GP do Japão F1: Charles Leclerc com 15s de penalização

Por a 13 Outubro 2019 10:57

Charles Leclerc foi penalizado pelo incidente na primeira curva do Grande Prémio do Japão com Max Verstappen.

O piloto da Ferrari foi penalizado em 5s no tempo final de corrida pela colisão com Verstappen. A segunda penalização para Charles Leclerc foi de 10s, devido a ter ficado na pista com o carro danificado. Assim, o piloto da Ferrari fica no sétimo lugar final do Grande Prémio do Japão. A Ferrari também foi multado em 25.000€.

Para além do tempo extra no final da corrida, Leclerc tem dois pontos de penalização.

61
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Pity
Membro
Pity

Eu não penalizaria pelo toque. Ambos já deveriam ter percebido que as corridas não se ganham na primeira curva, mas podem perder-se. O Leclerc tem culpa? Tem, podia ter deixado mais espaço, mas o Verstappen tem o costume de meter o carro no primeiro buraquinho que vê, sem contar com o adversário. E quando já há fricção entre os dois, devia ser mais cauteloso. Quanto à 2ª penalização, é justa. A equipa deveria tê-lo chamado à box de imediato, mas a direcção de corrida também não agiu bem. Há uma bandeira própria para o efeito, (preta e laranja) que obriga… Ler mais »

pokeralho46
Membro
pokeralho46

Na transmissão da F1/Sky deram a entender que nas comunicações radio a box chamou o logo mas ele no meio da “conversa” foi ficando em pista.

Scb
Membro
Scb

Concordo. A colisão é incidente de corrida como existiram tantos outros. Na Áustria não houve penalização ao contrário.
Quanto a ficar em pista é só estúpido, sabe que tem danos e a equipa chamou e ele andou 2 voltas a pastar. Após a 1a deveria levar logo bandeira.
Mal a Ferrari a tentar a volta rápida quando se previa penalização. Não se percebe.

Pity
Membro
Pity

Percebe sim. Com a penalização, perdeu dois pontos, se fizesse a volta mais rápida só perdia um.

Scb
Membro
Scb

Se não tivesse ido à boxe perder 23s, os 15s da penalização não teriam efeito. Nessa altura os comentadores skysports disseram mesmo isso “vai à box quando é provável uma penalização?”

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Há aqui muita gente com o Max atravessado na garganta! Max aqui não fez NADA de errado. Vocês querem pilotos em fila indiana à partida? E aposto que todos vocês que detestam o Max, idolatram o irresponsável do Senna! If you don’t go for the gap… parece que Senna tinha regras que só a ele se aplicavam! Enfim, falta de carácter e coerência.

Pity
Membro
Pity

Falo por mim. Eu não tenho o Max atravessado e não o detesto, reconheço que tem um grande talento, mas é demasiado intempestivo, não mede as consequências e isso prejudica-o. Além disso, ele e o Leclerc, por alguma razão, fazem faísca, nenhum dá espaço ao outro. É nesse ponto que eu critico o Max. Ele sabe, ou devia saber, que desde o empurrão que deu ao Leclerc, este se tornou mais agressivo a defender posição, sendo a corrida de casa da Honda, Max deveria ter sido mais cauteloso, pois era o cabeça de cartaz dos japoneses. Quanto ao Senna, morreu… Ler mais »

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Então critique quando tem que criticar, porque aqui como raio ele ia adivinhar que Leclerc ia perder o apoio e ido para cima dele? Por acaso o facto de fazerem faísca, que é normal, sendo dois jovens, teve algum impacto na aerodinâmica do Ferrari? Deve ter tido! Por amor de Deus! Vejam a corrida com olhos abertos! Leclerc faz porcaria e conseguem cair em cima do Max! Viu o espaço que Max lhe deu? Que queria que ele fizesse? Travado e perdido uma data de posições? Max fez o que todos os pilotos sem excepção fariam! Não arriscou nada sequer.… Ler mais »

Pity
Membro
Pity

Homem, deixe o que se passou há 30 anos no lugar a que pertence: a História. Estamos a falar de algo que aconteceu HOJE, não há 30 anos. Eu, você e todos os que já vêm F1 há muitos anos, foram evoluindo, como a própria fórmula 1. Eu não vejo a F1 hoje como via há 35 anos, nem há 20, nem há 10. E acredito que o Senna, o Prost e todos os outros, de outras gerações, se corressem hoje, tinham de se sujeitar às regras de hoje. A inversa também é verdadeira. Max, Leclerc, Hamilton & companhia,moldariam o… Ler mais »

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Não deixo nada a história para trás só porque lhe é conveniente. A verdade é que muitos idolatram o Senna pela mesma razão que detestam o Max! Falta de coerência e espinha dorsal! Eu falo do que quero e contextualizo como quero, de forma a construir o meu comentário da forma mais coerente possível, quer goste ou não. Pois, eu vejo a situação de Max sem perjúrio. Que raio haveria o homem de fazer? Não ultrapassar ninguém na largada por medo de bater? O que você diz (e outros) não faz sentido nenhum! Se vocês não percebem isso, também não… Ler mais »

no-team
Membro
no-team

Há realmente muito ódio injustificado em relação ao Max, até nem me parece que seja o caso da Pity. Mas realmente o Max nada fez de errado, o arranque foi óptimo e fez o que tinha a fazer para ultrapassar o Ferrari. O Leclerc é que falhou na abordagem, seja por causa dos pneus frios, travões frios, seja qual for o motivo, o Leclerc abalroou o adversário e merece penalização por isso. O Max nada fez de errado.

Didica
Membro
Didica

Pegando neste tema do Senna… Tenho que referir uma coisa relativamente à corrida de 1990. “Senna atirou o carro para cima do Prost”. Talvez não esteja a falar da mesma corrida que eu… Senna não levantou o pé e deixou lá estar o carro mas até se encosta o mais possível à direita. Prost encosta para a direita e não dá espaço. Estava lá a roda da frente do Mclaren e o choque era inevitável. Senna podia ter levantado o pé (já tinha dito que não o ia fazer). Prost podia ter deixado o agora muito falado “car length”, que… Ler mais »

alexis
Membro
alexis

100% de acordo.

necax007
Membro
necax007

Pity, eu acho que o Verstappen devia atacar onde atacou. Um piloto deve poder atacar sempre. O que não é aceitável é meter outro piloto fora de pista ou fora da corrida, tanto a se defender como a atacar. Acho que o Verstappen devia ter sido penalizado na Austria e acho que o Leclerc foi bem penalizado neste caso. Os pilotos não devem ter medo de atacar ou defender a posição, desde que saibam que se fizerem borrada são penalizados.

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Exacto. Por isso não sou contra a manobra do Albon, ou do Kvyat, em Singapura, se não me engano. Se o espaço está lá e não estão a lutar por campeonatos é do código genético dum piloto tentar, se não que estão lá a fazer? Falta de agressividade foi uma das razões pela qual Gasly foi despromovido.

Pity
Membro
Pity

Sobre agressividade tem em Ricciardo um bom exemplo, talvez mesmo o melhor exemplo da F1 actual. Agressivo nas ultrapassagens, mas raramente se envolve em incidentes nas mesmas. Já errou? Já, mas pouqíssimas vezes.

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Pity, mas está a comparar o Ricciardo no último terço da carreira, com Max no primeiro terço? Mas é surpresa para alguém com dois dedos de testa, que no início da carreira os erros são bem mais constantes? E se gosta tanto de falar do Max, porque não refere as borradas do Leclerc que não são poucas? Fazer-se de ignorante pode funcionar com outros, mas eu tenho doutoramento em energias renováveis. Obviamente esqueceu-se de referir que Max é um piloto muito mais maduro e se envolve em muito menos acidentes do que outrora, convenientemente!

Pity
Membro
Pity

Está a abusar da má educação e eu estou-me nas tintas para o seu doutoramento, que, por acaso, não serve de nada neste caso.
É para rir dizer que o Ricciardo está no último terço da carreira e sim, NA PRIMEIRA METADE DA ÉPOCA o Max apareceu mais maduro, mas voltou um bocado atrás.
Fim de conversa neste tema.Tenha uma boa seman a.

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Onde é que eu fui mal educado? Não seja desonesta minha cara. As palavras estão à vista de todos e em momento algum fui mal educado. Mas deixe lá, já estou habituado a que a minha brilhante construção argumentativa deixe as pessoas um bocado desorientadas.
Não sei se sabe, Ricciardo, antes de assinar pela Renault, ponderou sair da F1. Estava a levar isso em conta.
(E se por esta altura ainda não percebeu que a questão do doutoramento é uma piada… bem, isso revela muito da sua perspicácia.)

831ABO
Membro
831ABO

Posso interferir? Esta discussão faz agora pouco sentido, porque o Leclerc já admitiu que foi o único responsável pelo incidente com o Verstappen. Ambos são muito jovens e, talvez porque ainda não desenvolveram completamente o córtex frontal – só aos 25 é que esse desenvolvimento se completa -, ainda pensam que conduzir um F1 é uma espécie de realidade aumentada e, sobretudo, não medem o desvalor de alguns dos seus comportamentos em pista. Hoje os carros são de tal maneira seguros que os pilotos se sentem invulneráveis e por vezes não resistem a usá-los como carrinhos de choque. O Verstappen… Ler mais »

no-team
Membro
no-team

Vamos lá ver uma coisa então e já que se fala em hipocrisia. Quando são os outros a embater nos adversários é porque não desenvolveram suficientemente o cortex frontal. E quando é o Vettel? Estamos a falar de quê?

831ABO
Membro
831ABO

A conversa já chegou à estrebaria?

no-team
Membro
no-team

Comentário típico de alguém que apesar de ter mais de 25 anos de idade, claramente ainda não desenvolveu o córtex frontal totalmente!

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Em termos gerais concordo com quase tudo. Mas no Japão, o ano passado, não foi o Vettel que bateu por dentro no Max? Fiquei com essa ideia.
(E não é um doutoramento à Relvas, pois fui eu próprio a admitir que sou uma farsa.😁)

831ABO
Membro
831ABO

Essa foi também a minha ideia inicial, mas a verdade é que a trajectória ideal na parte daquela curva em que os dois bateram é por fora. Ora, o Verstappen, em vez de seguir essa trajectória, curvou para o interior e tornou a colisão inevitável. Na altura, o Max disse via rádio que «ninguém pode ultrapassar ali», mas ontem vi o Leclerc fazer uma ultrapassagem no mesmo lugar e não aconteceu nada, porque o piloto ultrapassado (creio que um dos Toro Rosso) tomou o exterior. De resto, se tivesse sido culpa do Vettel, os comissários tê-lo-iam penalizado, o que não… Ler mais »

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Ok, tenho que rever. Obrigado.

Pity
Membro
Pity

Acho que a minha ideia era mais “impetuoso”, mas saiu “intempestivo” Às vexes falta-nos a palavra exacta. Já tenho alterado uma frase inteira porque não encontro a palavra que queria empregar.

necax007
Membro
necax007

Just a note… Eu disse que o Albon devia ser castigado 🙂

inoferreira
Membro
inoferreira

Pity desta vez acho que o Max não tem mesmo culpa, e não acho que tenha metido o carro no primeiro buraquinho veja este video https://www.youtube.com/watch?v=b0G4-Vp2TS0 ao minuto 0.31 visto do carro do Hamilton vê-se que naquela curva ainda cabia mais um, basta comparar a trajetória do Leclerc com a do Vettel, para mim a culpa é 100% do Leclerc e depois de ver este video não é correcto dizer que foi um incidente de corrida.

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

A equipa chamou-o à box, mas Leclerc continuou, perguntando até porquê entrar, visto que o monolugar não aprecia ter perdido performance. Depois lá foram uns quantos pedaços para o carro do Hamilton.

Acho é que estas penalizações deveriam ser dadas durante a corrida e não depois.

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Assim está bem. E compreende-se o porquê dos comissários na altura não terem obrigado Leclerc a entrar, pois a Ferrari tinha dito que ele ia entrar, ordem que foi revogada posteriormente.

GetInThereLewis
Membro
GetInThereLewis

Nao entendo como se permite a um carro continuar em pista a largar tudo o que ha pa largar de peças soltas e que terminou bem para o hamilton e para o proprio leclerc!

MLS
Membro
MLS

Olhem bem a vergonha que se passou no Canadá o que está a provocar.

aguia25
Membro
aguia25

Apenas pecou pela demora!

mario
Membro
mario

Ainda estão a tempo de trocar o Halo pelo Aeroscreen 2.0, 2 em 1 com halo por trás do vidro.

MclarenMercedesNewEra2021
Membro
MclarenMercedesNewEra2021

Justiça Leclerc! Fizeste cagada foste castigado! Agora vais ser criticado e gozado por todos nós!

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Nem por isso. A gente não tem a tua maturidade.

aguia25
Membro
aguia25

Ser gozado mais do que tu? Difícil!

Duvidoso
Membro
Duvidoso

Por todos nós??? Fala por ti. Fez um erro, só lhe posso chamar de ‘humano’.

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Vá lá, a FIA penalizou por andar em pista a distribuir peças do carro. Isso mais que o toque em si foi o que fiquei “estão à espera do quê para investigar isto?”. Bem penalizado.

no-team
Membro
no-team

Acho que o Leclerc merece a penalização. Não se tratou de uma defesa musculada, uma defesa no limite como em Monza, ou Silverstone. Foi uma falha clara na abordagem à curva, seguido de um toque forte no adversário. Isto não é defesa de posição, é provocar um acidente. Da mesma forma como foi imprudente ao continuar em corrida com o carro danificado, aqui com a conivência da sua equipa, e até mesmo da direcção de corrida. Felizmente evitaram-se males maiores, mas apenas por sorte. Se concordo com a penalização que lhe foi aplicada, já não entendo o porquê do Albon… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport