GP Emilia Romagna F1: Mais uma para Lewis Hamilton, Mercedes 7 vezes Campeã

Por a 1 Novembro 2020 13:45

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) venceu novamente, desta feita teve alguma sorte, mas a verdade é que soube aproveitar bem as contingências da corrida para assegurar o 93º triunfo da sua carreira na F1. Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) foi segundo depois de uma corrida que podia ter ganho, mas ao contrário do seu colega de equipa teve azar, já que o seu monolugar apanhou detritos em pista que ficaram presos no fundo plano do carro. A Mercedes assegurou o triunfo no seu sétimo campeonato de construtores consecutivo. Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) foi novamente ao pódio.

Apesar de ter perdido uma posição após a partida para Max Verstappen, Lewis Hamilton aproveitou da melhor maneira um Safety Car Virtual, que surgiu no preciso momento em que se dirigia às boxes, depois de ter prolongado a sua presença em pista na tentativa de suplantar os dois pilotos da frente, que foram às boxes primeiro que ele. Com o Safety Car Virtual, Hamilton saiu quase 10s na frente dos seus adversários e daí para a frente não mais deu hipóteses aos adversários, nem mesmo depois de um Safety Car lhe ter colocado Valtteri Bottas na ‘traseira’.

Valtteri Bottas fez a pole foi para a frente da corrida, perdeu a liderança com o Safety Car Virtual, pois já tinha ido às boxes trocar de pneus, ficando depois na luta pelo segundo lugar com Max Verstappen. Perdeu a posição para o holandês, e depois deste desistir devido a um furo, nada pode fazer face a Lewis Hamilton já que o seu carro ‘apanhou’ detritos em pista e o carro perdeu performance. Sem ela, era quase impossível bater Hamilton, mas ainda assim salvou o segundo lugar.

Atrás dos Mercedes, Daniel Ricciardo (Renault), Daniil Kvyat (AlphaTauri), Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Perez Racing Point) envolveram-se em boas lutas durante a corrida, com o russo a fazer uso dos seus pneus novos na derradeira fase da corrida, fazendo uma magnífica ultrapassagem ao piloto da Ferrari.

Para Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda), o quarto abandono do ano! O piloto holandês ganhou uma posição a Hamilton após a partida, perseguiu como pode Valtteri Bottas, sem sucesso, caiu para terceiro quando Hamilton passou os dois homens na frente nas boxes e depois de ter chegado ao segundo lugar, passando Bottas, pouco depois um furo no pneu traseiro direito do seu Red Bull atirou-o para a escapatória de Tamburello, de onde já não saiu. Foi pena, pois pelo que se viu se havia piloto para pressionar Hamilton, era ele.

Numa altura em que Valtteri bottas rodava na segunda posição e com problemas com o fundo plano do seu Mercedes, Max Verstappen aproximou-se e ultrapassou-o até ao pneus direito traseiro do seu Red Bull explodir, facto que despoletou o Safety Car, Durante este período, o filme da corrida mudou dramaticamente para dois pilotos: George Russell, que rodava nos lugares pontuáveis, fez um pião com o Williams atrás do Safety Car, deixando o jovem inglês arrasado. Pouco depois, já no recomeço da corrida, Alex Albon, que era quarto, fez um pião e saiu de pista, isto quando lutava pelo pódio. Se esta era uma oportunidade para se afirmar na Red Bull Bull, o que fez foi abrir mais um pouco a porta de saída da equipa.

Kvyat foi quarto, depois duma boa corrida num dia em que o seu colega de equipa na AlphaTauri, Pierre Gasly, depois de partir do quarto lugar na grelha, ficou cedo fora da corrida devido a problemas mecânicos no seu carro. Charles Leclerc ofereceu à Ferrari um bom quinto lugar, e não foi melhor porque provavelmente não pensou que Kvyat o ultrapassasse naquela zona, a seguir à curva Tosa. Ainda assim o homem da Ferrari bateu Sergio Pérez, com as duas equipas a terem os seus dois outros pilotos, Sebastien Vettel e Lance Stroll, fora dos pontos.

A dupla da McLaren Carlos Sainz e Lando Norris, ficou em sétimo e oitavo, à frente da dupla da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, que completaram o top 10. O stint de 48 voltas de Raikkonen significou que o finlandês rodou no quarto lugar durante grande parte da corrida.

A Williams teve uma grande oportunidade de assegurar pontos, uma vez que George Russell chegou ao 10º lugar com a saída de Verstappen. Sendo verdaade que Russell teria ficado vulnerável aos novos pneus macios montado no Alfa Romeo de Raikkonen, no reinício pós-Safety Car, infelizmente para a equipa a questão não chegou a esse ponto pois Russel saiu de pista atrás do Mercedes de Bernd Maylander quando tentava aquecer pneus. Um incidente embaraçoso e provavelmente muito dispendioso. E não estamos a falar dos danos no carro…

Mais info dentro de momentos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
46 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ma-nac
ma-nac
3 anos atrás

Quanto á vitória fabricada a este tipo (mais uma vez), já ninguém liga… no entanto expliquem lá (os entendidos, que “existem muitos por aqui”) o porquê de: Sempre que o luis está na frente com o “desgraçado” em 2º, o trancinhas é o 1º a entrar na boxe e o outro entra na volta a seguir; depois tudo volta ao “normal” com as posições intactas; ao contrário, quando o prejudicado do costume está em 1º, o luis troca de pneus 4 a 5 voltas depois (o que eles chamaram na boxe de “extend”)… quando volta á pista, sai á frente… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Aconselho vivamente a rever a corrida de Baku 2018 e foque-se nos 3 primeiros pilodos da classificação geral.

Tente descobrir as diferenças entre essa e esta corrida. Desde já alerto para o facto que é um daqueles desafios em que encontrar as diferenças se torna um martírio. Mas pode ser que se lhe acendam umas luzinhas.

letsme
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Se tivesse visto a corrida teria percebido que a Mercedes chamou o Bottas à box para evitar o undercut do Max.

Getintherelewis!!!
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Uma coisa que devia ter sido fabricada era a inteligencia para entender f1..como isso nao deu pronto fabrica-se estupidez!
#incha🐡

alexis
alexis
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Este seu comentário tão desapropriado e a não fazer referencia em nada ao que se passou em Imola só mostra duas coisas, um fanatismo futebolistico contra o Hamilton e uma total ignorância do que é a F1, como tal devia de se abster de vir para aqui com essas atitudes futebolisticas incentivar o ódio e para além disso não devia comentar o que desconhece, porque só o leva a cair no ridiculo, tome um anti-acido que isso passa.

*RPMS*™
3 anos atrás

Mais uma vitória para as contas de Hamilton e mais um campeonato para a Mercedes!
Ricciardo piloto de top.
Kvyat a fazer pela vida e a ver se mantém o lugar para o ano que vem. Talvez já venha tarde…
Leclerc, como é hábito, excelente!
Boa corrida também para a Alfa Romeu que coloca os seus dois pilotos nos pontos.
Luta pelo 3º lugar no mundial de construtores está melhor que nunca…
Venha a próxima!

Cumprimentos

joaolima
joaolima
3 anos atrás

Sim, sei que sou do antigamente, mas tenho boas recordações de quando os adeptos da Formula 1 eram racionais e distinguiam-se dos fanáticos do futebol e dos filhos das teorias da conspiração.
Infelizmente, lendo alguns comentários aqui colocados, já não sei se estou a ler comentários no AutoSport, na Bola ou no Record… 🙁

MurrayWalker
Reply to  joaolima
3 anos atrás

Sinais dos tempos meu caro. Se bem que as cantigas de escárnio e maldizer já por cá andem desde o século XII.

831ABO
831ABO
Reply to  joaolima
3 anos atrás

Provavelmente na Bola e no Record lêem-se coisas mais inteligentes do que aqui.

FormulaTwo+1
Reply to  joaolima
3 anos atrás

Pois tem toda a razão. De uma boa parte dos comentários infere-se que para esses o desporto só é desporto se ganhar o da nossa simpatia, um pobre coitado perdedor eternamente injustiçado… Porque ganhando esse, aí já não se vislumbraria monotonia alguma! Caso contrário, não tem interesse e ganha sempre o pior… É o futebolês no seu melhor. Acrescentando ainda a recente falta de “ likes” e “unlikes” aqui nos comentários, muitos desses mesmos, com absoluta falta de vida, perderam para cúmulo a única hipótese de reconhecimento social que tinham… o que só acontecia num universo paralelo, claro! Assim já… Ler mais »

aguia25
aguia25
3 anos atrás

Tensos? Essa é boa! Lamento dizer-te mas não…Feliz, muito feliz. Vocês é que para tentarem minimizar a vossa dor inventam forte e feio. Mas factos são factos. 97 poles, 93 vitórias, quase 7 campeonatos. Chega? Abç.

asfalto
asfalto
Reply to  aguia25
3 anos atrás

O foi que inventei

aguia25
aguia25
3 anos atrás

O comentário anterior era uma resposta ao asfalto. Não sei como veio parar aqui. Aliás este site anda muito lento e cheio de erros ultimamente. Mas é o que temos.

FormulaTwo+1
3 anos atrás

Parabéns à Mercedes (ou deveremos dizer parabéns às muito british Brawn GP/ Ilmor Engines?) por mais este incontestável campeonato. Parabéns a Toto Wolff, um team manager excepcionalmente competente. E parabéns a Hamilton, o melhor piloto, que é há anos a escolha incontestável da melhor equipa. Devo dizer que a minha equipa nunca foi a Mercedes, mas há que o reconhecer!

FormulaTwo+1
Reply to  FormulaTwo+1
3 anos atrás

E parabéns a Niki Lauda, a seu tempo um piloto e campeão de mão cheia, que soube rodear- se dos melhores e montar uma estrutura ganhadora.

kanifa senna
kanifa senna
3 anos atrás

Venho aqui poucas vezes, mas leio muitos comentários escritos por aqui, uns muito bem assertivos independentemente das suas cores ou pilotos favoritos, o que me custa é ler certos comentários a roçar o preconceito ou a má educação. Já vejo F1 há muitos anos, tirando o ano em que BUTTON foi campeão com a mestria de Ross Brawn; sempre foram dominados por uma equipa durante 2/3/4/5 anos seguidos a excepção tem sido esta Mercedes que tem de facto os melhores em todas as áreas e dinheiro para evoluir os seus carros, juntando os pilotos competentes que tem, sendo um deles… Ler mais »

VarioR
VarioR
3 anos atrás

Só os fanáticos ou os “fãs do futebol” não conseguem ver que o Lewis Hamilton é um fora de série.

Independentemente de ter o melhor carro, é um extraordinário piloto.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado