GP dos Países Baixos F1: Estratégias de duas paragens deverá ser a preferida

Por a 4 Setembro 2022 11:40

Zandvoort tem provado ser um desafio a nível estratégico e este fim de semana a variabilidade poderá ser maior, dadas as várias opções em cima da mesa. A estratégia de duas paragens poderá ser a preferida, mas a forma como ela será aplicada pode variar. 

A pista neerlandesa não tem sido um desafio difícil para os pneus, com os níveis de degradação e desgaste a permitirem fazer esticar os stints com as borrachas mais macias. O único problema será a degradação térmica, pelo que os pilotos deverão ter cuidado com os pneus nas fases iniciais dos stints. Com um pit lane curto e com a velocidade na via das boxes mais lenta (60 km/h), as equipas vão perder mais tempo nas trocas de pneus. Mas ainda assim, a estratégia de duas paragens deverá ser a mais usada.

As equipas da frente fizeram um esforço para manter dois conjuntos de pneus médios disponíveis para hoje, o que revela a vontade de começar com os pneus macios (melhor aderência no arranque, numa pista onde ultrapassar não é fácil) para garantir um bom começo, tentar ganhar posições e esticar o stint até a volta 20. A partir daí esperam-se mais dois stints com médios. A segunda opção, para quem não tem dois jogos de médios, é começar com os macios, usar as borrachas marcadas a amarelo, depois de um primeiro stint algo mais logo e depois voltar aos macios.

As estratégias de apenas uma paragem são mais lentas. Esticar o stint dos macios até à volta 35 pode custar muito tempo, assim como fazer durar os médios até ao fim. Começar com macios e colocar os duros pode ser opção, mas as borrachas mais duras são cerca de um segundo mais lentas que as macias e meio segundo mais lentas que as médias. No entanto, numa pista onde as ultrapassagens são difíceis, a posição em pista pode tornar-se valiosa. Mas as equipas só saberão se a nova zona DRS nos dará mais ultrapassagens nas primeiras voltas, pelo que uma equipa que tenha pensado numa estratégia de uma paragem, poderá mudar de ideias se verificar que as ultrapassagens são mais fáceis este ano. Não será uma tarde fácil do lado da estratégia.  

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado