GP Espanha F1: 100 poles para Lewis Hamilton

Por a 8 Maio 2021 15:20

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) assegurou em Espanha a 100º pole-position da sua carreira na Fórmula 1, depois duma qualificação muito equilibrada em que bateu Max Verstappen (Red Bull Racing-Honda RB16B) por apenas 0.036s. Apenas cinco construtores alcançaram 100 poles na F1, Lewis Hamilton é o primeiro piloto a conseguir fazê-lo sozinho.

Tendo em conta que 90% das corridas que se realizaram no Circuito de Barcelona-Catalunya, foram ganhas por um dos dois pilotos que saiu da primeira linha da grelha de partida, Lewis Hamilton e Max Verstappen têm agora, ainda mais essa possibilidade. Valtteri Bottas, logo atrás, será um bom trunfo para a Mercedes, que volta a não contar com o seu segundo piloto, Sergio Pérez, por perto, ainda mais numa pista em que é muito difícil ultrapassar. Depois de uma grande sessão de qualificação em Imola, seguida de uma corrida decente em Portugal, algo correu mal em Espanha com Serio Pérez que está a ter um mau fim de semana e nem sequer tem sido capaz de se colocar no topo da disputa do segundo pelotão.

Nesta pista, as duas paragens nas boxes são a bitola, mas com os 10 primeiros a arrancar com o mesmo composto de pneus, ninguém terá uma vantagem estratégica.

Para Lewis Hamilton. Das cinco poles anteriores que conseguiu em Barcelona, converteu quatro em vitórias. E com um carro que também parece muito bom em ritmo de corrida, pode estar a caminho de mais um triunfo, mas ao seu lado e ligeiramente atrás, estará um Max Verstappen igual a si próprio, e arrancando da primeira linha prepara-se para fazer a vida difícil ao inglês da Mercedes.

Valtteri Bottas (Mercedes F1 W12) foi terceiro a 0.132s, com Charles Leclerc (Ferrari SF21) a ser o único que melhorou na sua derradeira tentativa, passando de sétimo para quarto.

Esteban Ocon (Alpine-Renault A521) foi quinto na frente de Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF21) com Daniel Ricciardo (McLaren-Mercedes MCL35M) logo a seguir, batendo desta feita o seu companheiro de equipa.

Depois de ter cometido um erro na sua primeira tentativa , saindo de pista, Sergio Pérez (Red Bull Racing-Honda RB16B) foi oitavo na frente de Lando Norris (McLaren-Mercedes MCL35M) e

Fernando Alonso (Alpine-Renault A521).

Q2: Aston Martin falha Q3

Valtteri Bottas voltou a levar a melhor sobre Lewis Hamilton na primeira volta lançada , mas Max Verstappen tratou de fazer uma volta afirmativa, com quase meio segundo de vantagem para Bottas. Lando Norris era quarto, seguido de Lance Stroll a fechar o top 5. No final das primeiras tentativas, Esteban Ocon, Sergio Pérez, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi estavam na zona de despromoção, com George Russell ainda sem uma volta em seu nome, não conseguindo fazer o suficiente para almejar uma presença na Q3.

Nas voltas que decidiriam quem teria lugar na Q3, os Ferrari foram os primeiros a fazer tempos e conseguiam lugares no top 5, ao contrário de Pierre Gasly que não conseguia melhorar o suficiente para ficar fora de perigo. Os McLaren conseguiam passar à Q3 ao contrário de Stroll, Gasly, Sebastian Vettel, Giovinazzi e Russell. Passaram à Q3 Verstappen, Bottas, Hamilton, Sainz, Pérez, Norris, Leclerc, Ricciardo, Ocon e Alonso.

Q1: Yuki Tsunoda eliminado

Yuki Tsunoda foi a primeira surpresa da tarde. O jovem da Alpha Tauri foi eliminado na Q1. A qualificação foi adiada dez minutos devido a reparações nas proteções da pista devido a uma saída de pista nas corridas de apoio, mas começou exatamente 10 minutos depois da hora.

Nas primeiras voltas lançadas dos mais rápidos, Valtteri Bottas foi o piloto com melhor tempo, levando a melhor sobre Max Verstappen e Lewis Hamilton, com os pilotos da Mercedes a usarem pneus médios nas primeiras tentativas. Os Ferrari, que tinham dado nas vistas no treino livre 3, estavam perto do topo com Carlos Sainz a fazer o terceiro tempo na sua primeira volta lançada. Lando Norris foi prejudicado pelo trânsito no último setor, enquanto Pierre Gasly fez o terceiro tempo e Daniel Ricciardo o quinto registo.

Na zona de despromoção tínhamos Kimi Raikkonen, Lance Stroll, Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin.

Raikkonen tentou sair dos últimos lugares mas não conseguiu, ao contrário de Stroll que conseguiu escapar à zona de despromoção, tal como Russell.

De fora para a Q2 ficaram Yuki Tsunoda, Raikkonen, Schumacher, Latifi e Mazepin.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
30 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
FormulaTwo+1
2 anos atrás

Mais um duelo Hamilton-Verstappen em perspetiva. Estes dois estão num campeonato à parte. Leclerc, Sainz e Ferrari excelentes. Na Mclaren Norris a não assinar as ótimas qualificações a que nos vem habituando, mas veremos na corrida. Perez, o tal Checo incrivelmente talentoso, a levar 1s de Verstappen e a ser liminarmente secundarizado pelo holandês (mais uma vez). Alpine-Renault mesmo muito bem. Dir-se-ia a confirmação de um valor seguro! Ocon também muito bem, mas Alonso, a levar 0,5s do companheiro de equipa, começando a tornar-se habitual não conseguir bater o jovem francês. Já na AM nem vale a pena falar. A… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  FormulaTwo+1
2 anos atrás

Está muito bem analisado, mas está a esquecer-se que as pessoas precisam de tempo para se adaptar “às coisas”! É muito cedo para encostar o Perez e o Alonso… estes pilotos, até pela idade, entram mais devagarinho, mas com força. vamos ver.

kkk698
kkk698
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Tem toda a razao e já se viu que o Perez em corrida até esta bem

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  FormulaTwo+1
2 anos atrás

O Perez dizia que necessitava de 5 corridas para entrar no ritmo. É obvio que ninguém quer esperar tanto tempo e todos estão a tentar queimar-lo. Num quadro onde duas equipas dominam a ideia é que termine entre terceiro e quinto.
A prestação do Alonso começa a recordar-me o regresso do Schumacher…

aguia25
aguia25
2 anos atrás

💯🍾🎉

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Gigante Hamilton. Bottas assim assim, Verstappen faltou kit d’unhas. Pérez meio meh, grande Leclerc a mostrar que o Ferrari está bem melhor este ano. Ocon volta a comer Alonso à cebolada, agora com batatas incluídas, Sainz okzinho, Ricciardo esteve bem, tal como Norris, Alonso com um monolugar que pode fazer 5º lugar fica em décimo, fraquinho, fraquinho.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Apenas para registar que na qualificação em que Hamilton faz a pole nº100, tiveste que falar mais no Alonso do que no inglês… ahahahahah

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado