonato para o monstro ROSBERG) de que a sua hegemonia aconteceu apenas por ser o melhor piloto de uma equipa absurdamente superior às outras.Veremos como correm as coisas… Ler mais »

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  jo16061702
2 anos atrás

Finalmente alguém sóbrio.

Cumprimentos

kkk698
kkk698
Reply to  jo16061702
2 anos atrás

Sem dúvida

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Grande vitória do Max, LH a limitar os danos dentro do possível e sobretudo (isto é a parte negativa) uma grande diferença entre a Mercedes/Red Bull para todas as outras equipas.
Quanto ao Russell parece ter um botão de “autodestruição” no carro sempre que está em condições de pontuar!
As boas noticias são que, salvo algum grande imprevisto, vamos ter um campeonato muito emotivo até ao fim…

Charutus GT
Charutus GT
2 anos atrás

Quantos no passado faziam do Homem (LH) um Deus? afinal ganhava porque tinha o melhor carro, como todos….
Qualquer Piloto actual com o melhor carro e campeão, excluindo Mazepin e Ca….
Afinal e um comum mortal, 7 vezes Campeão, porque tinha o melhor material, é a vida.

Pity
Pity
2 anos atrás

E a chuva atrasou-se… Verstappen a fazer uma corrida sem erros. Hamilton a dar o que o carro permite. Bottas a fazer, talvez, a sua melhor corrida da época. Perez a mostrar que a Red Bull não é imune a problemas nos pit stops. Norris a ser Norris, muito boa corrida dos Ferrari, em especial Leclerc, com uma grande recuperação. Stroll e Alonso a ofuscarem os seus colegas de equipa e Tsunoda a salvar a honra da Alpha Tauri.. A sorte não quer nada com Russell e Williams. Pode ser que, na próxima corrida, a sorte mude. A parte negativa,… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

O Russel no fim da corrida estava com cara de choro ou perto disso. Foi um golpe duro. Vamos ver como corre na corrida dos pneus mais macios. Hoje era o dia em que íamos ver a Williams a pontuar novamente. Concordo com o que diz do Verstappen. Acredito que tenha havido um bom coach, está calmo, ponderado, não está tão arrogante como há um mês .

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado