GP de Espanha F1: Dados da pista

Por a 9 Maio 2019 12:35

O GP de Espanha é palco da primeira corrida em solo europeu. O circuito da Catalunha recebe a F1 pela terceira vez este ano, depois de ter sido a pista escolhida para receber os testes de inverno.

Assim, a pista é a ideal para trazer os novos pacotes de actualizações, por vários motivos: as equipas conhecem a pista ao pormenor e terão as referências ideais para colocar novas peças e comparar o andamento actual com o registado nos testes; a proximidade com as fábricas, permite que as equipas tragam mais peças de forma mais barata; A pista de Barcelona é uma mistura de curvas médias, rápidas e lentas, com uma grande recta da meta, colocando a prova a valia dos chassis. É também por isso que Barcelona é escolhida para receber os testes, pois coloca à prova os monolugares em várias condições.

A pista já recebeu 29 provas e viu 16 vencedores diferentes e 15 detentores da pole. Michael Schumacher é o piloto com mais vitórias neste traçado (6). A Ferrari é a equipa que mais triunfos conquistou no traçado catalão (8). As corridas tem sido algo mornas nos últimos tempos, pois dado o ênfase que se dá à aerodinâmica nesta pista, as ultrapassagens não acontecem em grande número. Por isso a qualificação assume uma importância ainda maior sendo que a pole deu a vitória por 21 vezes.

Dados da pista:

Comprimento: 4.655km

Nº de voltas: 66

Distância de corrida: 307.104km

Recorde de pista: 1’16.173 (Lewis Hamilton, 2018, Q3)

Volta mais rápida (em corrida) 1´18.441 (Daniel Ricciardo, 2018)

Nível de apoio aerodinâmico: Elevado

Escolha de pneus:

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