GP do Canadá, Toto Wolff: “Esta situação já foi claramente longe demais”

Por a 19 Junho 2022 09:41

O caso do porpoising tem estado ainda mais “quente” nos últimos dias. Depois do GP do Azerbaijão, o que era aparentemente apenas uma questão técnica, tornou-se numa questão de segurança, como foco nos pilotos que se queixaram de dores nas costas. A FIA não demorou a agir e já delineou um plano para acabar a curto e médio prazo com o efeito. Mas antes disso houve a habitual troca de argumentos entre quem tem um problema a resolver e quem resolveu o problema e não quer perder a vantagem competitiva. Toto Wolff não gostou do que ouviu, especialmente do lado de Christian Horner que deixou no ar que as queixas eram apenas um estratagema:

“Este é um desporto onde se tenta manter uma vantagem competitiva ou ganhá-la, mas esta situação já foi claramente longe demais. Todos os pilotos, pelo menos um em cada equipa, disseram que estavam a sofrer depois de Baku, que tinham dificuldade em manter o carro na pista, ou visão sofriam com desfocada. E os chefes de equipa que tentam manipular o que está a ser dito para manter a vantagem competitiva, e tentar fazer jogos políticos quando a FIA tenta encontrar uma solução rápida para, pelo menos, colocar os carros numa posição melhor, é desonesto.

“Foi o que eu disse. Não estou a falar apenas do Mercedes, todos os carros sofreram de uma forma ou de outra em Baku e ainda acontece aqui. Os carros são demasiado rígidos, ou os carros saltam, como queiram chamar-lhe, porque, de facto, este é um problema comum que estamos a ter na Fórmula 1. É uma questão fundamental de design que precisa de ser resolvida. Temos efeitos a longo prazo que não podemos sequer avaliar. Em qualquer altura, isto é um risco para a segurança, mas depois falarem de pequenas manipulações ou de instruções aos pilotos é apenas lamentável”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

O Toto chegou à F1 agora! Lol.
Mas é de facto um problema que pode ter consequências para os pilotos. Andar de jet ski pode causar lesões cerebrais por o casco bater constantemente nas ondas. Andar aos pulinhos a 300, com 6gs provavelmente, a médio/longo prazo pode causar o mesmo. É uma preocupação mais que legítima. Mas a RB, Alfa, etc. não têm culpa que as outras equipas tenham construído um carro inseguro para os pilotos.
Mais lamentável é a Mercedes ter voluntariamente sujeitado os seus ao risco! É preciso ter lata Toto.

*RPMS*™
1 ano atrás

Toto tem razão, isto já foi longe demais!
É tempo de Toto Wolff estar calado, fazer o seu trabalho tal como as outras equipas fizeram, e deixar de choramingar e pressionar a FIA para beneficiar a Mercedes…

Cumprimentos

Pu7oze
Pu7oze
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Last edited 1 ano atrás by Pu7oze
Pu7oze
Pu7oze
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Esqueceste te da choradinha da RBR o ano passado…
Ou do pacto secreto Ferrari-Fia.
Ou do Masi:…
Balestre
Ecclestone
Etc.
Onde são investidos milhões de euros querias o quê?
Que as equipas pequenas dominassem a modalidade?
Há e vai haver sempre trapaça das equipas de topo.
O efeito solo ja se sabia que teria os dias contados.
Lamentavel sim foi a fia ter admitido que este conceito fosse avante.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Resumo= A já famosa Directiva nº 39 da fia incluiu como exceção ao actual regulamento técnico um segundo tirante de reforço do fundo para reduzir a flexibilidade. Como por milagre, a merdeces logo na FP1 já o tinha adoptado. Mas não foi milagre, foi mais uma vergonhosa sujeira, e para o afirmar há um sólido fundamento técnico : A posição e a inclinação desse tirante não pode ser definida ao improviso. Para ter eficácia tem que ser colocada em condições de marcha do carro com o a máxima carga gerada do fundo de forma a impedir a flexão. E tal… Ler mais »

Pu7oze
Pu7oze
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Vergonhoso para a Fia que contradize se a ela mesma

Last edited 1 ano atrás by Pu7oze
speedvideomail-com
speedvideomail-com
1 ano atrás

Sempre tão preocupados, com as ações da Mercedes! Quando a Red Bull, são os maiores BATOTEIROS da PARÓQUIA! Pois já prejudicaram o Mark Weber, em detrimento do Vetel, por ser ALEMÃO! E agora fazem o mesmo, com o Sérgio Perez, relativamente ao Verstapen! Já para não falar da ROUBALHEIRA, no ABU DABI, que foi uma VERGONHA! E a tentativa deliberada de pôr o Lewis Hamilton, fora no Brasil! Tendes memória CURTA e SELETIVA! Hoje vão ter de engolir a vitória da Mercedes ou do Mestre ALONSO! Se EU fosse o BLACK, hoje na 1a. oportunidade, punha o NAZI FORA! Que… Ler mais »

787B
787B
Reply to  speedvideomail-com
1 ano atrás

Esqueceste de tomar a medicação outra vez? Isso não te faz nada nada bem.
Toma conta de ti, alimenta-te bem, vai até ao parque/serra/campo e aproveita o ar puro, treina o corpo e vê se tratas a mente que isso está uma lástima.

Um bom domingo!

*RPMS*™
Reply to  speedvideomail-com
1 ano atrás

No meio de esse devaneio, fica o registo positivo do “Mestre Alonso”!
E a parte de Hamilton colocar o Verstappen de fora, hoje excecionalmente, também posso aceitar…

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  speedvideomail-com
1 ano atrás

Que chorrilho de disparates.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 ano atrás

Para aqueles que sofrem da memória, não esquecer que o ano passado a FIA mudou deliberadamente o regulamento para aproximar a RedBull da Mercedes. Não obstante, não sendo suficiente, ainda lhes deram o título contra o próprio regulamento de corrida. Portanto, é escusado estarem a criticar a Mercedes e o Toto… quem tem andado ao colinho é mesmo a Red Bull

speedvideomail-com
speedvideomail-com
1 ano atrás

Pity, não me dirigi a SI, sua TOSCA!
Bem se vê, que não percebes um BOI de automóveis! Mas hoje vais, engolir o BLACK! Ou levar com a vitória, do Mestre ALONSO!

speedvideomail-com
speedvideomail-com
1 ano atrás

Quanto ao 787B, não dou TRELA, a
TROLHAS, nem a mal-vestidos!
Como TU, TOMAS a mediCUção toda, decerto foste ontem, pavonear-te na marcha do GORGULHO da casa do GAYATO!

bs8183192021_gmail_com
bs8183192021_gmail_com
1 ano atrás

Ah e tal agora é um problema de design que tem de ser resolvido. Vê-se logo os maus perdedores que são.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1