GP Japão F1: Erro de sistema ligou ‘complicómetro’…

Por a 13 Outubro 2019 14:03

Se estranhou olhar para a classificação da corrida e questionar-se como é possível Sergio Pérez ter saído de pista e ainda ter ficado em nono a resposta é simples… ou nem por isso.

O Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 terminou oficialmente uma volta antes de ser suposto, devido a um erro de sistema, que resultou na exibição da bandeira axadrezada uma volta antes do que era devido.

A corrida de Suzuka deveria ter durado 53 voltas, mas o painel de luzes que levam à bandeira axadrezada, foi exibido nos ecrãs de cronometragem no final da 52ª volta e tendo em conta que isto já sucedeu, há regras claras que resolvem a questão. Tal como se lê no Artigo 43.2: “Se por qualquer razão, o sinal de fim de corrida for dado antes do líder da corrida completar o número de voltas programado (que era de 53), ou o tempo prescrito tiver sido completado (120 minutos), a corrida será considerada terminada quando o líder da corrida tiver cruzado pela última vez a meta antes do sinal ser dado.

Este ano houve uma mudança dos regulamentos, e o sinal no pórtico de partida é que conta e não a bandeira de xadrez.

Michael Masi, Diretor de Corrida já se pronunciou dizendo que vão analisar o ocorrido. Este erro não causou ‘estragos’ na frente da classificação, mas houve quem julgasse ter pontuado e não pontuou e houve quem tivesse saído de pista… e ficado em nono.

Curiosamente os dois pilotos da mesma equipa, a Racing Point, equipa que sai beneficiada, já que deixa Suzuka com dois pontos pelo nono (Pérez) e não um ponto pelo décimo (Stroll).

Desta vez a culpa não foi da Winnie Harlow, como sucedeu no Grande Prémio do Canadá de F1 2018.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado