GP Emilia Romagna F1/Imola: Vitória dominadora de Max Verstappen, fim da ‘maldição’ italiana

Por a 18 Abril 2021 16:09

Max Verstappen (Red Bull) venceu facilmente o GP Emilia Romagna de Fórmula 1 que se realizou em Imola. Apesar das interrupções da corrida, voltou sempre ainda mais forte e não deu a mais pequena hipótese aos seus adversários num fim de semana em que a Mercedes esteve na mó de baixo, com Lewis Hamilton a salvar a face da equipa com uma boa recuperação, após os erros, que o levou a recuperar até ao segundo lugar depois de passar Lando Norris a três voltas do fim. Bom Grande Prémio para Lando Norris e para a McLaren, que terminou no pódio.

Seguiram-se os dois Ferrari, com Charles Leclerc a terminar na frente de Carlos Sainz. Boa corrida para os dois Ferrari.

Daniel ricciardo foi sexto na frente de Lance Stroll. Uma saída em Rivazza já perto do final da corrida fez cair Pierre Gasly para a oitava posição. A terminar o top 10 ficaram Kimi Raikkonen e Esteban Ocon.

A corrida ficou marcada pela interrupção na volta 34 depois de George Russell (Williams) e Valtteri Bottas (Mercedes)se terem desentendido e batido fortemente em Tamburello. Ambos os pilotos ficaram bem, mas fora da corrida.

Lewis Hamilton bateu na parede em Tosa, na volta 31, mas conseguiu continuar depois de passar pelas boxes para mudar a asa da frente do seu Mercedes. Já rodava atrasado na altura. Sergio Pérez (Red Bull) sofreu uma penalização de 10 segundos de paragem adicional, devido a uma ultrapassagem sob o Safety Car. Terminou fora do top 10.

Nicholas Latifi (Williams) bateu depois de um contato com Nikita Mazepin (Haas).

Após volta 50: Max Verstappen (Red Bull) lidera desde o início da corrida, depois de suplantar Lewis Hamilton (Mercedes) e Sergio Perez (Red Bull) logo após o arranque. A corrida foi interrompida na volta 34 depois de George Russell (Williams) e Valtteri Bottas (Mercedes)se terem desentendido e batido fortemente em Tamburello. Ambos os pilotos ficaram bem, mas fora da corrida.

Após o recomeço da corrida, Max Verstappen voltou a abrir uma margem, agora para Lando Norris, que já roda a 10 segundos. Terceiro e quarto lugares para os doios Ferrari com Charles Leclerc na frente de Carlos Sainz, muito perto do McLaren que roda à sua frente. Lewis Hamilton já recuperou bastante e já é quinto, em cima dos Ferrari. A 10 segundos está Daniel Ticciardo, com Lance Stroll, Pierre Gasly, Kimi Raikkonen e Esteban Ocon a fechar o top 10

Volta 34: O acidente de Valtteri Bottas/George Russell

O GP da Emilia Romagna que se realiza este fim de semana em Imola fica marcado por uma aparatoso acidente entre Valtteri Bottas e George Russell, que levou à interrupção da corrida, devido ao imenso número de detritos que ficou depositado na pista.

Max Verstappen liderava a corrida, Lewis Hamilton era nono depois de ter saído dep ista, até que surgiu o acidente de Bottas com Russell. Ambos lutavam pelas duas posições finais do top 10 quando bateram a alta velocidade em Tamburello.

Russell tentava passar o Mercedes, quando este se chegou ligeiramente para a direita, levando Russel à relva, com o inglês a ‘perder’ o controlo do Williams e a bater forte no Mercedes, despistando-se ambos. Saíram dos carros sem lesões, e Russell não estava contente com Bottas, que permaneceu no cockpit: “que car… estava ele a fazer? Ele é um cara de car.. Ou quê?” gritou Russell via rádio.

Bottas também falou: “que car…”. A corrida foi parada e ainda não recomeçou.

É verdade que Valtteri Bottas mexeu-se um pouco para a direita e Russell teve que se desviar para a relva. A partir daí nada podia fazer. Não parece um movimento intencional de Valtteri Bottas, mas a verdade é que foi exatamente quando Russell o passava. Vamos ver o que decidem os Comissários.

Após 20 voltas: Max Verstappen

Depois de um início de corrida muito intenso com vários acidentes e incidentes, Max Verstappen lidera a corrida com mais de cinco segundos de avanço para Lewis Hamilton. Depois de ter feito um pião na volta de formação de grelha, Charles Leclerc é terceiro, a 18 segundos de Hamilton e sete na frente de Sergio Pérez. Seguem-se os dois McLaren de Lando Norris e Daniel Ricciardo, mas longe do segundo Red Bull que tem um penalização de 10s para cumprir nas boxes devido a ter ultrapassado sob Safety Car. Carlos Sainz, apesar de alguns erros é sétimo na frente de Lance Stroll, Valtteri Bottas (muito apagado) e George Russell, que com um Williams fecha o top 10.

Após 10 voltas: Max Verstappen na frente

O Safety Car teve que entrar após a primeira volta na sequência do acidente de Nicholas Latifi, que bateu depois de se envolver com Nikita Mazepin. com um pista muito molhada, que ainda assim permite pneus intermédios, o Safety Car permaneceu em pista durante algumas voltas. Mick Schumacher bateu depois de ir às boxes, perdendo a asa dianteira do Haas e danificando o nariz do monolugar. No arranque, Max Verstappen passou de terceiro para primeiro, depois de um fabuloso arranque em segunda velocidade, passando os dois homens da linha da frente da grelha, Lewis Hamilton e Sergio Pérez, que está a ser investigado devido a ter ultrapassado com o Safety Car em pista. Depois do Safety Car sair, Max Verstappen manteve a dianteira e lidera a corrida com mais de quatro segundos de avanço para o piloto da Mercedes, que ficou danificado na asa da frente no contacto que teve com Verstappen na primeira curva.

Verstappen lidera na frente de Hamilton, Leclerc, Perez, Ricciardo, Norris, Sainz, Stroll, Bottas e Ruseel, nos pontos com o Williams.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
37 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Grande corrida em grande parte graças à chuva num circuito estreito que já não tem condições para a F1.
Os pilotos do dia são Max e Lando.
No lado negro temos Perez que foi um desastre, Bottas e Hamilton que teve muita sorte na bandeira vermelha..
A nível de equipas é preocupante que a Mclarn em soft esteja ao nível dos Ferrari em médios e muito abaixo da Red Bull e Mercedes. A Austin Martin segue com muitos erros e a Alpine muito muito discreta.

*RPMS*™
2 anos atrás

Excelente vitória de Verstappen! Domínio avassalador do holandês tanto com a pista molhada como com a pista seca. Esta foi mesmo “no braço” e sem espinhas! Limpou! Hamilton hoje a mostrar que, quando está pressionado, comete erros como outro qualquer… Só foi possível chegar ao 2º lugar devido aquele acidente com o Bottas que parece que caiu do céu! Norris com um excelente 3º lugar e foi com justiça o piloto do dia. Temos piloto. A dupla da Ferrari também portou-se muito bem. Leclerc a excelência do costume e Sainz muito bem a acompanhar o seu colega de equipa. A… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Parece que já houve actualizações após o meu comentário: Alonso 10º lugar e sendo assim também pontua para a Alpine.
Muito bem Alonso!

Cumprimentos

MurrayWalker
2 anos atrás

Mais uma grande corrida! Round 2 da batalha Max vs. Hamilton que promete ser épica (nas primeiras voltas deram um banho a toda a gente). Desta feita foi a vez do inglês errar. Max com uma grande largada a colocar-se à frente do Lewis e depois na primera travagem, na disputa de posição com o Lewis, a fazer uma defesa musculada, mas completamente legal. Palpita-me que iremos ter vários encores destas defesas musculadas entre ambos esta época e porventura algumas delas irão fazer bastante faísca. Hamilton sai a perder com danos na asa posterior. E pareceu-me nas voltas seguintes, com… Ler mais »

GetInThe8Lewis
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

30 voltas á campeão mas não apaga a cagada que fez e a sorte de ter sido logo a seguir o acidente do bottas com o russell, ficou o aviso, se não da para ganhar tudo bem, o 2 lugar serve muito bem, o campeonato é longo e não é com abandonos e 7 8 lugares que se vai lá. Mas foi uma boa corrida para se assistir, o lando foi incrível a corrida toda. ( 0 erros penso eu ). ps: alguém reparou na azia camuflada do João Carlos costa na eleven? quando os carros dobrados passaram para volta… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by GetInThe8Lewis
MurrayWalker
Reply to  GetInThe8Lewis
2 anos atrás

É uma cagada justificável face às condições da pista e aos pneus slick. O Max ia fazendo uma cagada quase da mesma dimensão e em período de SC.

Quanto aos carros dobrados, desdobrarem-se do líder. Tem acontecido com frequência mas quando andam atrás do SC. Após uma bandeira vermelha, não me recordo de alguma vez ter acontecido. Mas se está nos regulamentos, que seja.

GetInThe8Lewis
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Itália o ano passado aconteceu, em monza e na toscana por exemplo.
mas na questão de estar de slicks e só haver uma linha seca é exatamente por isso que falei em cagada porque mal o vi a ir por dentro do russell pensei imediatamente o que acabou por acontecer, e dado que é um piloto experiente não pensei que fosse fazer aquilo, mas lá esta, aceita-se e siga, toda a gente tem dias maus normalmente ele faz sempre uma ou 2 por ano por isso tá na media 🙂

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1