GP do Canadá F1: Fernando Alonso penalizado
Fernando Alonso recebeu cinco segundos de penalização após a bandeira de xadrez. Em causa estava uma manobra agressiva de defesa de posição, em que o piloto espanhol mudou de trajetória várias vezes. O incidente foi registado pelos comissários e posteriormente investigado. O resultado final foi uma penalização de cinco segundos e a despromoção ao nono posto. Quem ficou a ganhar foi Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, que ganharam uma posição cada. O espanhol recebeu também um ponto na sua licença, ficando com seis por um período de 12 meses.
Na nota da FIA pode ler-se:
“Os comissários ouviram do piloto do carro 14 (Fernando Alonso), o piloto do carro 77 (Valtteri Bottas) e representantes da equipa e examinou provas em vídeo e telemetria do carro 77.
Entre as curvas 10 e 12, na penúltima volta da corrida, o carro 14 fez repetidas mudanças de direção para se defender do carro 77, que teve de levantar num determinado ponto e brevemente perdeu andamento. Embora notando o ponto de vista do piloto de que em nenhuma fase o carro 77 ficou ao lado do carro 14, os comissários consideram que se trata de uma clara violação do acima regulamento. Os comissários impõem, portanto, uma penalização de 5 segundos, em conformidade com uma penalização por um incidente semelhante na Austrália em 2022.”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pareceu-me que foram mudanças ligeiras. Um excesso de zelo. Mas talvez seja preciso, para manter coerência.
Vi agora filamgem de entro co carro do Bottas. Talvez tenham mais razão na penalização do que me parecia das imagens de fora,
https://www.formula1.com/en/latest/article.alonso-drops-from-p7-to-p9-after-being-hit-with-five-second-time-penalty-in.4TaYtXLU7fM4Sn9fL8mP8H.html?fbclid=IwAR1oTCrkHpS27chi66zqqjzXtYNXdaAJ5xyy6gfij33riPvryHX2d87kV74
Olha… Que silenciosos estão os antis… Ontem cantavam de galo. P2 e tal. Hoje foi comido à cebolada com batatas a murro e fios de azeite. Mostrou ser o queixinhas que já todos sabemos (“eu este fim-de-semana fui 100 vezes mais rápido que Ocon!!!!” quando lhe disseram para manter a posição e ainda por cima a posição estava a ser mantida porque a equipa pediu a Ocon para manter Alonso dentro da sua janela de DRS, para o ajudar a defender contra Bottas). E no final mostrou ter mau perder, andando aos ziguezagues em pânico por quase ser batido por… Ler mais »
Já que não tem lucidez para fazer comentários sem serem de “bota-abaixo” deveria ter percebido que se a Alpine tem mandado parar o Alonso em período de Safety-car e o Alonso não tivesse problemas de motor possivelmente o resultado teria sido outro. Para terminar o Bottas não é nem nunca foi mau piloto mas se calhar para bem da fórmula 1 se calhar se o Russel tivesse ido mais cedo para a Mercedes teria-mos tido corridas mais interessantes eram mais galos a cantar
Não confunda as coisas. O facto de o Alonso dizer que teve problemas de motor não significa que os tenha tido. Se o homem não é mitómano, anda lá perto.
Eu não ponho em causa os problemas de motor do Alonso , mas a Alpine não tem ritmo de corrida, não foi só nesta prova que se viu pouco andamento dos Alpine.
Achei estranho a Alpine não ter parado o Alonso em nenhum dos dois vcs como fez com o Ocon e depois com pneus mais novos não ter andamento para os carros à sua frente. Acho que teve mesmo problemas de motor.
Uma coisa é certa: as constantes mudanças de direção em reta são condução antidesportiva e como tal (bem) contempladas no regulamento. E assim sendo, Alonso foi bem penalizado. Mas outra coisa também é certa: os critérios de aplicação do regulamento devem ser iguais para todos. E não o foram, porque ainda no ano passado Verstappen fez claramente o mesmo (e até de forma bem mais expressiva) e não foi por isso penalizado. Assim sendo, pergunto-me porque agora penalizam Alonso? Ou estão, porque não penalizaram Verstappen no passado? Simpatias à parte, há que ser coerente, a bem da credibilidade da F1.
Autosport mudem a foto do Alonso! Ele parece que está mesmo a rasquinha para ir ao WC 🤣🤣🤣🤣